Cuidados ao estudar em um curso a distância

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 25/06/2018 - 15:06:18 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Cuidados ao estudar em um curso a distância

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quais são os principais cuidados ao estudar em um curso a distância? Entenda melhor sobre esse tema no texto de hoje.

Na atualidade, tão adepta da virtualização, a preferência de diversos estudantes e universitários por cursos à distância têm se mostrado bastante vantajosa. Afinal, serve para economizar custos de transportes e outras formas de deslocamento, aproveitar o conforto de poder estudar da própria casa, um controle mais efetivo de seu próprio tempo etc. Não à toa, diversas pesquisas já apontaram cursos online e à distância como o futuro dos métodos de ensino, justamente pela enorme flexibilidade que estudantes e, por que não, professores, encontram para montar suas grades.

Mas mesmo tão vantajoso, o ensino à distância não exige somente organização, mas cuidado e atenção para que resultados satisfatórios sejam alcançados. Vamos enumerar alguns cuidados ao estudar em um curso à distância?

Cuidados ao estudar em um curso à distância

Regularidade

Uma das principais vantagens na hora de optar por um curso à distância é a chance do próprio estudante montar sua grade horários para se dedicar às aulas, mas claro que tal “liberdade” exige que haja compromisso na frequência com que o estudante se submeterá à prática dos estudos, à leitura dos conteúdos e avaliações. Claro, de nada adianta pular horários programados ou deixar para depois o que você já havia marcado em sua agenda. Comprometa-se a sempre respeitar sua própria grade de horários, e assim o ensino fluirá melhor.

Prática

A prática constante do estudo aliada a seu dia a dia, ou seja, a construção de uma rotina, também é essencial para que você mantenha controle sobre sua organização. O ideal é que você sempre estabeleça um ou dois horários específicos ao dia para se dedicar aos estudos, respeitando a duração que você mesmo vai impor para memorizar o assunto. Para tal esquema funcionar, também sempre deixe de sobreaviso seus parentes ou qualquer residente de sua casa sobre a atividade feita naquele horário.

Envolvimento

Uma das exigências de um curso à distância está no interesse que você vai nutrir por aquela matéria ou curso, ou seja, valorize seu estudo como uma das prioridades do seu dia, para que o hábito de estudos seja tido como uma parte indispensável e valiosa do seu dia, um investimento de tempo, dinheiro e dedicação que o levará a crescer.

Atenção

A flexibilidade dos cursos à distância pode ser uma benção para a elaboração de sua rotina e grade de horários; porém, mesmo durante as atividades, é fácil se distrair e perder o foco, seja pelas notificações do celular, pelo barulho da TV ou pelo som de outras pessoas falando. Se você reconhece o seu ambiente de estudo como um espaço suscetível a essas interrupções, busque o espaço mais silencioso da casa para se concentrar, mas sem deixar de lado conforto, algo importantíssimo para a concentração. Desligue sua internet e abstraia de outros pensamentos o máximo que puder para que, naquele momento, sua atenção esteja totalmente voltada ao que precisa aprender.

Pontualidade

A flexibilidade oferecida pelos cursos à distância também pode ser um perigo quando o aluno se deixa “empurrar com a barriga” e é levado ao que conhecemos como procrastinação. O descanso é importante e você deve se dar ao direito de tê-lo, mas, se tiver algo para fazer no curso, faça. Dando cabo de suas responsabilidades com seus estudos, você verá que seu tempo ficará livre muito mais rápido e sem nenhuma correria que interfira no seu aprendizado e, assim, conseguir respeitar um dos cuidados ao estudar em um curso a distância.

Conforto

É igualmente importante você se sentir à vontade e familiarizado com o espaço onde você vai se dedicar ao estudo. Procure um local onde você possa montar sua própria organização, deixando sua própria identidade, em termos de arrumação e organização, e assim o aprendizado fluirá muito melhor. Não acha?.

Seguindo todos esses passos e se comprometendo a cumprí-los, seu aprendizado no curso à distância será muito mais prazeroso e tranquilo! E não esqueça de comentar sobre nossas dicas e o quanto seu ensino melhorou após colocá-las em prática com os cuidados ao escolher um curso a distância, ok?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.