6 problemas de aulas EAD no ensino público brasileiro

05/05/2020 01:05:58

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Com o surgimento da necessidade de afastamento social por razões sanitárias, o Ministério da Saúde definiu a suspensão do ensino presencial em todos os níveis e estabeleceu a adoção temporária do ensino à distância, visando minimizar danos provocados pela interrupção de atividades.

Neste artigo, vamos abordar 6 problemas de aulas EAD no ensino público que impactam, de maneira importante, aspectos como o agravamento da defasagem de qualidade de ensino no Brasil, já tão identificada e que será mais aprofundada com as condições de que dispõe o país, na área da educação.

1. Limitações sociais e financeiras das famílias

Um dos principais problemas de aulas EAD no ensino público é a limitação financeira das famílias.

Pesquisa divulgada em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br apontou que 58% das residências no Brasil não possuem computadores, sendo que 33% não têm acesso à internet.

Tais dados são mais restritos ainda em relação a famílias com rendas mais baixas.

Muitas residências têm aparelhos celulares com acesso restrito a internet e que não possuem características básicas para suportar a troca de informações de ensino necessárias a um aprendizado de qualidade.

2. Necessidade de renovação dos métodos de ensino

A necessidade de se adaptar modelos tradicionais de ensino à nova realidade à distância se refere a outro dos maiores problemas de aulas EAD no ensino público.

O ensino on-line necessita de uma visão pedagógica diferenciada e mais atenção ao desenvolvimento dos alunos, para que se possa atuar sobre suas necessidades específicas.

Para isso, é importante uma nova visão de ensino e metodologia a ser aplicada nessa modalidade on-line. Adaptar as expectativas de ensino é um grande desafio para as escolas.

3. Problemas de infraestrutura de transmissão de dados

Um dos problemas de aulas EAD no ensino público diz respeito à limitação de acesso à internet para muitos estudantes.

A destacar ainda, a falta de garantia de fornecer acesso a internet de qualidade e alta velocidade, mesmo nos casos em que o estudante passe a ter acesso a essa tecnologia.

A dificuldade em transmitir sinal de qualidade é uma triste realidade que impacta profundamente a qualidade de ensino on-line.

4. Falta de estrutura das escolas

Muitas escolas não dispõem dos recursos básicos para adotar o ensino on-line e, nesse caso, pode ocorrer a delegação da responsabilidade a seu corpo de professores.

Nem sempre esses profissionais têm estrutura em suas residências ou até mesmo conhecimento técnico que facilite essa tarefa e, por isso, pode ocorrer um impacto ainda maior na qualidade das aulas on-line.

5. Necessidade de se investir em qualificação dos professores

Qualificar os professores é outro desafio imenso, pois existem professores que não tiveram treinamentos específicos com o uso de computadores e no ensino on-line.

Dessa forma, implantar uma metodologia tão distinta da conhecida, quebrando paradigmas, não é uma tarefa simples e exige investimento em qualificação constante para usar os melhores recursos no ensino.

Usar aparelhos de celulares passou a ser comum a maioria das pessoas. Porém, isso não corresponde a uma boa utilização com qualidade de métodos de ensino à distância.

6. Adaptar a rotina de estudos pelos alunos

Um desafio imenso se refere a adaptar as rotinas dos alunos ao novo modelo de ensino.

Nesse aspecto, há uma similaridade com pessoas que executam home office, modalidade profissional em que é necessário foco, organização e determinação para realizarem suas tarefas profissionais com sucesso.

Imagine o desafio que crianças e adolescentes enfrentarão com o ensino on-line, tendo que conviver com suas rotinas pessoais, conciliando-as com o aprendizado à distância.

Devem ser feitos esforços, nesse contexto, para tratar e orientar eventuais métodos e acompanhamentos para orientar e educar os estudantes em suas responsabilidades e que possam ser vencedores em seus desafios educacionais.

 

Considerações finais sobre problemas de aulas EAD no ensino público

Várias condições apontam para diversos problemas de aulas EAD no ensino público no Brasil.

Além dos aspectos mencionados neste artigo, existem fatores pedagógicos bastante significativos que devem ser trabalhados para uma correta adaptação a essa nova metodologia, tais como a necessidade de adotar soluções de plataforma de ensino on-line que possa oferecer resultados de qualidade em relação ao ensino e aprendizado.

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