Como instigar a criatividade dos alunos?

24/03/2022 14:03:14

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

Desenvolver a criatividade é fundamental para a melhor aprendizagem em sala de aula, uma vez que os estudantes são estimulados a pensar em soluções inovadoras para os desafios que lhes são apresentados e, consequentemente, a aprofundar o estudo sobre determinado tema.

Fomentar o desenvolvimento de processos criativos no ambiente acadêmico torna-se ainda mais relevante na medida em que o avanço tecnológico e o progresso científico transformam tanto o mundo quanto às dinâmicas da sociedade. Afinal, essas mudanças colaboram para o surgimento de problemas cada vez mais complexos, exigindo que se desenvolvam novas formas de pensar.

O que é educação criativa?

“Esse tipo de ensino ocorre em três etapas: foco inicial em algum tema instigante; estímulo da imaginação, visando a busca de caminhos para a análise, a conexão e a implementação dos projetos; e o teste de sugestões para verificar sua aplicabilidade. Assim, a educação criativa torna-se capaz de incentivar a geração de novas ideias ou o desdobramento de soluções já estabelecidas, conectando temas aparentemente desconexos, criando laços cognitivos diferenciados e gerando novos olhares a respeito das situações.

“A criatividade é uma habilidade comportamental e, por isso, tende a ser mais estimulada a partir de métodos de ensino que capacitem os estudantes a adquirirem uma forma diferente de pensar, apresentando soluções para os desafios do cotidiano que vão além do óbvio. E engana-se quem pensa que a educação criativa só serve para os artistas.

Estimule o interesse dos alunos em trabalhos criativos com aulas de campo

Leve-os para um dia de aprendizagem diferente em museus, parques ou instituições. Alguns tours estão disponíveis on-line. Trabalhe nelas o olhar criativo. Por exemplo, antes de chegarem a alguma exposição de arte ou concerto musical, ensine-as sobre o artista e/ou obras em questão.

Faça perguntas instigantes durante a aula

Melhor do que apenas passar informação é ensinar métodos para que eles busquem a informação sozinho. Perguntas desafiadoras ajudam a salientar o instinto explorador dos alunos, de forma que eles compilam as informações juntos.

Curiosidade é sempre bom

Conduza a aula de forma que a curiosidade dos alunos seja endossada como uma atitude positiva, reforçando internamente neles a busca por conhecimento. Valorize suas ideias e dê parabéns ao público quando atingirem seus objetivos.

Permita falhas

Se o aluno produzir uma pergunta “errada”, ajude-os a pensar o que é possível  aprender a partir daquele erro. Encorajá-los a aprender com os erros é sempre melhor do que reprimi-los por isso.

Qual é a importância da educação criativa para a formação dos estudantes?

“A criatividade vem se destacando como uma habilidade valiosa para a resolução de problemas com os quais não estávamos acostumados e para os quais não tínhamos respostas prontas. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, tem enfatizado a demanda por soluções criativas ao transformar a forma como estudamos, consumimos e trabalhamos.

“E o ato de repassar, desde cedo, todo e qualquer aprendizado por meio de processos inovadores permite a condução do conhecimento de um modo muito especial. Isso porque os estudantes que são constantemente estimulados a ter um olhar criativo tendem a formar conexões entre os conceitos que estudam de uma forma mais rica, questionando e aprofundando-se mais nesses tópicos..

“Vale destacar que a inserção do processo criativo nas aulas deve ser feita de forma múltipla, com estímulo à autonomia, à troca de ideias, ao respeito pelas opiniões diferentes e ao estabelecimento de conexões entre tópicos de várias disciplinas. 

Assim as ideias criativas podem ir para o ensino EaD, pois a criatividade pode interagir, entre os sistemas e ter ideias novas para os estudos.

Benefícios da educação criativa

Ao promover uma aprendizagem criativa, é possível engajar os alunos e professores nas aulas, além de despertar a curiosidade dos estudantes e a busca pela autonomia. 

Nesse sentido, o papel da escola na educação criativa é pensar na formação completa dos indivíduos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade, deixando os alunos à vontade para criar, experimentar e executar suas ideias.

Dessa forma, a escola torna-se mais moderna e adaptada às demandas do mundo atual.

A base da educação criativa está em incentivar os alunos a buscarem, dentro de seu próprio repertório, novas formas de resolver problemas antigos. A troca de informações entre os atores educacionais é o que torna o desafio interessante.

Para enriquecer ainda mais o processo, é importante investir na educação artística e em novos formatos de ensino e aprendizado, como teatro, música, jogos e ferramentas tecnológicas,games,gamificação.

Pense nisto:

Estimulando a criatividade dos alunos, o professor ajuda a prepará-los para o mercado de trabalho, ou seja, um ensinamento para a vida.


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.