Como EaD pode ajudar alunos com TDAH

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 25/01/2018 - 10:01:55 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EaD pode ajudar alunos com TDAH

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

TDAH é o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, caracterizado pela distração, agitação, hiperatividade, desorganização, esquecimento e impulsividade. Esses sintomas acabam prejudicando o aprendizado dos alunos, que possuem um ritmo diferente dos outros e dificuldades de concentração, o que acaba deixando seu rendimento educacional defasado em relação aos outros estudantes. Geralmente, essa dificuldade de aprendizado acaba desestimulando o interesse do aluno pela educação. Entretanto, existem métodos de ensino que podem facilitar o aprendizado de alunos com esta especificidade. Neste post, irei mostrar como EaD pode ajudar alunos com TDAH, listando 5 vantagens que essa forma de aprendizado consegue atingir as necessidades desses alunos. Vamos lá?

Como EaD pode ajudar alunos com TDAH

Tempo e rotina de estudos

A dificuldade de seguir rotinas é um dos maiores desafios dos alunos com TDAH. No Ensino à Distância há uma maior flexibilidade no tempo e rotina nos estudos. Desta forma, os alunos que sofrem do transtorno podem realizar as atividades de acordo com seu próprio ritmo e necessidade, pois os conteúdos das aulas continuam disponíveis para quando eles quiserem. Isso não ocorre nas salas de aula comuns, onde os alunos precisam seguir metas fixas de estudo. Essa maior disponibilidade de conteúdo é um fator determinante para ver como o EaD pode ajudar alunos com TDAH.

AVA

Ava é o sistema virtual de aprendizado destinado a simular uma sala de aula. Através dele os professores podem ter maior diversidade de recursos para realização de atividades pedagógicas com alunos que possuem dificuldades para aprender. Além disso, as tecnologias educacionais do sistema podem oferecer uma biblioteca online, que torna mais fácil e rápido a busca por informações.

Facilidade de interação

Os alunos com TDAH possuem dificuldade para considerar a perspectiva oferecida por seu parceiro de conversa, o que prejudica em realizar debates para a troca de conhecimento com colegas e professores. No Ensino à distância, a comunicação é facilitada com o uso de softwares de acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas ou de fala, que permitem trocas de e-mails e realização de chats com colegas e professores. Além disso, a plataforma disponibiliza locais de identificação dos alunos e professores da turma, bibliotecas virtuais e campo de atividades. Essas ferramentas são fundamentais para que esses alunos obtenham sucessos, então vemos como o EaD pode ajudar alunos com TDAH.

Individualização do Ensino

Além de proporcionar uma maior integração dos alunos com TDAH, os cursos online oferecem a possibilidade de o professor adaptar sua metodologia de ensino para atender as necessidades específicas daquele aluno. Ao mesmo tempo, estimula a criação de uma maior independência do estudante, buscando alcançar o desenvolvimento das habilidades do aluno, fato que irá ajudá-lo na hora de atuar no mercado de trabalho.

Estímulo do aprendizado

Estes alunos possuem sonolência e dificuldade de concentração. O EaD pode ajudar alunos com TDAH, pois costuma ser mais objetivo em relação à área de estudo que o aluno deseja seguir. Desta forma, estudar algo que seja do seu interesse irá estimular o seu aprendizado, que será mais prazeroso e trará resultados melhores. Ter estímulo é o fundamental para obter sucesso em um curso online. O que achou de saber como o EaD pode ajudar alunos com TDAH? Deixe sua opinião logo abaixo e até a próxima!    

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Quais os benefícios de um curso EaD

Quais os benefícios de um curso EaD

Moodle [plataforma ead] - 03/01/2018