O que escrever para divulgar um curso?

02/02/2022 13:02:12

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A escrita é algo muito importante que tem que exercitar muito para montar um curso, escrever mais e melhor pode abrir muitas portas para o seu futuro. 

Seja para mandar bem nas redações de processos seletivos ou se comunicar melhor no ambiente profissional e na universidade, investir em um curso para escrever melhor é uma ótima maneira de se destacar dos demais e mostrar proficiência em sua língua nativa.

De acordo com um estudo de 2018 realizado pelo Sistema de Avaliação Básica, o SAEB, de cada 10 alunos que se formam no Ensino Médio, 7 têm defasagens em português. Isso representa 70,9% dos estudantes brasileiros. Um número alto e que pode ter aumentado bastante em 2021, por conta da evasão escolar decorrente da pandemia.

Escreva seu curso

Depois de escolher uma plataforma, será mais fácil escrever seu curso, porque você saberá em que formato precisa para criar o curso.

Por exemplo, se você planeja oferecer um curso em vídeo, precisará escrever um script para seguir e praticar as lições de gravação.

Qualidade e profundidade do conteúdo

Algumas coisas a ter em mente ao escrever o curso

  • A pessoa que faz o curso não sabe o que você sabe. Ele ou ela é um iniciante, então comece no começo.
  • Faça um glossário de termos e defina-os. Certifique-se de também defini-las no curso na primeira vez que mencioná-las.
  • Escreva um conteúdo fácil de roçar e absorver. Use cabeçalhos, marcadores e divida o conteúdo sempre que possível.
  • Peça a alguém que leia seu trabalho para ajudá-lo a identificar erros de digitação e corrigi-los.
  • Peça a um grupo beta para ver o seu curso e avise-o se você tiver alguma informação que precise ser preenchida.
  • Escrever o curso e possivelmente gravá-lo é uma das partes mais demoradas da venda de cursos on-line.

Lembre-se, porém, de que você está criando algo que pode vender repetidamente no futuro. Portanto, enquanto você estiver se esforçando muito agora, obterá lucro com isso por muito tempo.

 Editar para legibilidade

Agora, você provavelmente já tem um curso muito bom projetado. É aqui que você deve deixar seu projeto de lado por mais ou menos uma semana. Então, volte e olhe para ele com novos olhos e certifique-se de que tudo seja lido facilmente.

Leia o curso inteiro em voz alta ou peça a um programa de leitura para ler. Isso ajudará você a ouvir quaisquer problemas com o texto e pegar quaisquer frases estranhas ou erros de digitação estranhos.

Mesmo que sua prosa seja gramaticalmente correta, é importante concluir esta etapa. Seu curso pode ler de uma maneira que dificulta ao aluno entender o que está acontecendo.

Adicione extras

Agora, é hora de adicionar alguns elementos extras ao seu curso.

Lembre-se de que você deseja que seu curso se destaque da multidão. Se você escolheu um tópico sobre o qual as pessoas estão interessadas em aprender mais, provavelmente já existem outros cursos sobre o assunto.

  • O que vai tornar o seu único?
  • Por que as pessoas querem se inscrever no seu curso em relação aos outros?
  • Considere adicionar:
  • Fichas de trabalho
  • Os clipes de vídeo
  • Entrevistas com outros especialistas
  • Material bônus em um tópico relacionado
  • Lista de perguntas e respostas de aulas ou workshops anteriores
  • Links para recursos adicionais, como livros ou sites, que o usuário achará úteis.
  • Tenha cuidado ao vincular-se a outros lugares do seu curso. Você não quer que o usuário comece a ler outro site e nunca volte ao seu.
  • Seja muito seletivo e compartilhe apenas o que realmente aprimora seu material. Se é algo que você pode escrever e oferecer aos leitores, é melhor criar o conteúdo e manter o tráfego em seu curso.

 Comercialize seu curso

Você pode criar o melhor curso que alguém já escreveu, mas se ninguém seguir o curso, não será muito bom. A comercialização do seu curso on-line é absolutamente essencial.

