Como planejar conteúdo de cursos EaD?
11/10/2016 10:10:33Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
A Educação a Distância – ou EaD – consiste na metodologia de ensino-aprendizagem que utiliza os meios de comunicação e tecnológicos para a transmissão de conhecimento. Tem conquistado muitos adeptos devido à comodidade e flexibilidade de espaço e tempo, que garante conhecimento a quem busca se capacitar, se atualizar e até mesmo obter uma formação. Apesar dos benefícios que a EaD promove, para haver aproveitamento do conteúdo, é necessário cuidados na elaboração do mesmo para que, sem a presença de professor, o aluno possa garantir o objetivo do curso. Portanto, a estrutura e os recursos dos conteúdos são de suma importância para a eficácia da proposta do trabalho.
O ambiente de e-learning
A plataforma Moodle é utilizada para a veiculação de cursos online com recursos como aulas de disciplinas, grupo de trabalho e comunidades de aprendizagem. O sistema permite que os cursos online adquiram um perfil bilateral com troca entre alunos e tutores onde a possibilidade de aprendizagem se estenda por meio da indicação de outros recursos como vídeos, sites, livros e a chance de interlocução entre os participantes, construindo uma plataforma colaborativa de aprendizagem. Todos esses recursos devem ser explorados pelo professor que constrói o material didático com o objetivo de promover a interação e o estímulo do aluno no ambiente virtual. Apesar de a plataforma somar benefícios à educação, ampliando o acesso das pessoas ao conhecimento, para que sua proposta de curso seja bem feita, a estrutura do material e a abordagem bem elaborada tornam-se essenciais.
Estrutura do material didático
Para o professor que elabora o conteúdo para os espaços e-learning, apesar de contar com uma gama de recursos que enaltece o trabalho, um dos desafios é atender a perfis de alunos distintos com uma base de conhecimento que no primeiro momento não se tem como avaliar. Portanto, a estruturação dos conteúdos é bastante importante. Aqui, deve-se ter atenção ao outro, ao aluno frente ao computador, smartphone ou tablet que investe no ambiente digital para adquirir conhecimento. O professor tem de compreender que esses alunos competem atenção com o ambiente, as mensagens de redes sociais na tela e a própria condição humana que tende privilegiar o entretenimento ao conhecimento. Para isso, algumas observações podem ser eficazes como o padrão hierárquico das informações, ou seja, a abordagem de conceitos mais simples que, gradualmente, são aprofundando. O professor conteudista deve ter clareza quanto às etapas de aprendizagem sabendo quais conceitos são fundamentais à assimilação para o progresso no aluno. Os capítulos devem ser intercalados por questionários para que possibilitem a verificação do conteúdo dado e, caso necessário, a adequação do material à realidade da turma.
Utilizando os recursos com eficiência
Uma das questões cruciais na elaboração do conteúdo é a linguagem. Ela deve ser simples e fugir do rebuscamento linguístico. Assim como termos técnicos não devem deixar de ser esclarecidos, garantindo a assimilação de todos. Para explicação de termos técnicos, o tutor pode utilizar o recurso ‘Comentário’ no Power Point que não interfere na leitura e compreensão e serve de apoio para quem tiver dúvida. Os recursos (vídeos, sites e indicação de leitura) devem ser inseridos no material didático de forma inteligente, com moderação e com o objetivo de motivar os alunos e aprofundar o conhecimento. A apresentação do conteúdo também requer atenção especial. Sem a presença de um professor, os alunos do ambiente virtual necessitam de materiais didáticos verdadeiramente didáticos, ou seja, autoexplicativos. Isso significa utilizar imagens, infográficos, cores e destaques para que o conteúdo se torne assimilável. A contextualização das informações é fundamental. Além de enriquecer o material, se torna imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O Moodle gera ao professor relatórios que permitem o acompanhamento dos alunos, mas o professor/tutor não deve abrir mão da atenção dedicada. Muitos necessitam de uma atenção especial para manifestar suas dificuldades e/ou satisfação. Além disso, um mestre deve ser sempre um mestre, atento à orientação dos alunos ao aprendizado. Se este artigo te ajudou, deixe um comentário e não esqueça de seguir nosso blog para receber dicas importantes de atuação.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
5 dicas de como ser bom aluno EaD
Moodle [plataforma ead] - 13/12/2017
Periferias e EAD: como conciliar o acesso remoto à...
Sugestão de Cursos - 21/05/2020
O que é educação digital no Brasil?
Educação a Distância - 03/01/2022
Como estudar a distância e aproveitar ao máximo
Sugestão de Cursos - 17/06/2020