7 cuidados com microfranquias que você deve ter

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/10/2019 - 00:10:47 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

7 cuidados com microfranquias que você deve ter

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em qualquer situação de empreendedorismo existem riscos que devem ser considerados, quando se deseja investir. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, visando evitar prejuízos ou surpresas que possam impactar na continuidade de seu negócio.

Neste artigo, vamos relacionar os sete principais cuidados com microfranquias que você tem de levar em consideração quando se decide a ingressar nesse tipo de empreendimento.

Visão geral de empreender em microfranquias

Investir na abertura de uma microfranquia não quer dizer que você terá menos trabalho. Pelo contrário, a dedicação ao negócio e a organização para seguir as normas da franqueadora serão fundamentais para o sucesso da empreitada.

A maior dica para que um empreendedor alcance o sucesso com uma franquia de baixo custo é: esforce-se ao máximo. Por ter modelo de operação mais básico, significa menos funcionários e equipe mais enxuta. O franqueado será o provável responsável por toda a performance do negócio.

Cuidados com microfranquias

Passamos a seguir a identificar os 8 principais cuidados com microfranquias, viando auxiliar sua avaliação para iniciar esse tipo de parceria:

1. Identifique aquilo que mais se relacione a sua área de interesse

Não adianta somente ter vontade de iniciar um negócio, se ele não se aproxima de seu perfil. Essa certamente é a receita para o fracasso.

Entre os cuidados com microfranquias é importante definir um tipo de negócio que lhe traga satisfação, pois gostar daquilo que se faz aumenta a chance de sucesso.

2. Avalie se deseja ter uma dedicação integral ao seu negócio

Importante verificar se deseja atuar de forma intensa em seu negócio, com muita dedicação e sem chances de diminuir seu ritmo.

Esse é um dos cuidados com microfranquias, que pode ser estendido para qualquer tipo de negócio, que é a necessidade de colocar a mão na massa, sem a delegação, que só ocorrerá com o futuro crescimento do negócio.

3. Realize pesquisas de mercado

Um dos importantes cuidados com microfranquias é efetuar pesquisa sobre a franqueadora e sua marca. Verifique as informações da empresa usando o documento COF – Circular de Oferta de Franquias, assim você evitará cair em armadilhas.

Procure descobrir, inclusive, se a rede está associada a ABF – Associação Brasileira de Franchising, garantindo assim que é uma empresa autorizada a operar, perante esse órgão de chancela.

4. Não superestime as expectativas de ganhos

Esse é dos cuidados com microfranquias mais importantes, pois somente tendo expectativas reais e até conservadoras a respeito de ganhos, é possível trabalhar com mais assertividade e buscar sempre a melhoria de resultados.

Quando se projetam ganhos acima do real, a frustração será instalada e sua dedicação poderá sofrer impacto negativo.

5. Identifique a avaliação da microfranquia no mercado

Importante avaliar a imagem da microfranquia no mercado e junto a outros microfranqueados.

Esse é um elemento importante de certificar-se do prestígio e segurança de um negócio, por poder entender como vem se comportando em suas operações.

6. Identifique o investimento inicial necessário

Confirme o valor total a ser investido na microfranquia para não se deparar com gastos não previstos e acima de seu orçamento.

Sempre considere que o valor deve ser inferior a modelos de franquias convencionais, pois caso contrário, não estaria participando de uma microfranquia e sim de uma franquia, com outra característica de negócios e de contrato, evidentemente.

Leve em consideração que quanto menor for o valor investido, mas chances de retorno em menor prazo você terá.

7. Faça uma avaliação do contrato com a microfranquia

É importante avaliar as cláusulas contratuais entre o franqueado e a microfranquia.

Atentar para a duração do contrato, cláusulas de multas, taxas a ser cobradas, especificações de tipos de assessorias do franqueador, cláusula de não concorrência etc.

O ideal é que o contrato seja submetido a um especialista na área jurídica para validar seu conteúdo e minimizar os riscos.

Conclusão sobre cuidados com microfranquias

Ter cuidados com microfranquias é um fator que pode determinar seu sucesso, pois os riscos serão reduzidos.

Mas para garantir a melhor opção possível é importante considerar o tipo de negócio e a empresa que está oferecendo a microfranquia, o Estúdio Site trabalha com a oferta de elaboração de cursos online, com o módulo da Microfranquia do LMS.

Trata-se de um produto bastante atrativo, pois está relacionado à área educacional, é uma excelente opção.

Acesse nosso site e obtenha mais informações de como podemos estabelecer uma parceria de sucesso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.