Quatro erros que tutor de EaD não pode cometer interagindo com aluno

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 08/12/2018 - 20:12:11 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quatro erros que tutor de EaD não pode cometer interagindo com aluno

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação à distância vem se desenvolvendo de maneira considerável nos últimos anos e o tutor de EaD se tornou uma peça fundamental na formação de quem procura por essa modalidade de ensino. Pois ele está se tornando um divisor de águas no processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade de educação.

O ensino à distância, por estar cada vez mais acessível, atraí os mais variados tipos de alunos com os mais diferentes níveis de instrução, e isso tudo sem necessariamente a presença de um professor para orientá-los.

Por isso, muito se especula sobre o porquê da necessidade de um tutor de EaD e a resposta é simples, por trás de um bom curso, haverá sempre um profissional capacitado, criando mecanismos de ensino diferentes da educação tradicional. Que, por sua vez, tem a capacidade de orientar, reformular, enfim, dar um norte para o aluno.

Erros que tutor de EaD não pode cometer

Todo tutor de EaD, ao criar e pôr em pauta seu projeto de ensino à distância para enfim vendê-lo, deve tomar algumas atitudes para não cometer erros que podem colocar fim em sua carreira.

Trata-se de evitar determinados acontecimentos que são comuns para quem trabalha com essa modalidade de ensino, o sucesso será determinado pela sua postura diante de seus alunos. Então, listamos aqui alguns erros que tutor de EaD não pode cometer interagindo com alunos. Confira.

1. Não ser prestativo para com o aluno

Um dos maiores erros que tutor de EaD não pode cometer é o de não criar uma proximidade com o aluno. Não dar ouvidos ao que o aluno diz criará um desanimo e ele se sentirá desanimado sabendo que não pode contar com seu tutor. Então, o melhor remédio é deixá-lo à vontade para tirar suas dúvidas, e procure levar sempre em consideração suas ideias e sugestões.

2. Não estimular a curiosidade do aluno

O segundo da lista de erros que tutor de EaD não deve cometer é o de não estimular o aluno a buscar outras fontes de informações, não mostrando que existe um mundo lá fora a ser explorado, pois não basta apenas tirar suas dúvidas, é necessário fornecer outras informações que com certeza complementarão seu curso.

3. Não se atualizar

Outro dos erros que tutor de EaD não deve cometer é o de não se atualizar, conhecer novas tecnologias, novos estudos sobre seu assunto, novas formas de ensino e novas fontes de informações que poderão trazer mais conhecimentos para o aluno, aguçando assim o seu entendimento e interesse pelo curso.

4. Nunca deixe de motivar

Um dos grandes problemas da nossa sociedade são os professores que desmotivam o aluno, seja com uma simples observação mal feita ou com um comentário mal pensado. É importante que o tutor sempre mostre ao aluno sua evolução, suas conquistas e que sempre o parabenize pelas conquistas e pela dedicação, principalmente na educação EaD.

Aprender com seus alunos mostrará de sua parte humildade e isso, com certeza, fará com que eles se sintam mais confiantes e incentivados a continuarem no curso. Demonstre responsabilidade e compromisso nos cursos ao dar atenção necessária ao aluno e isso será crucial para conquistá-lo. Lembre-se que o sucesso do seu curso depende totalmente da satisfação de seus alunos, portanto, invista neles.

Gostou de nossa pequena lista dos “quatro erros que tutor de EaD não deve cometer interagindo com alunos”? Deixe nos comentários a sua opinião ou deixe suas sugestões e perguntas.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

3 vantagens de oferecer videoaulas em curso online

3 vantagens de oferecer videoaulas em curso online

Webmarketing para Cursos - 18/08/2018

Gamification: tendência em EAD

Gamification: tendência em EAD

Educação a Distância - 25/02/2016