Como EaD pode ajudar na inclusão social
18/05/2018 22:05:37Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O sonho de cursar o Ensino Superior é, muitas vezes, frustrado por causa de vários fatores que compõem a realidade dos brasileiros, principalmente os que se originam da desigualdade social que existe no país.
Felizmente, o crescimento dos cursos online está sendo uma excelente solução para esse problema. O ensino a distância está ajudando a quebrar as barreiras educacionais que existem no Brasil e que antes impediam que as pessoas tivessem acesso a uma educação de qualidade, independente da região que habitam.
A tecnologia EaD aumenta a integração entre os alunos e os professores que não podem se encontrar pessoalmente. Além disso, também é a solução para as pessoas que têm dificuldade de locomoção ou que não podem pagar os valores altos das mensalidades do ensino presencial.
Neste post, vamos explicar como EaD pode ajudar na inclusão social e quais são os fatores que fazem desse novo modelo de aprendizado uma forma de democratizar o conhecimento.
Por que o EaD pode ajudar na inclusão social?
Através do ensino a distância, as barreiras impostas pela desigualdade social são ultrapassadas e cada vez mais pessoas estão tendo a oportunidade de acessar diferentes esferas do conhecimento e a se tornarem profissionais preparados para ingressar no mercado de trabalho. O exemplo mais evidente de como o EAD pode ajudar na inclusão social é de que as estatística apontam que cerca de 75% dos alunos do EaD não tem pai ou mãe com o Ensino Médio ou Ensino Superior completos. Isso prova que a grande maioria desses alunos vem de famílias que não tiveram condições de terminar os estudos e cursar uma faculdade.
O que explica os motivos que fazem do EaD uma solução para democratizar o conhecimento são as características do modelo educacional proposto pelos cursos online, que proporciona aos alunos a chance de estudarem com uma enorme flexibilidade de local e tempo de estudos. Sem contar que o custo das mensalidades dos cursos online é muito menor do que os cursos presenciais. Desta forma, as barreiras econômicas e geográficas podem finalmente acabar.
EaD e a inclusão de alunos deficientes
Outro fator importante de como o EaD pode ajudar na inclusão social é a inserção dos alunos com deficiência. Esses estudantes necessitam de cuidados especiais para conseguirem ter um bom rendimento nos estudos, o que, na maioria das vezes, os impedem de cursarem o ensino presencial.
O EaD conta com tecnologias que resultam em ferramentas pedagógicas que podem se adequar às necessidades de cada aluno e incentivar o desenvolvimento intelectual dele de forma a garantir um bom desempenho educacional, independentemente de o estudante ter alguma deficiência que o diferencie dos seus colegas.
O crescimento dos cursos EaD
A forma como o EaD pode ajudar na inclusão social reflete no nível de crescimento do mercado de cursos online no Brasil. Segundo o Ministério da Educação, de 2009 a 2014, o número de matrículas em cursos a distância teve um crescimento de 60%. Em 2016, o número de estudantes em curso a distância chegou a 561 mil. A grande maioria dessas pessoas não estaria estudando caso dependesse apenas no ensino presencial.
O que você achou sobre entender melhor sobre como EAD pode ajudar na inclusão social? Deixe seu comentário.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como EAD pode ajudar pessoas com síndrome de Down
Educação a Distância - 02/06/2018
5 tipos de plataforma de videoaula mais interessan...
Sugestão de Ferramentas [apps] - 03/10/2018
Três elementos indispensáveis a uma boa plataforma...
Moodle [plataforma ead] - 02/01/2019
4 microfranquias 2020 mais promissoras
Sugestão de Cursos - 24/12/2019