Como devem ser os primeiros passos de alunos no ambiente Moodle
26/04/2017 10:04:25Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O Moodle (Modular Object-Orientede Dynamic Learning Environment é um dos softwares abertos mais usados em todo o mundo quando o assunto é o ensino a distância (EaD). O ambiente virtual de aprendizagem é o preferido de universidades públicas e abertas de todo o mundo por permitir que o usuário e o desenvolvedor tenham ainda mais facilidade e liberdade para usar o ambiente. Com isso, milhões de internautas acessam a plataforma do Moodle diariamente em busca de mais conhecimento para suas vidas profissionais. No Brasil, o Ministério da Educação revelou que o EaD é a modalidade que mais cresce em todo o País e que já são mais de 3 milhões de alunos formados por meio dessa modalidade de ensino. No entanto, nem todos os alunos possuem a facilidade para se conectar e entender a plataforma do Moodle. Por isso, resolvemos explicar como deve ser a navegação neste ambiente. Alunos de EaD e os primeiros passo no Moodle
Acessando seu usuário
Os alunos do EaD têm a facilidade de estudar em casa e conseguirem criar seu próprio cronograma de aulas, usando assim de sua rotina para estudar. O primeiro passo é se tornar um usuário da plataforma. Para isso, acesse o site do campus virtual da universidade na qual está matriculado. Depois é só digitarr o nome do usuário e sua senha que você terá acesso a todas as disciplinas de seu curso, aos fóruns, arquivos de download, etc. Normalmente o usuário é o seu número de matrícula e a senha é básica para todos os alunos, devendo ser alterada mais tarde.
A plataforma de disciplinas
Depois de acessar o ambiente, uma página dividida em janelas será aberta. Nela estarão disponíveis todas as disciplinas que você poderá cursar no semestre. Basta clicar na matéria que você quer estudar e encontrar o link com os conteúdos, as notícias e também as atividades, planejamento e um calendário de entrega de matérias, tarefas e início e fim das aulas. Normalmente cada instituição de ensino pode moldar a plataforma da maneira que achar melhor, o que implica que o aluno se torne um explorador e vá descobrindo os links de forma intuitiva.
Personalize seu perfil
Depois de acessar e conhecer mais sobre a plataforma é hora de personalizar o ambiente e tornar seu perfil único. Para isso basta modificar o perfil em configurações de perfil. Ali você terá acesso as mensagens postadas e aos relatórios de atividades, entre outros. Lá você pode mudar seu nome de exibição, acrescentar seus dados pessoais como endereço de e-mail e ainda escolher quem pode acessar esses dados, como por exemplo apenas os alunos do seu curso. É possível ainda inserir as informações pessoais que serão vistas por todos os outros participantes. Além de inserir uma foto e outras informações opcionais.
Entrando em contato com professores ou alunos
Para entrar em contato com seus professores, tutores ou até mesmo com outros alunos que estão na mesma disciplina é preciso acessar o link Participantes, do lado esquerdo da tela e visualizar a função de cada um. Depois é só clicar no nome da pessoa e enviar uma mensagem para esse participante/tutor. Agora que você já sabe os primeiros passos do Moodle, basta explorar melhor o ambiente e aproveitar ao máximo o seu curso EaD.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como a escolha das cores influencia no sucesso de...
Desenvolvimento Web - 29/01/2016
Quatro melhores plataformas para implementação de...
Moodle [plataforma ead] - 19/11/2018
Quais as 4 principais formas de e-learning da atua...
Moodle [plataforma ead] - 11/09/2015
5 dicas para saber se você é o aluno ideal para EA...
Educação a Distância - 09/05/2018