8 melhores recursos para usar humor na educação

08/12/2017 10:12:31

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Para melhorar o conhecimento, o uso do humor é sempre algo que motiva. E existem os melhores recursos para usar humor na educação que devem ser adotados como motivador e formas de fixação dos conteúdos transmitidos. Neste artigo iremos citar os oito melhores recursos para usar humor na educação.

Associe a matéria estudada a situações de humor

Para usar da melhor forma o humor na educação, você pode utilizar a disciplina que está sendo estudada para vincular a situações bem-humoradas e que tragam a efetiva participação do aluno ao real entendimento da matéria. Relacionar um determinado aprendizado específico a outros tipos de abordagens educacionais (matérias que se inter-relacionam) é uma excelente forma de conseguir um aprendizado pedagógico mais efetivo e de forma ampla.

Utilize exemplos divertidos do cotidiano

O humor na educação pode ser adotado por meio de exemplos de vida dos próprios alunos e situações interessantes de seu cotidiano de forma leve e divertida, fazendo com que o aprendizado se consolide de forma mais próxima aos estudantes.

Use desenhos e charges humoradas

Usar o humor na educação com desenhos e caricaturas ou charges relacionadas às matérias que estão estudando faz com que o aluno sinta maior satisfação no aprendizado e fixação da matéria que estuda.

Apresente notícias diárias contextualizando o humor

Utilizar o humor na educação com a apresentação de notícias do dia a dia, apresentando-as de forma criativa e relacionadas aos assuntos transmitidos nas aulas. É um excelente motivador educacional por aproximar o aprendizado teórico de exemplos reais.

Adote atividades que requeiram movimentos

Usar exercícios com a necessidade dos alunos se movimentarem e interagirem entre si faz parte um bom exemplo de como usar ferramentas de humor na educação. Estas atividades, além de desenvolverem aspectos de socialização da turma, permitem um ambiente muito mais alegre e prazeroso, auxiliando de forma efetiva no aprendizado, no sentido amplo da palavra.

Recorra a trechos de filmes e clipes musicais

Inserir recortes de filmes e clipes de músicas além de introduzir o humor na educação permite uma participação real dos alunos e a quebra de tensões quanto ao desenvolvimento do aprendizado.

Formule jogos e desafios

Uma das funções do humor na educação é a integração do grupo e despertar a chance de motivar a todos, criando atividades que promovam a troca de experiências e a união de todos por meio de desafios e jogos criativos, despertando um sentido de superação e solidariedade bastante importantes.

Crie versões bem-humoradas de sucessos musicais

Como forma de usar o humor na educação é interessante usar e criar paródias de sucessos das paradas musicais que acabam auxiliando a retenção dos conteúdos apresentados. Isso faz com que o aluno se divirta e aprenda de forma muito mais fácil.

Considerações finais

O uso do humor na educação traz diversos benefícios para o aluno e professor e faz com que o aprendizado seja muito mais divertido e de fácil assimilação. Esta experiência certamente deixará o conhecimento muito mais efetivo e marcante para o aluno, o que se traduz em melhores resultados para todos. Até breve!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

9 dicas de como criar cursos on-line

Sugestão de Cursos - 21/09/2020

Conheça EaD: 3 vantagens e 3 desvantagens

Educação a Distância - 27/09/2018

Como criar vídeos para cursos EaD

Sugestão de Cursos - 12/11/2019