Avanços tecnológicos e seus impactos na Educação

08/07/2022 19:07:08

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Hoje os avanços tecnológicos têm atingido e melhorado diversas áreas, destaque especial para o ramo educacional, que tem sido impactado positivamente. Tal fato ocorre devido à facilidade de obter informações com maior rapidez, o que aprimora e evolui o aprendizado de forma bastante inovadora.
Escolher por inserir ou não a tecnologia na sala de aula já não é uma opção, visto que ela faz parte da vida dos alunos no contexto extraclasse. Portanto, a sua aplicação em benefício do desenvolvimento educacional é vista como uma oportunidade excelente e necessária de permitir que a aula seja mais dinâmica e produtiva.

Fatores que possibilitam o uso de tecnologia na educação:

1 | Mudança no perfil dos estudantes

A nova geração de estudantes tem um perfil totalmente engajado no ambiente online, com facilidade para o acesso a computadores e dispositivos móveis.
O novo estudante tem a possibilidade de buscar na internet os assuntos que preferir, o que torna a aprendizagem muito menos centralizada. Por essa razão, reduz-se o interesse por aulas “intermináveis”, muitas vezes consideradas monótonas, cansativas e pouco produtivas.
Nesse sentido, as famílias e estudantes cobram metodologias de ensino inovadoras e alinhadas às novas demandas do mundo.

2 | Aumento do uso de dispositivos móveis

Celulares e tablets, dispositivos portáteis que nos acompanham a todo lugar, já não são mais uma realidade para poucos. Atualmente, mesmo crianças e jovens têm acesso a esse tipo de tecnologia, o que também impacta no ambiente escolar.
Diante desse cenário, não se pode mais negar a influência dos aparelhos na educação. Ainda que o tema gere polêmicas, já existem alternativas e estratégias de utilizar smartphones sem que isso afete a atenção ou o aprendizado dos alunos.

3 | Maior acesso à informação e materiais didáticos

O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, dependia totalmente do ambiente físico da escola. Hoje, com acesso à internet, todos conseguem consultar uma enorme quantidade de informações e aprender qualquer coisa.
Além disso, a possibilidade de usar links permite fluidez e conexão entre assuntos de diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar dados sobre os mais variados temas. É o fim do “monopólio” do conhecimento e um passo para a reinvenção do processo de ensino-aprendizagem.

4 | Facilidade de ensino à distância e remoto

A educação a distância (EAD) e o ensino remoto são fortes exemplo de revolução do ensino permitida pelas novas tecnologias. A migração de dados para a internet permite que o portal de ensino de uma instituição seja acessado com facilidade por qualquer pessoa.

O ensino remoto também altera profundamente a dinâmica tradicional da sala de aula, e tivemos provas disso com o cenário da educação em 2020. Com alguns ajustes, é possível estudar, realizar consultas, e até mesmo interagir com professores por meio de ferramentas de ensino online, como o Google Classroom.

5 | Tendência à “gamificação”

Com o alto engajamento da nova geração aos jogos eletrônicos, a chamada “gamificação” adquire um grande potencial de aceitação. É uma metodologia muito útil e fundamental para manter os alunos interessados nos estudos.
A aprendizagem pode ser obtida por meio de experiências vivenciadas e motivadas por recompensas a cada evolução de nível de conhecimento e experiência. É o ensino na prática de forma divertida e engajadora.

6 | Agilidade nas atividades

De fato, utilizar a internet para fazer uma pesquisa ou atividades em sala de aula vai facilitar e otimizar o período que será gasto nessa tarefa. Tanto para os alunos quanto para os professores, há um aproveitamento melhor do tempo e, obviamente, a eficácia do trabalho.

São inúmeras as maneiras de conseguir conhecimento nas ferramentas digitais, além da agilidade na comunicação que, sem dúvidas, agrada os jovens, já que tudo para eles precisa acontecer de forma rápida.

Tecnologia na educação: onde encontramos?

  • Na gestão escolar – com sistema de gestão escolar, gerenciadores financeiros e facilitadores de pagamento;
  • Na comunicação – com aplicativos de comunicação escolar e redes sociais para publicidade;
  • Nos processos seletivos – com provas online e sistemas de seleção;
  • Na captação de alunos – por meio de CRM ou gerenciador de interessados;
  • Nas sala de aula – por meio de lousas digitais, aplicativos educativos, gamificação, aparelhos tecnológicos, realidade virtual, metodologias ativas e inovadoras, e muito mais.

E a lista não acaba por aqui! As possibilidades são muitas e já existem no mercado diversas empresas que desenvolvem tecnologia especificamente para instituições de ensino.

Entre em contato conosco pois nós somos essa empresa!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Novidades da educação a distância

Educação a Distância - 06/09/2023

Conheça tudo sobre a história do Moodle

Moodle [plataforma ead] - 22/09/2016