O que é desenvolvimento ágil na web?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 26/04/2016 - 10:04:07 | Categoria: Desenvolvimento Web

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O que é desenvolvimento ágil na web?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

"Agilidade" é uma das palavras mais usadas no mercado de trabalho, mas quando falamos em desenvolvimento de software, essa atitude é ainda mais essencial. Isso porque o desenvolvimento ágil para web sempre foi o sonho das equipes e clientes, já que é apenas dessa maneira que se consegue que o usuário dê feedbacks importantes para a organização e também para seus projetos. O método ágil provém do inglês Agile Software Development e nada mais é que uma série de metodologias para se desenvolver um software, sempre com uma estrutura providenciada para projetos de engenharia de software. A agilidade fica por conta dos prazos e frequência de entrega dos softwares, muito curtos – semanas e não meses.

Como funcionam esses métodos

Como vimos, a Agilidade é o primeiro conceito importante para a área, mas é preciso ter em mente que só acontece se não comprometermos a qualidade que esse produto deve ter. Para isso, deixam-se de lado procedimentos burocráticos, problemas hierárquicos e também dificuldades de coordenação. Assim, o foco principal se torna a satisfação do cliente final, sempre com intuito de atender todas as necessidades do seu público. Por isso, o primeiro conceito básico do método ágil foca nos indivíduos e não nas ferramentas que serão usadas ou nos processos necessários para que a produção aconteça. É preciso, portanto, permitir que todos os indivíduos estejam conectados, para que assim todo e qualquer processo de burocratização possa ser colocado de lado.

Funcionamento do software

Outro processo importante para o desenvolvimento web ágil é a atenção que se dá ao modo como esses programas irão funcionar, e não apenas na documentação necessária para que funcionem. Por exemplo, você não precisará se preocupar com toda a metodologia que será implantada para o desenvolvimento do software e nem com todos esses processos, por exemplo. Nesse tipo de projeto, os desenvolvedores usam um modelo interativo e em espiral, que permite que os profissionais possam voltar sempre ao mesmo ponto, várias vezes seguidas. Além disso, todo o final de ciclo conta com um software funcional. Cada ciclo tem uma funcionalidade nova implementada, o que faz com que no final do processo, todas as funcionalidades desejadas estejam presentes no software. Além disso, é também durante o processo de desenvolvimento que o cliente consegue descobrir e aprender mais sobre o sistema. Isso gera uma série de discussões que podem servir, inclusive, para alimentar todo o processo novamente. É o modo mais certo de se comunicar com quem, de fato, irá usar o seu produto, sem que pra isso você espere todo o tempo de desenvolvimento e acabe descobrindo ao fim do processo que gastou muito mais do que deveria ou ainda estourou os prazos de entrega e finalização.  Tudo isso permite, ainda, que você realize as alterações necessárias durante todos os processos, sem que tenha aumento em seu orçamento. Com o desenvolvimento ágil de software, os trabalhadores são tratados como pessoas que desenvolvem o conhecimento e que podem assim não só aprender, mas também ensinar durante todo o desenvolvimento. Com isso, não existe mais aquele processo rígido que dificulta não só o desenvolvimento mais ágil, mas também mina a criatividade de todos os desenvolvedores que estão trabalhando para a melhoria do processo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.