5 cuidados ao escolher curso EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/11/2017 - 10:11:51 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 cuidados ao escolher curso EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Nos últimos anos, a modalidade do curso EaD se tornou uma das maiores alternativas ao ensino tradicional presencial, especialmente por conta da sua praticidade e da comodidade que é oferecida aos alunos. Contudo, uma atenção redobrada é necessária entre cuidados ao escolher curso EaD, especialmente para fazer com que a sua formação e o investimento se tornem bem utilizados. Como fazer uma boa graduação EaD? Vamos ver mais a seguir: 

1. Profissionais bem capacitados

Como em toda instituição de ensino é necessário que o curso EaD também tenha professores capacitados para lecionar as aulas. Por isso, um dos primeiros aspectos ao escolher um curso EaD é pesquisar a formação dos professores, assim como as suas metodologias de ensino.

2. Atenção à tecnologia empregada nas plataformas

O ensino EaD é bem conhecido por causa do emprego da tecnologia no processo de aprendizagem. Na maioria das vezes, o curso é construído com recursos de TI. Desta forma, faz-se necessário verificar se os recursos básicos de videoaulas, exercícios interativos e as plataformas de tutoria online estão presentes na estrutura da sua instituição.

3. Visite os polos presenciais

Não pense que certas atividades não necessitem ser feitas presencialmente, como avaliações, seminários, apresentações de TCC, estágios. Tudo faz parte da formação no ensino superior e, por isso, as instituições de educação a distância dispõem de polos específicos para tais situações. Eles ainda contam com bibliotecas digitais e físicas a fim de ajudar melhor os alunos nas suas pesquisas acadêmicas.

Para isso, agende uma visita às dependências do polo presencial para conhecer as instalações físicas, os sistemas, as metodologias e se todos os elementos que estão citados em seu curso são realmente verdade.

4. Confira a avaliação do curso no MEC

A nota do curso dada pelo MEC vai mostrar se a instituição atende aos requisitos mínimos de qualidade em ensino a distância. Uma das formas mais comuns de saber sobre qualidade de ensino é a nota do Enade, para ensino superior.

Além disso, a presença da avaliação do MEC, assim como a sua credencial, possibilitará a você, ao final do seu curso, receber o diploma de curso superior válida em todo o território nacional.

5. Procure saber se a comunicação entre o aluno e a instituição é fácil para ambas as partes

Um bom canal de comunicação entre aluno e instituição é fundamental para o bom andamento do curso. Podem ser utilizados tanto para tirar dúvidas sobre conteúdos das aulas ou resolver os problemas de acesso à plataforma online. A comunicação é uma boa forma de fazer com que o seu aprendizado seja mais fácil e bem mais dinâmico.

O que achou de conhecer mais sobre cuidados ao escolher um curso EaD? Deixe seu comentário abaixo com reflexões e ponderações a respeito desse relevante assunto. Afinal, impacta a vida de tantos estudantes, Brasil afora. E não esqueça, para as últimas novidades do mundo da educação online e recursos para ajudar na promoção e comercialização desses cursos, acompanhe nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.