10 passos de como abrir microfranquia

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 01/10/2019 - 01:10:06 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

10 passos de como abrir microfranquia

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em qualquer atividade ligada ao empreendedorismo, é importante entender tudo sobre cada um dos aspectos que envolvem a decisão de ingressar no mundo corporativo, para evitar erros e transtornos durante o processo inicial e ao longo da própria trajetória da empresa.

Esse conceito inclui, certamente, empreender por meio de microfranquias, pois esse segmento demanda a necessidade de seguir definições e regras dos franqueadores, sendo importante identificar aspectos que possam auxiliar a desenvolver o negócio de forma mais segura.

Neste artigo, vamos identificar 10 passos importantes para entender como abrir microfranquia com segurança.

1. Identifique com clareza seus objetivos

Não basta ter vontade de empreender para entender como abrir microfranquia. Deve-se considerar, antes de tudo, se o seu perfil se adapta a seguir diretrizes restritas e ter vínculo mais aproximado com o franqueador – o real dono da marca.

Além disso, é importante definir o tipo de negócio que mais se relaciona com aquilo que você tem como objetivo, para poder trabalhar com mais satisfação, interesse e dedicação. Dessa maneira, evitando procrastinar em suas atividades, por não gostar daquilo que faz.

2. Analise as oportunidades no mercado

Um critério importante para avaliar como abrir microfranquia diz respeito a identificar as marcas que comercializam o serviço ou produto e como se comportam no mercado e/ou se têm êxito.

3. Pesquise sobre a marca

Uma dica fundamental de como abrir microfranquia é avaliar se ela possui indicações de atuação junto a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Essa associação pode auxiliar quanto a avaliações de comportamento de mercado e a marca que você escolheu, ou até mesmo solicitar informações a respeito da marca desejada.

É importante também observar a reputação da marca. Há muitas reclamações de usuários e/ou clientes a respeito do que é fornecido pela marca? Para descobrir esses dados, é importante analisar o volume de reclamações de franqueados e consumidores, em geral, que ficam disponíveis em sites de avaliação de clientes sobre empresas– caso de plataformas como Reclame Aqui e outras.

4. Estabeleça contato com o franqueador e esclareça suas dúvidas

Importante manter contato frequente com o franqueador, identificando sua estrutura, a rede existente, tipos de assessoria, possibilidades de atuação do franqueado etc.

Poder conhecer melhor a empresa com a qual passará a manter parceria é fundamental para que seja duradoura e vitoriosa.

5. Verifique as documentações da franquia

Para não ter surpresas e poder garantir ter como abrir microfranquia com segurança, é fundamental solicitar documentações de funcionamento da franqueadora.

Esse cuidado evita que a empresa não seja autorizada a exercer negócios e, assim, traga prejuízos para você.

6. Consolide sua decisão

Certifique-se de sua decisão, avaliando valores de investimento, quais alternativas para realizá-los, se o tipo de negócio realmente se enquadra em seu perfil etc.

Avalie ainda se a rentabilidade do negócio atende às suas expectativas. Todos esses são fatores importantes que ajudam a decisão de como abrir microfranquia.

7. Identifique o prazo de retorno

Considere o prazo de retorno do investimento do negócio e avalie se atende a seus objetivos, isso é importante para não gerar frustrações e dificuldades, após o inicio de sua parceria.

É essencial se informar sobre como se dará sua atuação, se em local específico, home office, disponibilidade para jornada de trabalho etc.

8. Obtenha dados sobre comportamento financeiro da microfranquia

Avalie os dados financeiros do franqueador, para não correr riscos de uma parceria com empresas que apresentem riscos iminentes de descontinuar operações.

Uma dica é avaliar a transparência da empresa durante o processo de negociação.

9. Verifique a distribuição de seus concorrentes

Avalie como funcionam seus concorrentes, sua distribuição na região onde atuará e a possibilidade de ampliação de mercado com sua empresa.

É fundamental identificar chances de expansão e como o mercado está funcionando para ter mais possibilidades de ganhar clientes e consolidar a marca.

Optar por soluções inovadoras é uma excelente forma de iniciar microfranquia.

10.Analise com cuidado cláusulas contratuais

Verificar previamente o tipo de contrato e apurar cláusulas não claras ou que estabeleçam punições e multas é essencial para saber se está iniciando um negócio com chances de sucesso.

O ideal é que ocorra assessoria por parte de um especialista em avaliação de contratos, de modo a lhe dar suporte e correr menos riscos.

Conclusão sobre como abrir microfranquia

Foram apresentados 10 passos para auxiliar sua decisão em como abrir microfranquia com maior segurança.

O fundamental é contar com uma empresa que já seja reconhecida e estabelecida no mercado e que tenha produtos diferenciados em relação à concorrência. além de oferecer condições para investimento inicial mais favoráveis ao franqueado.

Esse é o caso do Estúdio Site e a oferta de elaboração de cursos online, como é o caso da Microfranquia do LMS.

Acesse nosso site e obtenha mais informações a respeito de como podemos estabelecer uma parceria de sucesso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.