Como gravar vídeo no smartphone? Os Principais e Cruciais Pontos

29/04/2021 14:04:33

Youtube Telegram

O básico: Antes de apertar o botão de gravação, é importante considerar alguns fatores-chave que podem ter um efeito duradouro na qualidade do seu vídeo.

Gravar vídeo no smartphone: Áudio 

Microfones integrados em dispositivos móveis são muito limitados. Se puder, tente chegar o mais perto possível da fonte que você está filmando. E certifique-se de ouvir os ruídos ao seu redor também. Certifique-se de que não há carros passando ou zumbindo por causa das luzes - qualquer coisa que possa interferir no sinal de áudio.

Gravar vídeo no smartphone: Iluminação

Na maioria das vezes, as câmeras em dispositivos móveis funcionam melhor com o máximo de luz possível. Portanto, se você puder, evite áreas escuras. Além disso, tente evitar que o sol, luzes fortes ou janelas apontem diretamente para a foto. 

Gravar vídeo no smartphone: Composição de Foco

Em dispositivos móveis, o zoom é muito limitado. Então, se você puder, mova fisicamente a câmera para frente, para trás ou de um lado para o outro, para preencher o quadro. E tente estabilizar o foco o melhor que puder. Ninguém gosta de filmagens tremidas. Uma boa dica é apoiar-se demais em alguma coisa. Se você tiver um tripé ou uma superfície plana por perto, também funcionará muito bem.

Alguns Apps para gravar vídeos no smartphone

Aqui estão alguns aplicativos que são usados ​​para gravar e compartilhar vídeos:

Camera Awesome
iOS  | Android

Câmera +
iOS

Olho do treinador
iOS  | Android  | janelas

Instagram
iOS  | Android  | Windows (beta)

Periscope
iOS  | Android

Separamos algumas dicas para melhorar sua filmagem

Panorama

Nada destrói uma boa filmagem como ter duas barras verticais pretas em ambos os lados do vídeo. Para evitar esse erro amador, certifique-se de usar a orientação paisagem e não a orientação retrato durante a gravação - ou invista em um smartphone como o Motorola Moto One Action que grava automaticamente na paisagem, mesmo se você segurar o telefone no retrato.

A paisagem não apenas torna seu vídeo mais esteticamente agradável em geral, mas também o torna mais agradável de assistir quando visualizado em uma tela ampla ou na televisão. Além disso, você capturará mais no vídeo real.

Portanto, lembre-se: nunca segure  seu telefone na vertical enquanto grava, a menos que você realmente goste ou queira que essas barras pretas verticais sejam incluídas (ou se você estiver gravando apenas para algo como stories do Instagram). 

Enquadramento

Agora que você está gravando na orientação correta (veja acima), preencha completamente o quadro com o seu assunto. Você também pode colocá-lo um pouco fora do centro para criar uma cena mais visualmente interessante. Apenas brinque e veja o que fica melhor. 

A maioria dos aplicativos de câmera do telefone tem a opção de habilitar linhas de grade se você acessar as configurações da câmera, onde há grades verticais e horizontais na tela durante a filmagem. A ferramenta de enquadramento mais popular é a 'regra dos terços', então se você habilitar uma grade 3x3 em seu aplicativo de câmera, você pode alinhar o assunto com uma das 'terceiras' linhas verticais ou usar as linhas horizontais para obter a linha do horizonte a posição desejada. 

Ampliação

Nada é pior do que o zoom digital - pergunte a qualquer fotógrafo profissional. Felizmente, agora estamos em uma era em que muitos dos melhores smartphones vêm com zoom sem perdas ou 'óptico', que permite a você aumentar o zoom sem perder muito (se houver) dos detalhes. 

Para aumentar o zoom durante a gravação sem perder a qualidade nítida e vívida que você deseja nos vídeos, você precisará de um dispositivo que ofereça um zoom óptico decente. Se você tiver um smartphone com mais de uma câmera na parte traseira, geralmente uma das lentes extras é uma lente designada de "telefoto"

Todos nós já vimos aqueles vídeos em que os fotografados têm pele amarela e olhos vermelhos diabólicos combinados com fundos super escuros. O culpado? Bem, sim, é o fotógrafo ... mas também é o flash.

