O moodle é um ava (ambiente virtual de aprendizado)?

10/08/2021 12:08:45

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – mais conhecido em inglês como Learning Management System (LMS) – funciona como o campus de uma universidade. Só que numa plataforma on-line. No AVA, o aluno encontra conteúdo, acesso a diferentes salas de aula, faz avaliações, interage com professores, tutores e colegas.

Prós e contras - Moodle

A versão gratuita mais famosa no mercado conta, atualmente, com cerca de 260 milhões de usuários em 241 países. Entram nesse cálculo universidades públicas e privadas, escolas de idioma e centros de treinamento corporativo. Não por acaso, o Moodle costuma ser considerado um ambiente virtual sólido e confiável. No Brasil, é utilizado por instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Brasília (UnB).

Além de ser um AVA gratuito, o Moodle é um software de código aberto. Isso significa que as instituições de ensino podem desenvolver, adicionar, estender ou modificar recursos da plataforma através de alterações em sua programação. Tudo sem a preocupação de infringir contratos ou políticas de software.

Embora não seja necessário pagar uma licença para utilizar o programa, a instalação e a operação do Moodle exigem investimentos. Por exemplo, a instituição que utilizá-la profissionalmente precisará adquirir uma estrutura de hardware ou espaço em servidores de nuvem para armazenar os dados de uso da plataforma.

Em caso de aumento no número de cursos ou usuários, sempre haverá necessidade de expansão desse espaço de armazenamento.

A execução eficaz e segura do Moodle ainda exige a contratação de uma equipe qualificada de Tecnologia da Informação (TI). Um time básico para a área costuma incluir um administrador sênior, um administrador de banco de dados assistente e um analista de suporte.

A filosofia educacional sobre a qual se baseia o Moodle é a do construcionismo, que afirma que o conhecimento é construído na mente do estudante, ao invés de ser transmitido sem mudanças a partir de livros, aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução. Deste ponto de vista os cursos desenvolvidos no Moodle são criados em um ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos próprios, ao invés de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento.

Por esta razão, o Moodle dá uma grande ênfase nas ferramentas de interação entre os protagonistas e participantes de um curso. A filosofia pedagógica do Moodle também fortalece a noção de que o aprendizado ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos. Neste sentido, o Moodle inclui ferramentas que apóiam o compartilhamento de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores quanto aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, batepapos, etc

Funcionalidades

A página inicial de uma disciplina em um Moodle é totalmente personalizável, em termos de aparência visual e organização e disposição dos blocos de informação, que são chamados de “boxes”. Isso confere grande flexibilidade aos formadores para organizar o material na página e torná-los mais atrativos e funcionais. Os principais boxes de recursos são:

  •  Descritivo do curso, logotipo, mensagem de boas vindas 
  • Busca por palavras-chave nos fóruns 
  • Lista de usuários ativos nos últimos 5 minutos 
  • Lista de participantes (professores e alunos) e de grupos 
  • Últimas notícias 
  • Calendário mensal 
  • Últimas modificações no site 
  • Índice de acesso direto aos módulos 
  • Configurações do curso 
  • Lista de outros cursos 
  • Bloco zero (Box superior da página, onde podem ser colocados recursos gerais do curso e da disciplina, não especificamente ligados a um bloco semanal ou a um bloco temático, tais como dinâmica do curso, fóruns e bate papos gerais, glossários, livros eletrônicos, etc.) 
  • Para cada módulo do curso são criados boxes de tópicos ou boxes de semanas. Os boxes podem ser escondidos dos alunos, mudados de lugar nas colunas a esquerda e à direita, para cima ou para baixo (posição vertical), etc.Além disso a agenda temática ou da semana (bloco relativo ao módulo ativo) pode ser indicado. Com relação aos recursos que o Moodle disponibiliza para publicação, interação e avaliação, o professor conteudista dispõe de uma grande variedade e quantidade deles, sendo que existem muitos (plug-ins) contribuídos por outros programadores, que podem ser baixados do site Moodle.org e instalados no servidor.

Construção de um site de suporte a curso on-line O AVA baseado no Moodle tem todas as ferramentas que os professores conteudistas necessitam para construir o ambiente on-line. Inicialmente estes professores são treinados extensamente na filosofia pedagógica e no uso eficiente, rápido e de qualidade dos recursos disponíveis no Moodle.

Em seguida, os professores conteudistas realizam o planejamento do curso, tais como objetivos gerais e específicos, modularização do conteúdo, recursos e ferramentas a serem utilizados, cronograma e conteúdo programático, metodologia didática e de avaliação, etc. Na fase seguinte, todos os materiais que embasaram os módulos de aprendizagem são coletados, convertidos, e carregados nos seus respectivos boxes no site do curso previamente criado e identificado para a disciplina em questão, dentro do Moodle.

Finalmente, são ativadas as ferramentas de avaliação e de interação e marcados na agenda (calendário) todas as datas críticas de eventos e de limites (deadlines) para atividades, tarefas, encontros, exercícios, provas, etc. O curso então está pronto para ser disponibilizado.

Para ter acesso a isso e muito mais, basta se cadastrar em nossa plataforma e acessar uma demo do moodle.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.