Como a tecnologia mobile pode ajudar na educação?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 23/02/2016 - 11:02:16 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como a tecnologia mobile pode ajudar na educação?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A tecnologia deveria ser vista como grande aliada da educação, entretanto, é muito difícil convencer o ensino tradicional a incorporar esse tipo de tecnologia dentro do ambiente escolar. Sem contar que uma das principais barreiras são os próprios professores, que não tiveram acesso a esse tipo de modalidade e acabam tornando-se preconceituosos acerca de outras práticas que pode substitui-los algum dia. A tecnologia mobile é uma das principais tecnologias vistas diariamente nas salas de aula. É cada vez mais recorrente os alunos utilizarem seus smartphones na sala, sem se preocupar com a presença do professor na hora de ensino. Esse tipo de comportamento é muito comum, visto que o interesse do aluno em mexer na internet e nas redes sociais é maior que aprender um conteúdo que não se mostra útil para a sua vida. Com isso, o professor deve ser o fator único para chamar atenção do aluno e incentiva-lo a abandonar o mobile e se isso for difícil, a melhor opção é incorporar essa tecnologia na educação. Mas, como?

Redescobrimento

Como a dependência dos smartphones é muito grande, o professor deve incentivar os alunos a descobrirem novos fatos a partir da pesquisa feita no mobile, assim, ele estará aprendendo com uma ferramenta que é muito comum na vida deles. Incentivar os alunos a procurarem por termos difíceis ou pouco utilizáveis também atiça a curiosidade do aluno a procurar mais rápido que qualquer outra pessoa da sala, deixando o ambiente ainda mais divertido e eficiente. Podem ser feitas pequenas brincadeiras e competições, onde quem achar informações importantes primeiro ganha algum prêmio. Assim, a diversão é incluída no aprendizado, tornando-o mais fixado na mente do aluno e mais procurado pelo mesmo.

Compartilhar informações

O poder da internet é muito importante nos dias de hoje e, como já foi explicado, você deve aliar essa tecnologia no ambiente escolar para ficar mais próximo do aluno. O compartilhamento de informações é uma maneira de utilizar a tecnologia mobile a seu favor. Se você ver um vídeo, texto ou imagem que chame a sua atenção para algo mais crítico e importante, compartilhe com seus alunos via redes sociais e pregue uma peça: diga o que eles acham e peça para eles fazerem uma pesquisa sobre o tema. Assim, a aula será mais discutida. Essa interação pode tornar o professor mais próximo do aluno, o que apresenta diversas vantagens. Assim, ele não terá vergonha de dizer que não entendeu alguma coisa, e também poderá expressar suas opiniões e ideias pelo compartilhamento de vídeos e imagens.

QR Codes

Os QR Codes se tornaram imprescindíveis para o marketing atualmente, porque é uma forma de instigar a curiosidade do leitor ou espectador para comprar a sua ideia e fazer ele ler o QR Code a partir do aplicativo do mobile. Então, porque não utilizar essa tecnologia no ambiente educacional para fazer com que os alunos descubram o que você quer que eles descubram? Transformar os alunos em investigadores particulares, como detetives, chama a atenção e é divertido. Crianças e adolescentes são muito instigados por brincadeiras e competições, mesmo pequenas, e o resultado pode ser muito melhor do que você imagina.

Aplicativos

Para que o aluno esteja ainda mais engajado com a matéria, alguns profissionais criam aplicativos que possam auxiliar ao aluno para com a matéria e disciplina. Alguns aplicativos são bem fáceis de serem produzidos e promovem uma educação à base da tecnologia, deixando o ambiente virtual mais divertido. A tecnologia mobile, então, é bastante interessante para que a sala de aula fique mais produtiva, divertida e interessante! Links: http://blog.fabricadeaplicativos.com.br/2013/09/26/7-maneiras-de-usar-a-tecnologia-mobile-na-educacao/

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.