Como EAD pode chegar à parcela mais pobre da população?

09/06/2020 02:06:50

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O emprego de EAD se tornou uma necessidade nesse momento em que o isolamento social é necessário – e talvez esse processo possa ser conduzido ainda por um longo tempo.

Porém, no Brasil, o ensino online tem de superar grandes desafios devido aos graves problemas de desigualdade social de uma parte considerável da população.

Neste artigo iremos abordar sobre o tema de EAD pode chegar à parcela mais pobre da população.

A carência de recursos como barreira para o EAD

Quando temos e responder à questão de como EAD pode chegar à parcela mais pobre da população, esbarramos em uma realidade socioeconômica totalmente adversa a que essa metodologia valiosa seja adotada de imediato pela população mais carente.

Essa imensa parcela da população brasileira não possui acesso a equipamentos, energia e sinais de internet que permitam esse tipo de ensino.

Além desses fatores básicos, muitas casas não possuem nem as condições mínimas para criar um ambiente de estudos adequado, além de estarem em locais com instabilidades de caráter social que interferem diretamente na concentração e no aprendizado.

Tais fatores vão exigir que sejam realizados esforços em investir em melhorias das condições de vida e habitação para que o EAD possa ser implementado com o mínimo necessário ao aproveitamento do aluno.

A necessidade de traçar planos de ação para viabilizar o ensino online a todos

Com base nas necessidades da população, é necessário traçar ações que visem soluções que façam um podo pelo qual EAD pode chegar à parcela mais pobre da população.

Estabelecer cronogramas de soluções com base nas necessidades de cada local, assim como seu acompanhamento de cumprimento dessas metas, é uma maneira de atuar sobre os macroproblemas e permitir expandir o EAD às populações mais carentes de maneira mais coletiva.

A estruturação de ambientes de aprendizado online

Uma das formas de contribuir com uma forma para EAD pode chegar à parcela mais pobre da população está relacionada a criação de alternativas de ensino em grupo, como ambientes de aprendizado coletivos.

Assim, com a adoção de locais onde a sala virtual estaria dentro da microlocalidade mais próxima da casa dos alunos, abrangeria uma população mais ampla, que teria de se deslocar, porém sem a necessidade de sair da sua comunidade e, desse modo, manter a turma em grupos menores e com mais possibilidade da transmissão de ensino.

Essa seria a alternativa mais viável para atender a população carente que não possui recurso algum e assim poderia se manter no processo educacional sem interrupções.

Investir em infraestrutura de transmissão de dados

Todo o esforço para implementar o EAD para a parcela mais pobre da população ainda enfrenta ausência de sinal de internet residencial. Esse fato deixa alunos completamente impossibilitados de estudar.

Dessa forma, existe a demanda por disponibilizar internet universal e gratuita para que as demais ações de expansão de EAD sejam adotadas. Caso contrário, o ensino remoto nunca atenderá à parcela mais pobre da população no Brasil.

 

Conclusão sobre EAD pode chegar à parcela mais pobre da população

Muitos esforços devem ser considerados no sentido de se afirmar e verificar que o EAD pode chegar à parcela mais pobre da população.

Contudo, o atual cenário demonstrou a urgência em traçar metas e ações para que isso se viabilize o mais rapidamente possível, permitindo que a tecnologia possa auxiliar a democratização do ensino no Brasil.

 

Para um ensino a distância de qualidade é necessário usar uma plataforma que possibilite o uso das melhores ferramentas e recursos de ensino que a tecnologia possa oferecer.

O Estúdio site disponibiliza o Moodle, a plataforma de ensino online mais usada no planeta e com recursos excelentes.

Conheça como podemos lhe ajudar com o Moodle, acessando nosso link.

Diga o que achou deste artigo deixando um comentário em nosso blog, isso ajuda a melhorarmos sempre nosso conteúdo.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.