Os smartphones, você vê, vêm equipados com luzes LED que são muito brilhantes e podem facilmente desviar a temperatura da cor das fotos. Além disso, muitas vezes o vídeo ainda sai mal iluminado no final. Se você quiser gravar uma foto à noite, terá que encontrar outra fonte de luz. Ou, se o seu telefone tiver um modo noturno para fotografar, você também pode usá-lo. Para o vídeo, porém, não existem muitos telefones por aí que fazem boas filmagens com pouca luz. 

Se você quiser ou precisar de iluminação extra, felizmente pode adquiri-la relativamente barato. Pesquise na Amazon por anéis de luz acessíveis se você quiser um rosto uniformemente iluminado para filmar vlogs para a câmera ou pegue alguns pequenos painéis de LED alimentados por bateria. Eles darão a você uma aparência muito mais consistente e uniforme do que o flash LED do seu telefone jamais poderia.

Retroiluminação

Há outra coisa que você deve ter em mente ao pensar sobre flash e iluminação em geral: evitar configurações de luz de fundo.

Você pode ser capaz de ver as pessoas e seus rostos quando estão iluminados por trás, mas a câmera do seu smartphone geralmente não consegue e irá gerar uma filmagem com uma luz brilhante

Para evitar essa situação, tente definir uma configuração básica de luz. Aqueles que estão gravando em tempo real também podem melhorar uma situação de contraluz movendo-se para um lado ou outro, ou movendo o objeto para que ele fique de frente para a luz. Embora alguns aplicativos de câmera padrão tentem reduzir os efeitos da luz de fundo, você também deve tentar reduzir os efeitos na sua extremidade.

Lapso de tempo

A fotografia com lapso de tempo é uma técnica cinematográfica em que a frequência com que os quadros do filme são capturados (a taxa de quadros) é muito mais baixa do que a usada para visualizar a sequência. Quando você repete essa sequência em velocidade normal, o tempo parece estar se movendo mais rápido e, portanto, passando.

Simplificando: a fotografia com lapso de tempo é a manipulação do tempo. Objetos e eventos que normalmente levariam horas, dias, meses ou anos podem ser capturados e visualizados posteriormente em uma velocidade muito mais rápida, graças às técnicas de fotografia com lapso de tempo.

Antes da equipe do Instagram estrear o Hyperlapse, criar um vídeo de lapso de tempo com seu smartphone era entediante e, para ser honesto, difícil. Desde então, alguns fabricantes acabaram de incorporar o recurso direto no aplicativo de câmera pré-instalado. Os iPhones da Apple , por exemplo, possuem um recurso de lapso de tempo na câmera. 

Acessórios

Vamos ser honestos: as câmeras dos smartphones simplesmente não são tão boas quanto as potentes feitas pela Canon, Nikon ou Sony, principalmente porque as câmeras dos smartphones e seus aplicativos de câmera de estoque carecem de controles mais precisos e outras coisas, embora estejam ficando muito melhores.

Você pode obter tudo, desde sistemas de montagem em tripé até complementos de lentes criativas.

Editando

E, finalmente, às vezes é necessário um pouco de edição para fazer sua filmagem ir de "meh" a "uau". E hoje em dia você também pode fazer edições intensas em seu smartphone, o que significa que não precisará investir em softwares sofisticados para desktop.

Tudo, desde o recorte básico até a adição de transições, títulos e efeitos, é simples em dispositivos móveis iOS e Android. Quer seu próximo vídeo seja uma montagem ou um projeto escolar, os aplicativos móveis podem agilizar o processo de edição de vídeo.

O iMovie da própria Apple para iPhone e iPad, por exemplo, inclui títulos e transições e até suporta a criação de trailers para cinema em trânsito. Outros recursos incluem imagem em imagem, tela dividida e efeitos de câmera lenta. É muito semelhante ao iMovie no Mac, na verdade. Para o iPad Pro, você pode querer dar uma chance ao LumaFusion, embora seja bastante caro. 

Pinnacle Studio é outro bom exemplo, assim como Videon e Magisto. Mas isso não é tudo: o aplicativo Premiere Rush da Adobe para iPhone e iPad é uma ferramenta de edição de vídeo poderosa com muitos dos recursos do Premiere Pro, embora seja simplificado e possa ser usado por qualquer pessoa.

Ele oferece edição de vídeo rápida, assim como outros aplicativos móveis, onde você pode simplesmente arrastar e soltar filmagens e fotos na ordem que desejar e cortá-los, mas também é compatível com Premier Pro para que você possa exportar o resultado final para o desktop software e refine com maior controle.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

A crise econômica e o ensino a distância

A crise econômica e o ensino a distância

Educação a Distância - 03/08/2015