Como blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 28/09/2018 - 15:09:47 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

Investir e fomentar o crescimento da educação a distância no Brasil é uma estratégia importante, já que ela complementa a inclusão e a renovação das metodologias tradicionais em educação. Os adeptos ao EaD e os programas de cursos online em geral estão aumentando e, como tudo que cresce, é necessário medidas que auxiliem nesse processo.

Existem várias estratégias interligadas à promoção da EaD, e os blogs corporativos são uma delas. Você conhece alguma iniciativa de blog corporativo? Você sabe como blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD?

Para responder a essas questões, iremos discorrer sobre a importância dos blogs para promover conteúdo no âmbito da educação a distância.

Blogs: compartilhamento de informação e conteúdo

No contexto de surgimento da internet, os blogs têm um papel fundamental. Antes, a web era uma terra na qual as pessoas/os usuários só poderia usufruir da informação no intuito de aprender e aumentar o seu conhecimento.

A web era apenas um meio de notícias, caracterizado como a fase 1.0, ou seja, web 1.0. Nesse período, os blogs tiveram início e era bastante comum os navegantes da rede procurarem informações neles. Porém, não tinham a possibilidade de interação que temos hoje.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a web 1.0 começou a ser limitada. Faltava algo. E esse algo era o compartilhamento, a interação, a disseminação e a transformação dos usuários passivos em usuários ativos. Esses, nesse contexto, passaram do ato de consumidores passivos de informação e se tornaram produtores e consumidores ativos de informação.

Essa passagem é conhecida como web 2.0. É ainda destaque dizer que o próprio criador da web, Tim Berners-Lee, não concorda com esses marcos cronológicos, afirmando que a constante entre consumidores e produtores foi apenas um processo de avanço.

Na web 2.0, o compartilhamento de informações e a a interação por qualquer pessoa é vigente. Produzimos e compartilhamos conteúdo o tempo todo e interagimos com nossos amigos e seguidores sobre o nosso conteúdo e o conteúdo deles.

Dessa forma, os blogs são aparatos necessários à promoção de conteúdo e, em EAD, isso não é diferente. O blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD, visto que a disseminação e a promoção do conteúdo serão acessíveis e visíveis para uma determinada gama de indivíduos.

Como blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD?

Para responder a essa pergunta de forma sintetizada, diremos logo que o blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD no âmbito do compartilhamento das informações. O compartilhamento gera disseminação e interação e, com isso, a divulgação do projeto educacional (curso online) será um resultado.

Vamos pensar juntos: se eu promovo um curso online com um conteúdo interessante, bom marketing, boas propostas de otimização do currículo do aluno, boas propostas de parcerias com empresas e público num blog corporativo, esse meu conteúdo irá ser compartilhado de forma ampla!

Isso terá uma tese constatada: o blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD sim! O empasse é que existem projetos com temática atual, inovadores, mas que não são divulgados em plataformas adequadas, e o resultado é frustrante para o criador e inacessível para os indivíduos que poderiam se interessar pela iniciativa.

Além do que conhecemos como blogs

“O uso de um blog não se limita a um canal de comunicação direta pela internet. Ele pode ser a ferramenta que você precisa para ser reconhecido como uma autoridade em um assunto”.

Você pode utilizar um blog como uma máquina de vendas! Promova seu conteúdo e não desanime, pois os desafios nos fazem crescer e amadurecer. Para que seu blog nunca esfrie, sinalizamos algumas dicas:

Procure postar com regularidade;

Use as redes sociais;

Não se desmotive com comentários negativos ou contrários às suas postagens;

Abrace as críticas;

Aprenda com eles, enquanto eles aprendem com você;

Gere interesse e faça a diferença.

Gostou de saber como blog corporativo pode ajudar em estratégia EaD? Comente, estamos ávidos para saber sua opinião e debater!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.