Por que ter um tutor online é tão importante em EaD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 08/11/2017 - 10:11:18 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que ter um tutor online é tão importante em EaD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância está cada vez mais em alta, ocupando grande parte da atual formação educacional da população de todas as partes do país. Essa modalidade de ensino dá base e conhecimentos para alunos em quaisquer níveis de formação, desde a Educação Básica, passando pela Fundamental e Nível Médio, além do próprio Nível Superior. Junto com o aluno, nessa formação, temos a presença de um professor, chamado dentro do âmbito de EaD de tutor online. Trata-se de recurso humano importante para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e responder às possíveis dúvidas que possam surgir. Mas será que você sabe o que realmente faz um tutor online e qual é, de fato, sua importância? Possivelmente não, pois não são nomes de funções  muito faladas pela mídia, portanto, ainda ficam à sombra do sistema virtual de ensino. Entretanto,  sua importância vem crescendo dia a dia. Um tutor online é um professor que vai auxiliar o aluno no contexto de uma plataforma à distância. Ele deverá corrigir as atividades feitas pelos alunos, as provas, tirar todas as dúvidas e, em alguns casos, pode ser esse quem fica responsável por produzir o conteúdo programático do curso.  Ele será, portanto, a base de um curso, e fará a mediação entre aluno e os conteúdos em si, via plataforma.

O que um professor precisa para ser um tutor online?

Pensando no fato de que um tutor online é importante para o ensino EaD, ele deve ser muito bem escolhido. Deve ser motivador, comunicar-se claramente, ter um bom relacionamento com os alunos e com o curso em que trabalha, monitorar a sala de aula e o progresso dos estudantes. Não podemos esquecer que ele deve dominar o conteúdo que deseja trabalhar.

Por que os alunos consideram que um tutor online é importante?

Um tutor online é importante para os alunos pelo fato de estarem sempre sendo orientados por uma figura de professor. Livros, apostilas e material extra são fundamentais e fazem parte de uma boa formação, mas um tutor online é importante para que eles não fiquem sem essa figura. Os alunos precisam de uma base, alguém que possa os orientar no que precisarem.

O reconhecimento de um tutor online

Hoje em dia, o tutor online além do papel de mediador do conteúdo, forma um papel social quando faz contato com a turma. Ainda que sejam pouco valorizados, vimos que, acima de tudo, o tutor online é importante para o aluno, para o curso e para si, quando assume esse cargo. Dia após dia, ele vem recebendo seu devido reconhecimento e mesmo que posto em uma posição inferior a de um professor, seu papel vai muito além de mediar um conteúdo dentro de uma sala de aula virtual. Você, que oferece um curso online ou qualquer outra plataforma EaD, invista nesse tipo de profissional! Os alunos se sentirão orientados e suas turmas estarão sob administração competente, ágil e tranquila. E, então, o que achou do papel de um tutor online? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 dicas para ganhar (muito) dinheiro online

4 dicas para ganhar (muito) dinheiro online

Moodle [plataforma ead] - 18/08/2017

O que é uma startup? Entenda tudo aqui

O que é uma startup? Entenda tudo aqui

Desenvolvimento Web - 23/09/2016