Educação a Distância no mundo e no Brasil

16/09/2022 18:09:58

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Curso presencial ou a distância?

O Ensino a Distância (EAD) é um assunto relativamente novo, ainda levanta curiosidades e perguntas. Não são todas as pessoas que sabem exatamente do que se trata e como funciona o método de ensino. Mesmo assim, apesar do desconhecimento e da desconfiança, pode-se dizer que vem ocorrendo um grande avanço da EAD no Brasil de uns anos pra cá, tanto tecnológico quanto de abrangência.

A escolha de um curso e em qual faculdade estudar não é trivial. Essa decisão terá muito impacto no futuro do estudante, definindo sua profissão após formado, a qualidade da preparação e ensino que receberá durante os anos de faculdade e o valor dado ao seu diploma pelo mercado de trabalho. Nos dias de hoje, pode-se escolher entre cursos presenciais e a distância. Cada uma dessas duas opções deve ser levada em consideração e o estudante deve escolher a que mais se encaixa ao seu perfil.

Educação a Distância do Brasil

Aqui no Brasil, a Educação a Distância foi oficialmente descrita no Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005: “Art. 1º – Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” 

Mas segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), a história da EAD no Brasil se iniciou em 1904, quando um anúncio que oferecia um curso de datilografia por correspondência foi publicado nos classificados do Jornal do Brasil.

Educação a Distância e as Tecnologias de Comunicação

Uma questão importante para ser observada é que a educação a distância sempre acompanha a evolução das tecnologias de comunicação. Veja:

  • Até 1910: os cursos eram oferecidos por correspondência em materiais impressos.
  • 1910 a 1950: o rádio passou a ser utilizado para transmitir os conteúdos. Vale lembrar que este período compreendeu as duas guerras mundiais.
  • 1950 a 1970: após a invenção e disseminação da TV, as experiências de telecursos deram seus primeiros passos.
  • 1970 a 1990: TVs via satélite e a cabo passam a ser usadas na transmissão dos conteúdos.
  • 1990 a 2000: começaram os cursos por computador via CD-ROM e, posteriormente, pela internet.

Conclusão

O avanço da tecnologia, melhores condições e infraestrutura, além de uma maior regulamentação do setor, têm fortalecido a educação a distância no mundo todo. Só no Brasil, já são quase 2.000 cursos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, que alcançam mais de 3 milhões de pessoas,Isso não significa que o ensino presencial tradicional esteja com seus dias contados, mas mostra que a experiência de aprendizagem será cada vez mais híbrida. E, quanto mais a tecnologia evoluir, mais a educação a distância poderá proporcionar experiências tão ricas nas quais a sensação de presença e proximidade seja muito próxima da realidade.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.