EaD: 5 principais recursos para aprendizagem via web

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 19/12/2017 - 10:12:11 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

EaD: 5 principais recursos para aprendizagem via web

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Ensino à Distância – EaD, revolucionou a forma de estudar. É uma nova forma de aprendizagem via web e se tornou cada vez mais comum a utilização dessa modalidade de estudo para a conquista de um diploma. Estudar utilizando a internet incrementa o ensino EaD, pois, muitas vezes, podemos ter acesso a bibliotecas, livros disponíveis gratuitamente, e muito mais. Falaremos, no post de hoje, um pouco mais sobre esses recursos que importam aos estudantes.

Cinco recursos disponíveis para aprendizagem via web

1.      Google Acadêmico, o grande amigo do estudante de EaD:

A plataforma Google não se resume apenas a um site de buscas. Pode ser um recurso-chave para alguém que está estudando em um curso EaD. Além de plataformas como o YouTube, Notícias etc.; existem as buscas refinadas, e o Google Scholar. Também chamada de Google Acadêmico, nessa ferramenta, em vez de a pesquisa se dar em sites aleatórios e mais acessados, o estudante terá acesso a pesquisas aprofundadas sobre qualquer assunto, podendo encontrar artigos científicos, projetos de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, entre outras possibilidades. Esse tipo de material é rico, uma vez que, um artigo científico trará como referências muitos outros livros e outros textos sobre a temática abordada. Vale a pena e é de graça.

2.      Complemente seu curso EaD através de aulas online

Além das aulas fornecidas pela instituição de sua escolha, você também pode usufruir das que estão gratuitamente na internet. Como dito no tópico anterior, o YouTube é um portal repleto desse tipo de material, e basta uma simples busca para encontrar algo do seu interesse. Atenção, lembre-se de sempre buscar referências sobre as pessoas que estão ensinando, é importante que sua aprendizagem via web seja agregadora e não o contrário. Busque por vídeos de pessoas que realmente entendem da área discutida, para assim não correr o risco de aprender equivocadamente. Claro, se você já tem acesso a vídeos referentes ao seu curso pela própria plataforma de estudos – ou AVA – , use e abuse desse recurso, pois é feito exclusivamente ao aluno EaD.

3.      Fóruns de discussão para a troca de ideias

Os fóruns podem estar disponíveis tanto na web, em uma busca geral, quanto pela Instituição de Ensino de sua preferência. Lá, os alunos entram em contato entre si e discutirão o assunto pertinente, “é um tipo de comunicação que não está sintonizada ao mesmo tempo e espaço onde se encontram os alunos”, diz pesquisa da UNICESUMAR, mas o importante é que se mostra eficiente na aprendizagem via web.  Os fóruns também podem ser utilizados para sanar dúvidas entre alunos e tutores, favorecendo assim o contato. Existem ainda os chats que, diferente dos fóruns, são um contato direto com o seu tutor no EaD, é uma novidade na aprendizagem via web, pois, por vezes, permite o contato instantâneo para solucionar uma dúvida por exemplo.

4.      Blogs e o compartilhamento de conteúdo facilitando o aprendizado

Além dos fóruns e chat, os blogs estarão disponíveis em algumas plataformas EaD como uma forma de compartilhar textos dos próprios alunos com os demais, e assim agregar conteúdo. É importante utilizar referências ao escrever, para que assim todos possam buscar a origem da informação ali colocada.

5.      Bibliotecas virtuais

Por último, mas não menos importante, as bibliotecas trarão as disciplinas necessárias para sua aprendizagem via web. Por conter livros voltados ao curso de sua preferência, você não vai precisar perder tempo procurando por obras aleatoriamente. Além das disponibilizadas pelo curso, você também pode buscar na internet, bibliotecas com obras de domínio público. Estudar além do lhe foi passado é uma boa forma de melhorar seu aprendizado EaD. A depender da instituição escolhida, haverá essas ou outras ferramentas disponíveis. E a internet é um campo aberto de possibilidades, que, se usado com cuidado, será útil ao aprendizado do aluno. E então, qual dessas ferramentas você prefere na hora de estudar e melhorar a aprendizagem via web? Deixe seu comentário falando a respeito. E bons estudos!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.