Por que a EAD está crescendo no Brasil?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 25/06/2018 - 16:06:43 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que a EAD está crescendo no Brasil?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Vivenciamos uma realidade composta por diversos desafios relacionados a aspectos tecnológicos, financeiros, empregatícios e, dessa forma, a busca por se tornar qualificado se propaga no Brasil. Mediante a uma observação rápida em jornais, noticiários, mídias e redes sociais podemos perceber que, diante de um cenário de inflação e desemprego, o mercado de trabalho nacional se torna mais fechado e, por isso, competitivo. Será por isso que a EAD está crescendo no Brasil?

Boas qualificações e títulos acadêmicos (bacharelado, licenciatura, especialização, MBA, entre outros) são tidos como a chance para o ‘desempate’ em uma seleção empresarial.

Em contrapartida, imaginemos uma situação: um indivíduo sem ensino superior trabalha cerca de 8 horas por dia e tem a possibilidade de entre 1 hora e meia a 2 horas dedicados ao seu almoço. Contabilizaremos também que demore cerca de 40 minutos para chegar ao seu emprego e 40 minutos para chegar à sua residência.

Com isso, esse indivíduo passa, em média, 11 horas dedicadas ao seu emprego e ao seu deslocamento. Tomando como premissa que, futuramente, decida ingressar no ensino superior presencial, visando melhorar a qualidade de vida (e também pontos como conforto e salário), bem como ampliar seus conhecimentos, em qual horário poderia se dedicar as aulas e aos estudos?

É a essas demandas que juntificam por que a EAD está crescendo no Brasil. E esse é justamente o tema do artigo de hoje. Confira mais a seguir.

EAD está crescendo no Brasil: contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação

É aí que entra o foco da nossa discussão: a EAD poderia contribuir para ajudar e otimizar o tempo pela flexibilidade e autonomia de horários! Desafiador? Claro que sim! Porém, com a chance de crescimento profissional e financeiro!

Em linguagem contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), facilitam as nossas vidas de uma forma que era inexistente 15 ou 20 anos atrás! Com isso, a possibilidade de romper barreiras torna a comunicação mais dinâmica e interativa.

Nesse sentido, crescer profissionalmente e economicamente com cursos online e educação a distância otimiza a vida do brasileiro. Assim, direcionando-o para um futuro próximo, que caminha para rápida e essencial promoção de conhecimento.

Você quer fazer parte desse presente futuro que inclui por que EAD está crescendo no Brasil? Creio que a resposta seja sim!

Ainda existem preconceitos e receios quanto a EAD?

‘Preconceito’ ainda é uma variável a se considerar, mas para responder a essa questão, vamos aos últimos dados do Inep (2016), especificamente a análise do Censo da Educação Superior: enquanto o ensino superior presencial teve um declínio de 0,08% em suas matrículas, o ensino / educação superior a distância (EAD) atingiu um crescimento exponencial de 7,2%!

Apesar desse impressionante dado, temos muitos ainda acreditando que EAD se trata de um tipo de ensino de menos qualidade, mais fácil, ou que exige menos do aluno. Ledo engano, como sabemos. O importante é buscar cursos sérios, para uma boa formação do aluno, seja em modalidade presencial ou online.

Diante desse diálogo, consideramos que a procura e necessidade dos cursos online e da EAD promove uma mudança paradigmática na ‘educação tradicional’. Mas e você, o que achou sobre o artigo que fala a respeito de a EAD está crescendo no Brasil? O que você pensa sobre a EAD? Já teve experiências com cursos online? Conte-nos um pouco sobre, nos comentários abaixo!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.