Como devem ser os primeiros passos de alunos no ambiente Moodle

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 26/04/2017 - 10:04:25 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como devem ser os primeiros passos de alunos no ambiente Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Moodle (Modular Object-Orientede Dynamic Learning Environment é um dos softwares abertos mais usados em todo o mundo quando o assunto é o ensino a distância (EaD).  O ambiente virtual de aprendizagem é o preferido de universidades públicas e abertas de todo o mundo por permitir que o usuário e o desenvolvedor tenham ainda mais facilidade e liberdade para usar o ambiente. Com isso, milhões de internautas acessam a plataforma do Moodle diariamente em busca de mais conhecimento para suas vidas profissionais. No Brasil, o Ministério da Educação revelou que o EaD é a modalidade que mais cresce em todo o País e que já são mais de 3 milhões de alunos formados por meio dessa modalidade de ensino. No entanto, nem todos os alunos possuem a facilidade para se conectar e entender a plataforma do Moodle. Por isso, resolvemos explicar como deve ser a navegação neste ambiente. Alunos de EaD e os primeiros passo no Moodle

Acessando seu usuário

Os alunos do EaD têm a facilidade de estudar em casa e conseguirem criar seu próprio cronograma de aulas, usando assim de sua rotina para estudar.  O primeiro passo é se tornar um usuário da plataforma. Para isso, acesse o site do campus virtual da universidade na qual está matriculado. Depois é só digitarr o nome do usuário e sua senha que você terá acesso a todas as disciplinas de seu curso, aos fóruns, arquivos de download, etc.  Normalmente o usuário é o seu número de matrícula e a senha é básica para todos os alunos, devendo ser alterada mais tarde.

A plataforma de disciplinas

Depois de acessar o ambiente, uma página dividida em janelas será aberta. Nela estarão disponíveis todas as disciplinas que você poderá cursar no semestre. Basta clicar na matéria que você quer estudar e encontrar o link com os conteúdos, as notícias e também as atividades, planejamento e um calendário de entrega de matérias, tarefas e início e fim das aulas. Normalmente cada instituição de ensino pode moldar a plataforma da maneira que achar melhor, o que implica que o aluno se torne um explorador e vá descobrindo os links de forma intuitiva.

Personalize seu perfil

Depois de acessar e conhecer mais sobre a plataforma é hora de personalizar o ambiente e tornar seu perfil único. Para isso basta modificar o perfil em configurações de perfil. Ali você terá acesso as mensagens postadas e aos relatórios de atividades, entre outros. Lá você pode mudar seu nome de exibição, acrescentar seus dados pessoais como endereço de e-mail e ainda escolher quem pode acessar esses dados, como por exemplo apenas os alunos do seu curso. É possível ainda inserir as informações pessoais que serão vistas por todos os outros participantes. Além de inserir uma foto e outras informações opcionais.

Entrando em contato com professores ou alunos

Para entrar em contato com seus professores, tutores ou até mesmo com outros alunos que estão na mesma disciplina é preciso acessar o link Participantes, do lado esquerdo da tela e visualizar a função de cada um. Depois é só clicar no nome da pessoa e enviar uma mensagem para esse participante/tutor. Agora que você já sabe os primeiros passos do Moodle, basta explorar melhor o ambiente e aproveitar ao máximo o seu curso EaD.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.