Conheça tudo sobre a história do Moodle

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/09/2016 - 09:09:36 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Conheça tudo sobre a história do Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Moodle é um projeto que vem trazendo novos ares à educação, principalmente aqui no Brasil, com a difusão dos cursos a distância. O Moodle é uma das grandes referências quanto a plataformas online voltadas exclusivamente para educação, dando todo o suporte para quem deseja usar a plataforma, seja professor, instituição ou aluno.

Como tudo começou

O Moodle é um projeto que começou a ser desenvolvido por Martim Dougiamas, que ainda faz parte do projeto. Nos anos de 1990, ainda como webmaster na Curtin University of Technology e administrador de sistemas de instalação deles, começou a sentir uma grande frustração com os cursos oferecidos pela internet. Como, na época, ainda tudo o que era disponível nessa área era pago, Dougiamas queria que as pessoas tivessem uma alternativa que fosse gratuita para que pudessem disponibilizar o seu conteúdo, as suas capacidades e poderem trocar informações de forma sensata e que agregasse valor a quem participasse da aula.

O desenvolvimento da plataforma e as ideias

Toda essa insatisfação fez com que Dougiamas se especializasse na área de educação, fazendo mestrado e doutorado na área, sempre é claro combinando a sua carreira na área de ciência da computação com o que tinha acabado de elaborar, o conceito de conhecimento sobre a natureza da aprendizagem e da colaboração.

A ideia inicial da Plataforma Moodle

A sua grande influência veio da epistemologia do construcionismo social, que tem como principal base a aprendizagem como uma atividade social, sempre com foco na aprendizagem que ocorre enquanto há a construção ativa de artefatos, como textos, perguntas etc.

Aspectos funcionais da plataformas

Para Dougiamas, era essencial que a plataforma fosse fácil de usar, de forma bem intuitiva para que até aqueles que não estão acostumados a usar o computador pudessem ter acesso. Na plataforma, é possível participar de chats com os alunos e professores, disponibilizar arquivos de material do curso para downloads e até mesmo fazer exercícios.

Desenvolvimento da Plataforma Moodle

Nada que é desenvolvido fica pronto de uma hora para outra. Sempre é necessário muita pesquisa e adaptações. Com o Moodle não foi diferente, uma vez que foram desenvolvidos vários protótipos até que se chegasse à plataforma final. Isso, porém, não quer dizer que a plataforma não passa mais por mudanças, uma vez que sempre há algo o que aperfeiçoar, para oferecer um melhor serviço a cada dia. Os primeiros protótipos foram desenvolvidos, mas acabaram sendo deixados de lado. Porém, em 20 de agosto de 2002, Dougiamas lançou a versão 1.0 da Plataforma Moodle, o que deixou muitas pessoas surpresas.

A versão 1.0 e suas outras versões

Essa primeira versão lançada era voltada para pequenas turmas, com nível universitário, que sempre eram sujeitas a pesquisas de estudo de casos. Pois, dessa forma, era possível analisar a natureza de colaboração e da reflexão que aconteciam. A partir desses estudos de casos foram desenvolvidas muitas outras versões, sempre acrescentando novos recursos, com uma melhor escalabilidade, mostrando o seu melhor desempenho.

Plataforma Moodle hoje

A plataforma cresceu muito, espalhando-se por todo mundo e para diferentes níveis de aprendizado, já que atualmente existem cursos abertos no Moodle, escolas de ensino médio e fundamental que utilizam a plataforma. Não deixe de comentar abaixo sobre como é sua relação com Moodle. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.