4 erros que startups devem evitar para ter sucesso em 2016

16/05/2016 10:05:01

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Empreendedores que trabalham com startups estão acostumados a inovar. Por acreditarem estar sempre a frente do mercado, alguns acabam cometendo erros básicos que podem fadar suas empresas ao fracasso. Para evitar que você também cometa erros e que, por isso, não tenha sucesso em 2016, vamos listar algumas das coisas que você deve evitar no seu novo negócio.

Acreditar que sabe tudo sobre o cliente

Você pode ter feito um ótimo planejamento estratégico, pode conhecer seus leads como ninguém, ou ter se baseado em pesquisas encomendadas especialmente para a sua empresa. Não importa qual é o cenário, acreditar que você conhece tudo sobre a sua audiência é o primeiro erro grave que pode cometer na hora de liderar sua empresa. A sua startup é uma iniciativa, e para que ela tenha sucesso, é preciso que você entenda aos poucos cada face do seu público-alvo. Por isso, comece transformando todas as suas suposições em fatos e confirme cada uma delas se preciso. Isso evita que sua startup invista em um negócio que pareça promissor, mas que a tire da linha de sucesso.

Ter uma data de lançamento única

Dependendo da área em que você atua, a data de lançamento parece o foco do seu negócio. Isso acontece porque cada dia mais os gestores pensam em onde, como e quando devem levar esse produto ao mercado. No entanto, vale lembrar que as áreas de produção, marketing e vendas tem visões diferentes sobre esse assunto, e se você não explicar como isso funciona, pode acabar gerando expectativas erradas para possíveis investidores, o que fará com que a sua empresa não seja bem vista no mercado. Por isso, saiba que é preciso apresentar o projeto, ter uma primeira versão e melhorar também a experiência do usuário. E tudo isso conseguindo ainda equilibrar a ansiedade de sua equipe, de seu departamento de marketing e do seu cliente.

Não testar os produtos

Um dos erros mais graves cometidos por empreendedores está na falta de testes. Não importa se você cria plataformas, softwares ou um novo modo de entregar comida em casa. Nenhum produto chega ao mercado sem antes passar por aprovações. Execute o seu negócio e peça a ajuda de seus clientes ou até mesmo de sua audiência. Dê uma amostra do que eles vão receber e pegue todos os feedbacks possíveis, assim você consegue melhorar a sua experiência de venda e também aumentar as chances de sucesso de seu produto/serviço.

Saiba que errar é humano

Sucesso é a sua meta, mas os erros podem e devem acontecer ainda na parte da elaboração da ideia. Por isso, não se cobre tanto e nem cobre de seus funcionários uma perfeição que eles não podem lhe oferecer. Trace um planejamento estratégico adequado para cada um de seus colaboradores, mas deixe também metas definidas e prazos maleáveis, só assim você consegue sentir o ritmo que precisa ditar para fazer de sua startup uma empresa de sucesso. Se precisar, procure especialistas nessa área ou siga planos de negócios já estabelecidos pelo mercado. Tudo isso o ajudará na experiência, mas também o fará entender mais e melhor aquilo que está vendendo ao investidor.

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