Qual a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 17/03/2020 - 01:03:41 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Qual a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Existem atualmente diversas ofertas de cursos de graduação e pós-graduação disponibilizados para ser ministrados on-line ou de forma presencial.

Porém, esses cursos devem estar regularizados junto ao MEC – Ministério da Educação para que sejam assistidos por seus alunos de maneira correta e sem preocupações quanto à validade de seus certificados de conclusão.

Porém, ser regularizado envolve aspectos mais específicos, existindo diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC e, nesse sentido, com pontos fundamentais para atender aos objetivos dos alunos.

Neste artigo, vamos esclarecer a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC.

Condições de funcionamento de um curso

Antes de apresentarmos a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC vamos tratar das condições de funcionamento de um curso de ensino superior.

Existem os seguintes aspectos que devem ser considerados por uma pessoa que tenha interesse em participar de um curso nesse nível, que são:

  • Deve ser credenciado pelo MEC, para que possa ser considerado legalizado;
  • Se conta com autorização e reconhecimento por parte do Ministério da Educação;
  • Avaliar o programa a ser ministrado;
  • Obter informações sobre a proposta do curso;
  • Identificar reclamações existentes para com a instituição de ensino.

Tais medidas vão dar mais tranquilidade a uma participação produtiva de qualidade em qualquer curso.

Curso autorizado

Importante avaliar a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC, entendendo basicamente o que cada um desses termos representa.

Um curso autorizado pelo MEC significa que o Ministério concedeu autorização de funcionamento. Sendo que independe de estar vinculado ao curso fornecer ou não um certificado válido quando da conclusão do curso, mas sim um pré-requisito para o curso funcionar.

A autorização para determinados cursos leva em consideração ainda a consulta do MEC aos respectivos Conselhos de classe, para serem autorizados, além de todas as exigências e formalidades do Ministério.

A autorização considera a organização pedagógica, o pessoal de apoio docente e administrativo, as instalações. Esse é o passo inicial de funcionamento de um curso, seja on-line ou presencial.

Curso reconhecido

Já o reconhecimento do curso, habilita a instituição a conceder um diploma válido para o exercício profissional e seu registro junto aos Conselhos de Classe.

Esse reconhecimento deve ser revalidado periodicamente pela instituição de ensino junto ao MEC. O reconhecimento ocorre por etapas de aprovação que incluem visita presencial de órgãos de controle a instituição de ensino.

Como avaliar a situação de um curso

É importante que um aluno identifique a situação efetiva do curso que deseja frequentar, avaliando se vai obter seu certificado válido e reconhecido pelo MEC.

Fundamental, então, realizar uma pesquisa da instituição no site do MEC, em que serão obtidas todas as informações daquele curso que deseja ter a participação e assim poder garantir uma inscrição mais segura.

Ao consultar os dados do curso é possível atestar sua adequação as exigências legais e de funcionamento, devendo, portanto, ser uma condição básica para realizar sua matrícula.

 

Conclusão sobre diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC

É importante conhecer a diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC para entender se o curso vai atender a suas necessidades.

O fato de o curso ter autorização estabelece apenas que está habilitado, pelo MEC, a funcionar; porém, com prazo para ser regularizado junto ao Ministério.

Um curso reconhecido foi autorizado e dispõe de todas as características para seu funcionamento e a emissão de diplomas de conclusão, habilitando assim o estudante, de maneira efetiva, ao exercício da profissão.

Se você deseja realizar um curso on-line deve avaliar as características do curso, se está reconhecido e se dispõe de uma plataforma de qualidade.

Estúdio Site disponibiliza a plataforma ead moodle, a mais utilizada mundialmente no ensino on-line e que oferece todos os recursos para oferecer uma ótima formação em qualquer formação educacional.

Deixe seu comentário sobre esse artigo que trata da diferença entre curso autorizado ou reconhecido pelo MEC, para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 dicas de como ser bom aluno EaD

5 dicas de como ser bom aluno EaD

Moodle [plataforma ead] - 13/12/2017