Microlearning - o guia completo para cursos e treinamentos corporativos

18/10/2019 18:10:37

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Com o crescimento do ensino online, tanto para instituições de ensino quanto para as empresas que desejam capacitar seus colaboradores, fornecedores e clientes, surgiram novas tendências e metodologias.

Uma dessas tendências trata-se de uma forma de ensino online de curta duração, de fácil entendimento e que é focado em um único objetivo. Cada lição (mídia) se basta unitariamente, mas podem haver várias outras em torno de um conteúdo mais amplo.

Esse método ou conceito chamamos de “Microlearning” ou “micro conteúdo” ou ainda “micro aprendizagem”, e se tornou tendência, devido as suas vantagens, tanto pra quem produz, quanto para quem estuda o conteúdo que está sendo aplicado.

Mas o que de fato é Microlearning?

 

Trata-se de um método de EAD que consegue proporcionar aprendizagem, mas em passos menores. Este tipo de abordagem geralmente apresenta cursos mais focados e lições que demandam menos tempo de aprendizado. Mas isto não quer dizer que seja um curso menor ou com menos conteúdo.

Por exemplo, imagine que os funcionários de uma empresa precisem aprender novas técnicas de marketing digital. Ao invés de fornecer um curso completo sobre o assunto, são fornecidos vários pequenos cursos com os tópicos que seriam abordados no curso maior: um pequeno curso de marketing de conteúdo, um curso de facebook ads, um curso de Google ads, outro curso de estratégias básicas de SEO, etc.

Este tipo de abordagem é muito útil, pois além de ser mais fácil de reter o conhecimento (por ser mais curto), ainda possibilita que o aluno faça apenas os cursos que necessita, aumentando o custo-benefício do processo de aprendizagem.

Microlearning Vs Pílula de Conhecimento

Existe também um método, frequentemente confundido com microlearning, que é a Pílula de Conhecimento ou Pílula do Aprendizado, mas que apesar das semelhanças, possuem diferenças na aplicação.

A Pílula de conhecimento é destinado a treinamentos onde o colaborador/aluno tem pouco tempo diário para executar, por exemplo uns 30 minutos por dia, além de ter outras complementações, como fórum de debate e chat para debater o que foi aprendido durante a semana e posteriormente colocado em prática em suas atividades de trabalho, a ideia aqui é num curto prazo ir incorporando novos conhecimentos ao profissional, em outro momento iremos focar somente nesse tema em específico.

O microlearning é focado no conteúdo, tem como premissa a subdivisão do conteúdo, pela menor parte possível, uma lição/mídia por micro assunto. Se estivéssemos aqui falando de vídeo, que é o conteúdo mais comum, esse vídeo teria no máximo 5 minutos, apesar de eu sugerir vídeos ainda menores que isso, 1 minutos seria um bom tempo pra deixar o aluno focado, mais do que isso, quem está assistindo perderia o foco, principalmente nos tempos atuais, onde as pessoas olham a cada minuto as suas redes sociais, na minha época era a geladeira (rs), quem nunca abriu a geladeira para não pegar nada?

Onde posso aplicar o microlearning?

O ambiente mais comum de sua aplicação é para treinamentos corporativos, mas eu entendo que sua aplicação transcende só esse ambiente, acredito que todos podem se beneficiar, desde a pequena escola, a quem produz cursos livres, pós-graduação e porque não graduação, o microlearning é só uma abordagem diferente para o formato tradicional, a ideia dele é facilitar a forma como o seu alunos, colaborador, cliente, aprende.

Dimensões para considerar um microlearning:

  • Tempo: esforço relativamente curto, despesa operacional, grau de consumo de tempo, tempo mensurável, tempo subjetivo etc.
  • Conteúdo: unidades pequenas ou muito pequenas, tópicos restritos, questões bastante simples, etc.
  • Currículo: pequena parte do cenário curricular, partes dos módulos, elementos de aprendizagem informal, etc.
  • Forma: fragmentos, facetas, episódios, "pílulas de conhecimento", elementos de habilidade, etc.
  • Processo: atividades separadas, concomitantes ou reais, situadas ou integradas, método iterativo, gerenciamento de atenção , conscientização (entrar ou estar em um processo), etc.
  • Medialidade: mídia impressa, mídia eletrônica, mono-mídia vs. multimídia, formulários (inter-) mediados, etc.
  • Tipo de aprendizado: repetitivo, ativista, reflexivo, pragmatista, conceitualista, construtivista, conectivista , comportamentalista; também: aprendizado de ação, aprendizado em sala de aula, aprendizado corporativo etc.

Exemplos de atividades

  • lendo um parágrafo de texto , e-mail ou sms;
  • ouvindo um podcast informativo (curto);
  • assistindo a um pequeno videoclipe;
  • visualizando um cartão de memorização;
  • memorizando uma palavra, vocabulário, definição ou fórmula;
  • classificação de um conjunto de itens (micro-conteúdo) por ordem cronológica;
  • selecionando uma resposta para uma pergunta;
  • respondendo perguntas em questionários;
  • aprendizagem divertida com micro-jogos;
  • compondo um poema curto;
  • escrevendo ou desenhando uma reflexão sobre o conteúdo recém-visualizado;
  • classificação de confiança em uma resposta a uma pergunta;
  • E outros…

Um bom exemplo de microlearning e que você provavelmente já usou ou pelo menos teve conhecimento é o Duolingo.


