Como o treinamento com games pode revelar lideranças

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 13/10/2018 - 22:10:32 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como o treinamento com games pode revelar lideranças

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Atualmente, pensar que os jogos e videogames são apenas passatempos e brincadeiras é um grande erro do senso comum. E isso também vale para as empresas. Afinal, você sabia que o treinamento com games pode revelar novas lideranças? Este é o tema do artigo de hoje. Confira!

O termo gamification ganhou espaço no mercado corporativo, a partir dos seus benefícios para colaboradores, equipes e até mesmo líderes. Gamification significa aplicar os conceitos-base dos games para transmitir algum aprendizado ou conteúdo no meio de empresas.

Por isso, um treinamento com games pode contribuir para que uma empresa encontre quais profissionais possuem características de liderança. Isso porque os jogos estimulam criatividade, competitividade, senso estratégico e resolução de problemas.

Treinamento com Games: Como fazer?

Os games se utilizam do storytelling –técnicas para contar histórias –para criar uma jornada com foco na solução de um dilema. Por exemplo, o famoso Mario Bros enfrenta uma série de desafios para salvar a princesa Peach – lembra-se disso?

Com essa dinâmica, é possível criar desafios para as equipes e observar comportamentos que visem às soluções. Com esses resultados, a empresa consegue identificar os colaboradores mais preparados para exercer cargos de liderança.

As 5 vantagens do treinamento com games

Confira quais são as cinco principais vantagens de um treinamento com games:

Socialização: Os participantes criam habilidades de comunicação e ganham senso de trabalho em equipe;

Criatividade: Os jogos são capazes de ‘destravar’ a criatividade nos participantes, e deixá-los mais desinibidos para explorar emoções e sentimentos;

Improvisação: Os participantes são colocados em situações que precisam de improviso para resolver conflitos;

Estratégia: Os colaboradores tendem a ser mais estrategistas quando são treinados com jogos – o raciocínio lógico é estimulado;

Busca pela Recompensa: Para ser mais competitivos, visando algo maior, os colaboradores aprendem a ter mais motivação na busca por uma recompensa.

Como encontrar um líder com treinamentos com games

Afinal, como identificar qual colaborador possui perfil de liderança por meio de um jogo? A partir da gamificação de atividades, é possível notar alguns padrões de comportamento pertencentes ao perfil de um bom líder. Eles são:

Assumir responsabilidade

Se o colaborar esteve à frente da atividade e assumiu as principais responsabilidades, significa que possui caráter de liderança. Isto é, não tem medo de assumir riscos e se sente à vontade nesse papel.

Persuadir colegas

Um bom líder possui capacidade de persuasão. Afinal, deve organizar a equipe para seguir determinado caminho, motivando todos os colegas.

Se, na atividade, o colaborador conseguiu apresentar argumentos de que a sua estratégia para vencer seria a melhor, é um bom líder.

Motivar colegas

É importante observar qual colaborador mais motivou a equipe para ter um bom desempenho. Essa é uma das características fundamentais de um bom líder, e que pode ser notada em jogos.

Organizar estratégias

A empresa também deve observar qual colaborador foi o responsável pela organização da equipe e das estratégias. Ou seja, qual participante teve mais clareza dos caminhos que deveriam ser seguidos para alcançar o objetivo.

Ouvir colegas

É fundamental que um bom líder ouça a sua equipe e promova brainstorm para selecionar as melhores ideias. Nos jogos, também é possível observar esse comportamento entre os colaboradores.

Com baixo investimento, é possível colocar em prática o treinamento com games em qualquer empresa, selecionando melhores perfis para cargos de gerências, coordenação e direção.

Gostou do artigo sobre como treinamento com games pode revelar lideranças? Tem alguma ideia de jogo, experiência ou opinião sobre o assunto? Queremos ouvir você! Comente aqui embaixo as suas ideias!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Vender cursos online é lucrativo?

Vender cursos online é lucrativo?

Moodle [plataforma ead] - 27/10/2017

3 vantagens de treinamentos realtime via web

3 vantagens de treinamentos realtime via web

Educação a Distância - 27/04/2016