Trabalho híbrido: será ele o novo modelo para as empresas?

20/06/2022 19:06:45

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Vamos falar sobre o mercado de trabalho e como a internet influenciou esse mercado.

O modelo híbrido de trabalho já existia na vida de diferentes empresas, mas ganhou novo espaço nas conversas entre gestores e profissionais do RH em razão da adoção do home office durante a pandemia da covid-19.
A pandemia veio e instalou esse novo modo de viver tanto no nosso trabalho como na vida.
A volta à rotina começou a ser flexibilizada, o Ipea registrou uma queda de 12,7% para 11,7% no número de profissionais trabalhando em casa.
A volta ao escritório é natural, mas abandonar por completo o home office pode ser desperdício de tempo e de recursos.

O Que é esse modelo novo?

Você já deve saber, mas não nos custa nada esclarecer que o modelo de trabalho híbrido é aquele em que parte da jornada é realizada na sede da empresa e outra parte no home office.

Em outras palavras, o trabalho híbrido é uma situação em que os funcionários passam parte da semana trabalhando no escritório e outra em suas casas ou outro lugar de sua preferência.
Apesar disso, uma vez que estivemos diante de uma sociedade que forçou empresas e profissionais a lidarem com o trabalho sendo feito de casa, é de se esperar que o modelo híbrido de trabalho esteja sendo pensado por muitos só agora.

O que diz a lei sobre o modelo Híbrido de trabalho

Estamos compartilhando com você a questão legal que, aconselhamos, sempre deve ser uma preocupação dos tomadores de decisão nas empresas.
Saber sobre as leis é importante, ate para não ter problemas no futuro.
O que você precisa saber é que, ao menos por enquanto, a CLT não contempla o modelo de trabalho híbrido. 
Em outras palavras, não há nenhum capítulo ou artigo específico da legislação que apresenta normas sobre esse tipo de jornada.
Isso não significa, porém, que empresas estão totalmente no escuro. Em 2017, com a publicação da Reforma Trabalhista — lei n° 13.467 ― a legislação passou a regular o teletrabalho, mas as definições são diferentes.
Ainda, a MP 927 esteve em vigência por um tempo regulamentando o home office. Entretanto, por ser uma MP, acabou caducando com o tempo e reforçando a necessidade de que o governo pensasse em formas de incluir o modelo de trabalho híbrido em uma nova resolução.
Com tudo isso, para adotar uma jornada de trabalho híbrida, uma empresa precisa fazer um aditivo de contrato home office para resguardar a relação entre empregador e funcionários.
A ideia desse aditivo é ter um documento que comprove que as partes acordaram o novo tipo de jornada, definindo ainda algumas regras e parâmetros.
Para que você tenha uma ideia sobre a importância de ter esse documento devidamente assinado, o home office não prevê a definição de uma rotina de até 8 horas diárias de trabalho. 
É possível dizer ainda que a lei não obriga a adoção de um sistema de marcação de ponto.
Contudo, é preciso muita atenção a isso, porque a legislação considera a adoção de soluções que viabilizam esse controle.

As vantagens do modelo de trabalho híbrido

Em um cenário de pandemia, a volta aos escritórios pode ser tanto desejada quanto temida. 
Por isso, para minimizar as chances de contágio, o trabalho híbrido tem a vantagem de permitir um número menor de funcionários na empresa em cada dia da semana.
A segurança, porém, não é o único ponto favorável que esse modelo de trabalho apresenta. 
A seguir, mostraremos outras vantagens que têm potencial para fazer você entender por que vale a pena enfrentar o desafio de atuar no meio online e no meio offline simultaneamente.

Falamos de pontos que tornam o modelo de trabalho híbrido como uma opção válida também para um futuro em que finalmente estejamos livres da pandemia. Vamos a eles!

1- Diminuição de atrasos

Para empregadores, a principal preocupação nesse sentido é lidar com atrasos frequentes de seus funcionários, o que leva diversas empresas a adotarem horários alternativos.
E para os funcionarios é muito melhor pois não tem que sair corrrendo atras da condução, acorda super cedo.
Quando trabalha de casa, o funcionário não tem que lidar com imprevistos que o colocam em um engarrafamento ou que o fazem bater ponto mais tarde do que deveria.

2- Otimização de atividades

O home office demanda que empresas revejam a forma como seus processos são conduzidos para adequar sua execução a um contexto digital ou online.
No modelo de trabalho híbrido, é preciso mesclar online e offline de forma a fazer com que as tarefas sejam devidamente cumpridas, mantendo o padrão de qualidade e respeitando prazos.

3- Redução de custos

Um volume menor de funcionários na empresa diariamente resulta também em uma redução de custos para o empregador.
Entenda que o modelo de trabalho híbrido pode tanto determinar dias em que ninguém estará no escritório, quanto estabelecer um rodízio ou definir dias em que todos devem estar.
Seja como for, no fim das contas, há um gasto menor com energia, internet, vale-transporte ou auxílio-combustível e outros custos atrelados. 
Como implementar o modelo híbrido na empresa
Como sabemos das vantagens, e como funciona, como podemos implementar isso na empresa que esta se adaptando a esse novo modelo.

Tecnologia e recursos necessários

Claro que vamos falar sobre tecnologia, alias devemos dar assistencia aos nossos colaboradores, é fundamental que a empresa se responsabilize pela adoção de plataformas e de aplicativos que favoreçam a comunicação, a documentação e o acompanhamento de processos. Falando de plataformas, trabalhamos com intuito de melhorar cada vez mais a nossa plataformas para os colaboradores e alunos tenham o melhor resultado para empresas e escolas.
No proximo post vou falar mais sobre essas tecnologias e recursos.

Conclusão

Independentemente da pandemia do novo coronavírus, o modelo híbrido de trabalho já era visto como uma tendência no mercado. 
Isso porque a modalidade tende a caminhar lado a lado com a adoção do home office que também já estava em curso.
Com tudo isso, falamos de um futuro que poderia demorar um pouco mais para se tornar realidade, mas que foi adiantado pelas mudanças que o isolamento impôs.
A flexibilização das restrições nos leva a dois cenários: um em que as empresas retomam o trabalho presencial por completo e outro em que não desperdicem tempo, recursos e os benefícios colhidos com a mudança para o trabalho remoto.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 conselhos para vender mais cursos online

Webmarketing para Cursos - 26/08/2018

Como EAD pode ajudar a melhorar a produtividade...

Educação a Distância - 26/08/2018

Como se dá a mediação pedagógica em EaD

Educação a Distância - 31/05/2017