  • Maneiras de comercializar seu curso on-line
  • Crie um site dedicado a explicar o que seu curso oferece aos alunos em potencial.
  • Comece um blog e publique postagens de blog relacionadas ao seu curso, mas não divulgue o conteúdo do curso.
  • Compartilhe / promova seu conteúdo nas mídias sociais e faça conexões com seu público-alvo.
  • Crie uma lista de discussão e coletar endereço de email.
  • Você também vai querer pensar fora da caixa.
  • Por exemplo, você pode oferecer uma postagem de convidado em um site que não esteja em concorrência com o seu, mas que tenha um público-alvo semelhante? Outra idéia é participar de conferências nas quais você pode interagir com possíveis alunos.

 Interagindo com os alunos

Depois de vender um curso para seus primeiros alunos, você deve fornecer a experiência mais excelente que já encontrou em um curso on-line. É isso que os incentivará a contar a seus familiares e amigos sobre seu curso. Além disso, você terá uma audiência cativa caso você escreva outro curso no futuro.

  • Configure os autoresponders de modo que, no minuto em que um aluno se registra no curso, ele receba detalhes sobre quando começar e como acessar o curso.
  • Configure lembretes ao longo do caminho para que o aluno não se distraia e esqueça de concluir o curso.
  • A menos que você tenha milhares de alunos, o que é improvável, comece com base em um nível pessoal e certifique-se de que o aluno esteja aproveitando o curso. É uma boa idéia entrar em contato depois que a primeira parte do curso estiver concluída, novamente na metade e no final do curso para solicitar uma avaliação.
  • Incentive os alunos a se inscreverem na sua lista de discussão para que você possa manter contato mesmo depois de concluir o curso. Isso também pode dar a você a oportunidade de futuras vendas adicionais. Por exemplo, se você oferecer um curso sobre como iniciar um novo negócio, poderá adicionar o coaching pessoal como um complemento. Falaremos mais sobre a adição de serviços adicionais para aumentar sua renda abaixo.

Lembre-se de ser educado, profissional e acessível para causar uma impressão duradoura em seus alunos.

Encontrando novos tópicos a partir de perguntas

Você também pode desenvolver cursos mais curtos que complementam seu tópico inicial. Uma das melhores maneiras de encontrar esses tópicos é examinando as perguntas que seus alunos fazem e respondendo a elas em profundidade.

Por exemplo, se seu curso for sobre como pintar uma sala e seus alunos continuarem perguntando sobre a melhor maneira de pintar o teto, talvez você queira adicionar um curso de acompanhamento separado sobre tetos de pintura.

Às vezes, uma pergunta levará a algo tão profundo que você poderá adicionar um curso completo e ter um segundo curso para seus alunos. Na maioria das vezes, porém, as perguntas levarão a curtos complementos para o seu curso inicial. Estes materiais de bônus podem manter fundos que você não poderia ter obtido.

 O poder da renda residual

Você provavelmente já ouviu falar sobre Renda Residual antes. Isso ocorre basicamente quando você faz o trabalho uma vez, mas continua ganhando dinheiro indefinidamente. Por exemplo, se você escreva um livro, você o coloca à venda e ganha royalties sobre esse livro enquanto o oferecer para venda.

Cursos online são um pouco parecidos. Depois de criar o curso, ele continuará a gerar dinheiro com o tempo.

Tenha em mente que a renda residual exige que você continue a comercializar seu site e produtos. Caso contrário, os clientes em potencial terão dificuldade em encontrar você e suas vendas ficarão estagnadas com o tempo.

A renda residual é vital para a força do seu negócio. Você só pode escrever cursos tão rápido, mas como um curso ganhará dinheiro mesmo depois de terminar de escrevê-lo, você poderá aumentar exponencialmente sua renda escrevendo um segundo curso enquanto o primeiro é oferecido, e depois um terceiro curso, e um quarto e assim por diante.

Com o tempo, você deve construir um fluxo estável de renda sem ter que fazer muito trabalho adicional.

Outras maneiras de monetizar seus cursos

Você também quer ver outras maneiras de gerar receita com seus cursos. Eu já mencionei que você pode oferecer add-ons e spin off cursos. Você também pode oferecer coaching individual. Isso daria aos alunos sessões particulares de coaching para ajudá-los a realmente compreender um conceito.

