EAD é uma boa opção?

20/08/2015 17:08:06

Youtube Telegram

A Educação à Distância (EAD) tornou-se opção viável para quem busca formação superior, mas não dispõe de tempo para frequentar as aulas diariamente ou reside longe de alguma universidade. E, nos últimos anos, o número de alunos interessados nessa proposta de ensino só vem aumentando. A iniciativa foi criada em 2005, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de priorizar a formação inicial de docentes da Educação Básica pública, além de garantir formação continuada ao público graduado. Hoje é possível escolher cursos de extensão, graduação e pós-graduação realizados por meio do EAD, considerado uma boa alternativa para atingir a demanda por formação superior em todo o Brasil. Na verdade, o fato de as aulas acontecerem à distância não é motivo decisivo para colocar em questionamento a qualidade do ensino oferecido. No entanto, é fato que ainda não existe equipe suficiente para supervisionar e fiscalizar os cursos oferecidos, podendo sim comprometer o desempenho do material apresentado e, automaticamente, interferindo na qualidade de formação.

Saiba escolher a EAD sem evitar transtornos futuros

A possibilidade de concretizar um ensino superior pode deixar muitas pessoas ávidas pela oportunidade, porém é necessário avaliar com calma todas as opções oferecidas antes de fechar uma proposta. Para facilitar, o próprio Ministério da Educação (MEC) lista quais informações devem ser checadas antes de efetuar a matrícula, como: obter dados detalhados sobre os métodos de ensino disponibilizados pela universidade, quais são as tecnologias oferecidas, que tipo de material didático é adotado, os tipos de interações disponíveis aos alunos e qual a disponibilidade oferecida pelo tutor, afinal ele é quem deve sanar dúvidas, esclarecer informações e dar subsídios para que o ensino ocorra efetivamente. Também é imprescindível verificar se a instituição escolhida é credenciada e se passou por fiscalização, conferindo reconhecimento ao curso oferecido. Tal informação pode ser checada no site do MEC, que traz uma lista de instituições de ensino que disponibilizam graduação e pós à distância. Após tais conferências, analise com critério se o modelo de curso atende às suas necessidades e expectativas, afinal o EAD não combina com todos os perfis. Investir em um curso à distância exige disciplina, comprometimento e dedicação, que devem fazer parte de uma rotina diária, independente da aula presencial.

Como é a rotina de estudo dos alunos que optam pelo EAD

Cinco tópicos importantes podem direcionar os alunos que estão pesquisando sobre o EAD, ajudando-os a identificar se este formato de ensino combina com o seu perfil. Confira cada um deles e avalie se vale investir na educação à distância.

Flexibilidade para estudar

A ideia de que investir no EAD dá a liberdade de estudar quando bem entende pode tornar-se uma decepção aos desavisados. Um programa à distância exige uma rotina diária de estudo, incluindo leituras obrigatórias e complementares, que irão dar condições de acompanhar as análises sobre os conteúdos oferecidos. Também é essencial participar das discussões online, que são previamente agendadas, e que servirão como um bom feedback para avaliação individual.

Individualidade

Este é outro quesito que precisa ser bem esclarecido, afinal o fato de o aluno não frequentar uma sala de aula não o mantém isolado do restante da turma. O próprio MEC exige que a EAD disponha de momentos de convivência e interação durante os polos presenciais, ou seja, atividades complementares que incluem sessões de filmes, debates e encontros, além das provas finais. Também é importante a realização de chats e videoconferências, portanto nenhum aluno deve ficar isolado.

É preciso dedicação

Por isso, é importante investir em um curso bem elaborado, com material básico e complementar e um bom tutor. Não há moleza! Estudar à distância exige disciplina e dedicação, pois o conteúdo tem de ser assimilado assim como acontece nas aulas presenciais.

Disciplina é um aliado

Pessoas pouco comprometidas ou que têm de ser cobradas o tempo todo provavelmente não conseguem se adaptar com o ritmo da EAD. É importante adotar um método de estudo e ter compromisso com a rotina de aprendizagem.

Estudar apenas em casa

Não é bem assim: participar dos polos presenciais é essencial, sendo que as opções de graduação e pós contam com cursos semipresenciais, pois só assim podem ser reconhecidos pelo MEC. A presença não acontece frequentemente, mas acontecem muitas atividades extras como trabalhos em grupo, aulas em laboratório, busca de materiais de apoio e videoconferências. Fonte: gentequeeduca Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.