Qual a função do professor conteudista em EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/08/2018 - 23:08:05 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Qual a função do professor conteudista em EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A função do professor no ramo da educação tradicional ou a distância é de grande importância, assim como todos os gestores envolvidos no processo educacional. O professor é o gestor que constrói a engrenagem, otimizando o ensino e a aprendizagem.

Hoje, a educação a distância ou EaD passa por um procedimento visando a inclusão das pessoas, tornando os estudos e conteúdos mais acessíveis. Educação é conteúdo. EaD é conteúdo. Não se pode gerir um decurso educacional sem conteúdo.

Dessa forma, os projetos de EaD e cursos online em geral começam a procurar o professor conteudista para integrar a equipe de gestores. Você sabe qual a função do professor conteudista em EaD?

O professor conteudista é um profissional conhecido desde a época do iluminismo na educação, com as propostas de ensino conteudista. Conheça mais sobre esse profissional no decorrer do artigo.

Função do professor conteudista em EaD

O professor conteudista é um gestor que visa a transmissão de cultura e é considerado comumente como o tipo de docente que ensina nas escolas, ou seja, é o professor tradicional. Sua particularidade funcional é gerir, como metodologia de ensino, a quantidade de informações que os alunos podem absorver.

No contexto histórico, a metodologia de ensino conteudista advém do Iluminismo (séc. 18) consoante a sua propagação nas escolas públicas da França. Com isso, a proposta era universalizar o ensino e o acesso ao conhecimento com a finalidade de formar cidadãos.

Nos dias de hoje, mesmo com as mudanças nos sistemas de ensino e aprendizagem com os cursos online, a função do professor conteudista em EaD tem a mesma função: formar cidadãos. Claro que tudo sofre transformação, mas a essência continua sendo a original.

Ensino conteudista: do Iluminismo ao séc. 21

No Iluminismo, o professor conteudista precisava se adequar a um tipo de sistema diferente, mais limitado e com os conhecimentos científicos ainda incipientes. No século 21, as particularidades mudam.

Vivenciamos formas de ensino e aprendizagem diversificadas e propondo interatividade e dinamismo. A função do professor conteudista em EaD é fomentar conteúdos teórico-
-práticos que ajudem o entendimento do aluno a distância. A necessidade de exercícios, conteúdos, explicações, apostilas, referências de livros, revistas, blogs, jornais e bases de dados é observada.

O professor conteudista necessita de habilidades que respeitem os prazos estipulados das determinadas Instituições de ensino, respeitando suas políticas e fomentando a cultura e disseminação do conhecimento.

Considerações finais sobre função do professor conteudista

A função do professor conteudista em EaD vai muito além das conformidades dos cursos online em geral. Existem Instituições que trabalham com ensino presencial e a distância e, nessa perspectiva, o professor conteudista precisa adequar o conteúdo a todos os públicos.

Inclusão, disseminação da informação e do conhecimento, acesso a fontes de informação, exercícios práticos, mídias digitais, videoaulas, amor por ensinar e aprender em conjunto são as palavras-chave que formam esse profissional.

Você já conhecia sobre o professor conteudista ou conhece algum? Ou você é professor conteudista? Fale mais sobre! Gostou de saber sobre o professor conteudista em EaD? Comente!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.