Por exemplo, eu costumava oferecer cursos de redação e inglês para alunos que estudavam em casa. Eu ofereci cursos online e pessoalmente. No início, eu apenas ensinei os cursos, mas depois comecei a oferecer alguns serviços adicionais adicionais, como tutoria individual, ajuda com ensaios de admissão na faculdade e treinamento de estudantes através de redação de romance.

Pense em como você pode agregar valor adicional aos seus cursos. Coaching é a escolha mais óbvia, mas pense fora da caixa e veja o que mais você pode inventar.

 Peça feedback

Se você quer que seu curso online realmente brilhe, você precisa pedir feedback. Envie uma pesquisa aos seus alunos assim que concluírem o curso. Se você permitir que eles completem a pesquisa anonimamente, você receberá um feedback mais honesto na maioria das vezes.

Realmente preste atenção às reclamações. Você pode resolver problemas facilmente em seu curso, abordando quaisquer problemas que os alunos apresentem. Talvez haja muito trabalho fora da sala de aula, as aulas em vídeo não estão sendo carregadas rapidamente ou partes do curso são confusas. Seja qual for o problema, o feedback que seus alunos fornecem é inestimável.

O ideal é que você escreva o seu curso, mas depois continuará a refiná-lo até se sentir perfeito. Essa é a melhor maneira de garantir que seu conteúdo seja melhor do que o de qualquer outra pessoa por aí.

 Peça ajuda

  • Divertir-se sobre o seu curso on-line não será fácil ou acontecerá rapidamente. É uma boa ideia pedir ajuda. O boca a boca é uma das melhores e mais baratas formas de propaganda.
  • Peça a sua família e amigos para contar aos outros sobre seus cursos.
  • Publique nas mídias sociais e peça aos seus seguidores para compartilhar informações sobre seu curso.
  • Construa uma equipe de rua para ajudá-lo a promover seu curso. Ofereça-lhes um curso gratuito se eles conversarem.
  • Negocie com outros instrutores (não concorrentes) e fale sobre seus cursos enquanto eles falam sobre os seus.
  • Pergunte aos influenciadores nas mídias sociais se eles vão considerar testar seu curso e recomendar se eles gostarem (certifique-se de estabelecer um relacionamento com eles primeiro).
  • Você ficará surpreso com quantas pessoas estarão dispostas a ajudá-lo se você pedir ajuda.

Vou listar alguns cursos são perfeitos para você aprender a escrever melhor e ter a possibilidade de ter um curso mais completo, confira essas dicas!

10 erros de escritores iniciantes 

Escrever um livro é um item que geralmente figura na lista do que fazer antes de morrer. Se você tem esse sonho, ou até mesmo trabalha com isso, o minicurso da Rusga é uma oportunidade única. Essa formação funciona como um curso de escrita criativa para quem tem interesse em trabalhar com diferentes gêneros literários. As aulas são online e gratuitas, com conteúdos que auxiliam os interessados a melhorar a forma como contam suas histórias.

- Revisão de Texto 

Desenvolvido pela WR Politécnica de Ensino a Distância, o curso de Revisão de Texto auxilia o profissional a aprender a revisar seus conteúdos de forma satisfatória, sendo uma qualificação fundamental para quem deseja escrever melhor. O curso é gratuito e com certificado válido em todo o Brasil, podendo ser utilizado como declaração de horas para a faculdade. 

- Produção de Conteúdo para Web

Profissionais de diferentes áreas trabalham produzindo conteúdo para sites e plataformas online. Para conquistar os internautas, é importante ter certas habilidades e utilizar técnicas diferentes dos outros formatos textuais do mundo offline. Com essa proposta, o curso da Universidade Rock Content é uma oportunidade para acompanhar o mercado e manter-se atualizado. Ao concluir a carga horária de aulas e realizar uma avaliação dos conhecimentos, é possível ter acesso a um certificado válido como horas complementares grátis. 

De uma olhada no nosso blog tem varios textos para montar um curso, e outros tópicos.

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