Riscos de estudar online

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 25/12/2017 - 10:12:57 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage

Riscos de estudar online

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Na sociedade atual, é indispensável que todos os indivíduos utilizem as mais diversas formas da tecnologia para otimizar seu dia a dia, seja na esfera profissional-acadêmica ou em suas vidas pessoais. Contudo, cabe também às pessoas utilizar a tecnologia de maneira crítica, tendo em mente em quais momentos as ferramentas mais tradicionais não devem ser deixadas de lado. Um destes momentos é a hora dos estudos; pouco se divulga sobre os diversos riscos de estudar online. Dentre os diversos riscos de estudar online, há dois campos que se destacam: os possíveis problemas dos cursos online e a ausência de socialização.

Possíveis problemas dos cursos online

Um dos riscos de estudar online é que, muitas vezes, os cursos não são capazes de atender às necessidades dos que os procuram. É comum que cursos online prometam muito mais do que podem cumprir, e isso se deve principalmente aos seguinte fatores:

1.   Falta de fiscalização

Por nem sempre serem fiscalizados corretamente, muitos cursos online podem ser elaborados por pessoas que não possuem qualificação adequada para lecionar sobre determinado assunto. Além disso, a falta de fiscalização pode expôr os estudantes a informações errôneas e/ou inverdades. Para evitar este risco de estudar online, é recomendado procurar sempre cursos adequadamente fiscalizados, criados por empresas ou instituições de renome, e que emitam certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação.

2.   Cursos mal-estruturados

Outro risco de estudar online é encontrar plataformas de estudo mal-estruturadas, que não otimizam o acesso. Exemplos são:

  • sites confusos, cujo conteúdo não segue uma ordem lógica;
  • sites com design contraintuitivo, que confundem o estudante com excessivas caixas de diálogo ou botões; entre outros.

3.   Ausência de socialização

Aqueles que afirmam que há muitos riscos ao estudar online por conta do isolamento social não estão totalmente errados ao fazê-lo. Entretanto, como aspecto positivo, temos que a EaD é baseada em interação e interatividade. Portanto, isso é um trunfo.

4.   A ausência do mentor

Uma figura de professor é extremamente importante na formação de um indivíduo, e mesmo que o estudante em questão já tenha passado da idade escolar, ainda é imprescindível que ele possa contar com alguém para dar-lhe o suporte necessário, ao aprender novos conteúdos e habilidades. É compreensível que a partir de certa idade a presença constante de um mentor torne-se menos necessária, de forma que o estudante possa aprender com autonomia; porém ela nunca deveria ser dispensada: aprendizes de qualquer idade podem ter necessidades de tirar dúvidas ou correm risco de absorverem informações de maneira incorreta, precisando serem corrigidos. O fato de muitos cursos online abrirem mão de um aprendizado com instrutores qualificados faz com que esse seja um dos riscos de estudar online. Portanto, exija conhecer a experiência dos Tutores das turmas de ensino online.

5.   A ausência de coaprendizes

Além de adquirirem novas informações, é importante que cada vez mais estudantes e aprendizes em geral aprendam e pratiquem habilidades interpessoais. Um dos riscos de estudar online é o isolamento, já que neste tipo de aprendizado, tais práticas são incompletas ou às vezes totalmente ignoradas. Mesmo que haja uma preocupação em fazer aprendizes online interagirem entre si, essa interação ainda será desfalcada, por não possuir o contato imediato entre as partes envolvidas. Agora que citamos alguns dos riscos de estudar online, gostaríamos de pedir a você, leitor, que deixe nos comentários a sua opinião: você concorda com os pontos levantados no texto? Há algum risco de estudar online que não tenhamos mencionado? Continue com o blog. Até breve!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como conciliar EAD e Pobreza no Brasil

Como conciliar EAD e Pobreza no Brasil

Sugestão de Cursos - 15/04/2020

Qual a melhor plataforma ead da atualidade?

Qual a melhor plataforma ead da atualidade?

Sugestão de Cursos - 07/01/2020

4 motivos para usar ferramentas realtime para EAD

4 motivos para usar ferramentas realtime para EAD

Educação a Distância - 04/04/2016

Saiba como será o futuro da educação

Saiba como será o futuro da educação

Moodle [plataforma ead] - 12/07/2017