O segredo do microlearning

Para se obter sucesso com esse método, é necessário uma preparação, antes de escrever qualquer apresentação, gravar qualquer vídeo, é preciso planejar, definir com detalhes como será os micro conteúdos.

Eu costumo usar uma ferramenta simples, porém muito eficaz, na hora de planejar os meus cursos, uso uma ferramenta de mind map, existem muitas opções, pagas e gratuitas, para desktop e para smartphones e tablets, utilizo o https://drive.mindmup.com/ que é integrado ao Google Docs, isso me facilita abrir de qualquer lugar e qualquer dispositivo, além de ser gratuito =)

O passo a passo que uso para criar meu conteúdo

1 - O primeiro passo, óbvio, é definir o assunto central do curso

2 - Depois os tópicos, os troncos que subdividem o assunto central

3 - E por último ramificar para a menor parte possível, os micro assuntos, quanto menor melhor.

Eu costumo ter como premissa, não ultrapassar os 5 minutos de vídeo, mas quanto menor melhor, e cada mídia, formato, exige uma forma de mensurar de forma diferente, mas o importante é pegar a ideia. 

Vantagens para o aluno/colaborador e para você como conteudista

Acredito que até esse ponto já ficou claro do que se trata o microlearning e como aplicar ele em seus cursos e treinamentos, agora vamos ver as vantagens, principalmente se você precisa da aprovação, de outros setores ou pessoas, para implementar isso em sua instituição.

Vantagens para o conteudista (produtor de conteúdo)

Agilidade de produção: Um microlearning pode ficar pronto e disponível para os alunos em poucos dias, principalmente se você libera o conteúdo a medida que cria, essa é uma boa abordagem também, pode fazer o lançamento ou venda, quando for o caso, e atualiza o conteúdo a medida que fica pronto.

Economia: após definido o conteúdo, os tópicos e microtemas, a produção é agilizada, existe menos erros e a regravação caso haja falhas é mais rápido, pois não é necessário horas de desenvolvimento ou gravação, no caso de vídeos, podcasts e afins, uma vez que o conteúdo é pequeno, isso gera menos horas de produção e consequentemente menor custo de produção. 

Facilidade de atualização: exatamente por ser micro, qualquer atualização é mais fácil de ser executada. E ainda, existe a possibilidade de substituição ou retirada (definitiva ou temporária) sem comprometer os demais conteúdos.

Rapidez: uma vez que os conteúdos são menores, é mais fácil e mais rápido o profissional ou aluno colocar em prática o que aprendeu, a cada microtema aprendido já é possível incorporar isso a rotina do profissional, gerando assim mais engajamento e aproveitamento do que está sendo estudado e aprendido.

Vantagens para o aluno/colaborador/fornecedor/cliente

Informações específicas e direcionadas: a principal vantagem nesse caso é que o micro aprendizado fornece apenas a informação necessária para realizar o trabalho, ou seja, tudo na dose exata.

Produtividade: se o tempo de treinamento é menor, isso significa que o funcionário pode se dedicar mais ao trabalho e evitar que as tarefas se acumulem em cima da mesa – ou na agenda eletrônica.

Hora certa: o formato microlearning permite que a pessoa acesse o treinamento exatamente no momento que ela precisar daquela informação. E tudo pode ser colocado em prática imediatamente.

Mobilidade: um treinamento microlearning pode ser acessado em micro, tablet ou smartphone. Ou seja, quando e onde a pessoa precisar.

Personalização: a possibilidade de elaborar material microlearning sob medida para um público específico é outra grande vantagem. Assim, seu cliente pode segmentar os públicos dele e preparar treinamentos que atendem diferentes necessidades.

Formatos variados: os treinamentos de microlearning são disponibilizados em forma de vídeos, podcasts, animações, infográficos, games, cases, pequenas simulações etc. Esses recursos favorecem o engajamento e, consequentemente, refletem na assimilação das informações.

Conclusão sobre o microlearning

O mais importante aqui é ser compreendido a meta que deseja alcançar, o microlearning não possui um manual de tempo, qualidade, formato obrigatório, mas é preciso entender o conceito e ir melhorando a cada novo curso criado, quanto mais conseguir definir os micro assuntos dentro do curso melhor, isso vai facilitar na produção e no ensino do aluno, além de criar uma grande biblioteca de pesquisa para ele, sempre que ele precisar relembrar um item específico, ele não terá dificuldade em encontrar, ou você acha que ele vai assistir um vídeo de 1 hora novamente, sempre que esquecer um ponto de sua apresentação?

Pense em como pode tornar fácil o ensino e encontrabilidade de cada item, dentro de um escopo que pode ser um curso pequeno ou grande, o microlearning não tem preconceito e permite que você melhore todos os dias.
 

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