Como se dá a mediação pedagógica em EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 31/05/2017 - 10:05:08 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como se dá a mediação pedagógica em EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação a distância (EaD) vem crescendo de forma acelerada em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Dados do MEC, Ministério da Educação, revelam que mais de 1/3 das matrículas realizadas em cursos superiores já são desta modalidade. Com plataformas de interação como o Moodle, as instituições de ensino conseguem chegar a cidades que antes não tinham acesso a educação de qualidade, diminuindo assim a quantidade de cidadãos que largaram os estudos por conta da distância. O sucesso do EaD também se dá por conta de benefícios que atingem de forma direta o cotidiano de quem precisa se manter atualizado em sua área de atuação, mas não tem tempo para se deslocar para um curso físico. Essa modalidade de ensino conta com mensalidades reduzidas, tempo de deslocamento para estudo nulo e a possibilidade de criar o próprio cronograma de estudo por conta da flexibilização no tempo de estudo. No entanto, é preciso entender que muitas pessoas ainda ficam receosas em se inscrever em um curso EaD por não entenderem bem como funciona a mediação pedagógica em um ambiente qual aluno e professor só tem contado virtual.

A tecnologia do Moodle no EaD

Antes de falarmos especificamente sobre a mediação pedagógica existente no EaD é preciso entender que ele só se tornou uma possibilidade por conta dos avanços tecnológicos e do investimento realizado pelas instituições de ensino, que apostaram nessa modalidade como o futuro da educação moderna. Dito isso, conseguimos entender melhor como a mediação pedagógica acontece, já que cabe também ao professor se aprimorar nessas plataformas de ensino e estar atento aos avanços tecnológicos para influenciar seus alunos com práticas pedagógicas eficientes.

Ferramentas do Moodle como práticas pedagógicas

O Moodle permite que os alunos e professores se comuniquem por meio de fóruns, tarefas e até mesmo chats. Desse modo, é importante que o tutor de cada turma tenha em mente a necessidade de transmitir aos alunos os mecanismos necessários para que eles formem sua consciência crítica e social sobre sua área de atuação e também sobre o cenário atual do mundo. A entrega de materiais de apoio para download é uma ótima maneira de realizar essa interação. É possível ainda receber e entregar documentos e editar cada um deles inserindo notas, observações e até mesmo análises críticas que podem servir como base de estudo e levar o aluno a refletir acerca de um tema que até então era pouco explorado. Já na aba de tarefas os professores conseguem criar questionários de múltipla escolha que ajudam o aluno a assimilar de forma crítica e pedagógica todo o conteúdo da aula e até mesmo do seu mercado de atuação. Alunos e professores podem enviar links, criar wikis, vídeos, realizar diários, e-books, chats e fóruns que além de aperfeiçoarem a comunicação tornam a interação virtual maior, e até mesmo um pouco mais física, já que o aluno não sente a falta do ambiente onde o professor é agente importante de questionamento. Isso porque se tornando ativo na plataforma o professor mantém seu papel pedagógica e auxilia o aluno a criar seu próprio conhecimento O avanço tecnológico e as ferramentas criadas para aproximar as pessoas fez do Moodle e do EaD um ambiente colaborativo e que desempenha papel fundamental na criação de novos profissionais.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.