5 cuidados ao estudar em AVA

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 05/08/2020 - 22:08:36 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 cuidados ao estudar em AVA

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com o crescimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) no Brasil, muito tem se discutido sobre seus prós e contras para a formação dos alunos. Essa modalidade de ensino está intimamente ligada à AVA. A você caberá entender  melhor sobre o assunto a seguir, no post de hoje. Acompanhe!

O ensino a distância e a ferramenta AVA

Trata-se de uma ferramenta que tem por objetivo simular o ambiente de sala de aula, é onde se desenvolvem as interações on-line entre alunos e professores, postagens de conteúdo das aulas (videoaulas, links, atividades, slides etc.) que o professor ou tutor responsável postará.

Porém, ainda há alguns cuidados que precisam ser tomados por parte dos alunos que optaram pela modalidade de ensino a distância. A seguir citamos alguns, para que os alunos possam identifica-los e evitar essas situações.

5 cuidados ao estudar em AVA

1. Entender a modalidade EaD

Antes mesmo de escolher o curso e a instituição pela qual cursará, tenha conhecimento de como funciona o ensino a distância, quais são as plataformas utilizadas, as principais diferenças entre EaD e o ensino presencial, entre dúvidas diversas que possam surgir.

Feito isso, analise se esse é o seu perfil de estudo como estudante, e como se adaptaria a essa modalidade de ensino. Apenas após medir esses elementos, tome uma decisão.

2. Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ao optar pelo estudo a distância, o aluno deve estar atento ao que é necessário para que seu estudo seja eficiente.

Para ensino a distância é importante ter um computador, ou dispositivo com acesso à internet, um fone de ouvido e uma conexão de internet banda larga (de preferência). É de extrema importância que o aluno tenha uma ótima conexão de internet, para que consiga acessar a plataforma AVA.

           3. Regularidade e pontualidade

O ensino a distância possibilita certa flexibilidade no aprendizado o que pode ser um vilão para o aluno que não estiver devidamente focado.

A procrastinação pode complicar o aprendizado à distância. Portanto, você deve ter atenção a aspectos como a realização e entrega das atividades dentro do prazo definido, sem qualquer tipo de atraso, pois isso compromete os resultados de aprendizagem. É fundamental ser pontual na realização e entrega das atividades pré-estipuladas, não as postergando.

Também é fundamental ter pontualidade e comprometimento com os estudos, respeitando sua agenda e grade de estudo, para que o aprendizado seja satisfatório.

4. As redes sociais e as distrações

No ensino a distância, a principal ferramenta utilizada é a internet. Com isso, é muito fácil o aluno se distrair durante a realização do estudo, abrindo várias abas no navegador de internet, que não tenham nenhuma conexão com o conteúdo em foco na disciplina.

Ou até estar conectado em várias redes sociais ao mesmo tempo. Além disso, dependendo do lugar em que se está estudando, é fácil se distrair com conversas, pessoas transitando, barulhos vindos de outros cômodos, música alta, enfim, são muitas situações que podem levar à distração.

O ideal é evitar ao máximo esses tipos de distrações e outras situações que possam atrapalhar o estudo, escolhendo lugares calmos e tranquilos para o estudo, desligando o celular e fechar todas as abas do seu navegador que não estejam associadas à atividade.

5. Instituição de ensino cadastrada no MEC

Não se esqueça de verificar se a instituição de ensino escolhida por você é devidamente credenciada pelo MEC, caso contrário, seu diploma não será reconhecido pelo Ministério da Educação e, consequentemente, não terá validade. Fique atento!

Essas são algumas dicas de como melhorar seu desempenho no ensino a distância e te ajudar a aproveitar da melhor maneira a plataforma AVA. Se você é um aluno de EaD, deixe nos comentários qual desses cuidados você tem tomado durante seus estudos? Qual a maior dificuldade que você tem enfrentando com o ensino a distância? Até a próxima!

 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.