Como EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no Brasil

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 06/05/2018 - 20:05:21 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no Brasil

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação a distância vem se mostrando como uma ótima opção de ferramenta para atender as novas demandas da educação. Atualmente, está claro como o EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no Brasil. O EAD é capaz de atender com grande perspectiva de eficiência e qualidade aos anseios de democratização e socialização do ensino.

De forma rápida, ágil e com qualidade, esse modelo educativo inovador é a chance que as pessoas estão tendo de ter acesso a uma boa educação que lhes é negada devido a vários fatores socioeconômicos.

Grande parte disso se deve à internet, que revolucionou a educação a distância. Antes os alunos dependiam dos Correios para ter acesso aos materiais. Muitas vezes a demora da entrega acabava comprometendo seus estudos. Mas agora, a internet permite que as aulas sejam mais dinâmicas e eficientes, os alunos conseguem ter acesso a vários conteúdos multimídia e documentos de forma instantânea. Com certeza esse foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento do EAD no Brasil.

Neste post, iremos falar sobre a ferramentas que provam que o EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização e o porque deste modelo educativo tem ganhado tanto investimento por parte do governo.

De que forma o EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no Brasil?

A educação a distância conta com várias ferramentas que facilitam o acesso dos alunos aos conteúdos pedagógicos do curso. Pelo fato dos materiais serem oferecidos virtualmente, qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode consumir os conteúdos. Diferente do que ocorreria se elas tivessem que fazem um curso nas caras universidades, onde os materiais se estudos quase sempre possuem um valor alto.

Sem falar em outros gastos como transporte e alimentação, que são reduzidos pelo modelo EAD. Esses são os principais fatores que provam que o EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no nosso país.

Cada curso tem suas próprias ferramentas de estudo para os alunos, mas algumas são quase obrigatórias, como as listadas abaixo:

  • AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado)
  • Biblioteca virtual
  • E-books
  • Materiais em PDF
  • Videoaulas
  • Áudio
  • Chats
  • Fóruns

O preconceito com o Ensino a Distância

Anteriormente, existia um preconceito com EAD no Brasil. Muitas pessoas achavam que o modelo consistia em um ensino de baixa qualidade e que os alunos não conseguiam ser empregados depois da conclusão do curso. Entretanto, hoje a situação é outra. Até mesmo as universidades mais conceituadas do país possuem cursos a distância em suas grades. Os cursos online ganharam mais reconhecimento no mercado de trabalho e são tratados com o mesmo respeito que os cursos presenciais.

Esse crescimento do EAD fez com que mais pessoas pudessem ter acesso a educação e conseguissem se tornar um profissional qualificado e pronto para ingressar no mercado de trabalho. Mesmo as pessoas que moram longe dos grandes centros podem ter uma boa educação, de forma rápida, eficaz e sem grandes custos.

O investimento em ensino a distancia no Brasil

Em meio à crise, ser um profissional diferenciado pode ser essencial para se destacar no competitivo mercado de trabalho. Por isso, a educação a distância ganhou ainda mais investimento. As universidades começaram a apostar mais nos cursos online e melhorar a área da educação a distância. Desta forma, o EAD ajudou ainda mais a universalizar a educação no Brasil.

Agora você entende como o EAD pode contribuir para a universalização da alfabetização no Brasil e o por que da educação da distância merecer tanto investimento. Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser dar alguma sugestão, deixe um comentário abaixo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.