Como funciona o investidor-anjo para startups?

24/02/2016 09:02:35

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Startups são pequenas empresas que querem crescer em meio ao mercado competitivo. Geralmente, elas têm uma estrutura menos rígida do que empresas tradicionais, por serem novas e inovadoras. A maioria delas trabalha na área de tecnologia, que é a que mais apresenta inovação atualmente, mas isso não é obrigatório, elas podem agir em qualquer área. Jovens de todo o mundo sonham, assim que saem da universidade, em trabalhar ou fundar suas próprias startups. Pode-se dizer que elas estão, aos poucos, substituindo grandes empresas internacionais no quesito melhores lugares para se trabalhar. Por serem novas, independentes e pequenas, um dos maiores problemas das startups é dinheiro. Por isso, devem ser procurados investidores-anjos, que “salvarão” a empresa financeiramente. Como assim? O investidor-anjo é aquele empreendedor que “doa” uma quantia líquida de seu patrimônio para uma startup que acredita que vá ser eficiente no futuro. Sendo assim, é o investidor-anjo que ajudará a startup com os primeiros passos. Esse empreendedor chamado de investidor-anjo geralmente é conhecido no ramo de empreendedorismo, muitas vezes já fez sucesso com sua carreira e busca investir em novas empresas para colher o lucro. Sabe-se que esse investimento é algo em torno de 5% a 10% do seu patrimônio. É ainda mais comum um grupo de investidores-anjos se unirem para que o investimento liquido seja maior, algo em torno de R$ 300 mil até R$ 1 milhão. Entretanto, esse tal de investidor-anjo não entra na empresa como executivo ou dono. Ele é apenas o investidor que pode ganhar uma porcentagem do lucro caso a empresa progrida.

Por que anjo?

O termo anjo é empregado nesse caso porque além de investir financeiramente na startup, o investidor-anjo também servirá como consultor ou conselheiro dos empreendedores, uma vez que esse anjo pode dar dicas importantes acerca do mercado financeiro e competitivo. Assim, o anjo é aquele que ajuda, guia e cuida da empresa onde o dinheiro fora investido.

O que a startup deve fazer?

A startup será responsável pela procura desse investidor-anjo, fazendo com que ele seja convencido a investir financeiramente no projeto. Nessa hora é importante ser transparente e comunicar-se bem para que o anjo sinta a sua paixão e concorde com a sua visão de mundo. Além disso, é importante entender o que o anjo irá dizer acerca da sua startup porque afinal de contas ele pode ser um grande aliado devido ao sucesso profissional que ele conseguiu durante os seus anos de vida.

Principais nichos de investimento

Aqui no Brasil é muito comum encontrar investidores-anjos atuando em alguns nichos da saúde e da biotecnologia aplicada à agricultura, porque ambos os setores estão em fase de crescimento no país devido ao desenvolvimento de medicamentos e a tecnologia produzida pela agricultura para facilitar o gerenciamento de fazendas. Então, se você tem uma ideia que caiba em algum desses nichos, é interessante procurar por um investidor-anjo. Sabia que a companhia americana FedEx, aquela empresa de transporte, teve como origem um investidor-anjo? Pois é! E veja aonde ela está atualmente. É uma das empresas mais importantes no âmbito do transporte de encomendas. Esse anjo é o responsável pela colocação da sua teoria em prática. Então, se você conseguir encontrar um investidor que acredite em sua ideia, você será capaz de realizar o seu sonho! Para atrair os investidores-anjos, é necessário ser inovador e ter uma visão mercadológica verdadeira. Pensar na escalabilidade da ação e da ideia para encontrar formas de fazer dar certo. Ser empreendedor requer que você seja determinado e paciente. Você também precisa ser organizado e passar uma boa imagem, para que o investidor saiba que o dinheiro está em boas mãos.

Links:

https://www.napratica.org.br/investimento-anjo-o-que-e-e-como-funciona/ http://www.anjosdobrasil.net/o-que-eacute-um-investidor-anjo.html

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

7 Dicas Para O Aluno EAD Aprender de Verdade

Educação a Distância - 23/10/2015

Qual a função de um programador em cursos EaD

Webmarketing para Cursos - 18/08/2018