O que é desenvolvimento ágil na web?
26/04/2016 10:04:07Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
"Agilidade" é uma das palavras mais usadas no mercado de trabalho, mas quando falamos em desenvolvimento de software, essa atitude é ainda mais essencial. Isso porque o desenvolvimento ágil para web sempre foi o sonho das equipes e clientes, já que é apenas dessa maneira que se consegue que o usuário dê feedbacks importantes para a organização e também para seus projetos. O método ágil provém do inglês Agile Software Development e nada mais é que uma série de metodologias para se desenvolver um software, sempre com uma estrutura providenciada para projetos de engenharia de software. A agilidade fica por conta dos prazos e frequência de entrega dos softwares, muito curtos – semanas e não meses.
Como funcionam esses métodos
Como vimos, a Agilidade é o primeiro conceito importante para a área, mas é preciso ter em mente que só acontece se não comprometermos a qualidade que esse produto deve ter. Para isso, deixam-se de lado procedimentos burocráticos, problemas hierárquicos e também dificuldades de coordenação. Assim, o foco principal se torna a satisfação do cliente final, sempre com intuito de atender todas as necessidades do seu público. Por isso, o primeiro conceito básico do método ágil foca nos indivíduos e não nas ferramentas que serão usadas ou nos processos necessários para que a produção aconteça. É preciso, portanto, permitir que todos os indivíduos estejam conectados, para que assim todo e qualquer processo de burocratização possa ser colocado de lado.
Funcionamento do software
Outro processo importante para o desenvolvimento web ágil é a atenção que se dá ao modo como esses programas irão funcionar, e não apenas na documentação necessária para que funcionem. Por exemplo, você não precisará se preocupar com toda a metodologia que será implantada para o desenvolvimento do software e nem com todos esses processos, por exemplo. Nesse tipo de projeto, os desenvolvedores usam um modelo interativo e em espiral, que permite que os profissionais possam voltar sempre ao mesmo ponto, várias vezes seguidas. Além disso, todo o final de ciclo conta com um software funcional. Cada ciclo tem uma funcionalidade nova implementada, o que faz com que no final do processo, todas as funcionalidades desejadas estejam presentes no software. Além disso, é também durante o processo de desenvolvimento que o cliente consegue descobrir e aprender mais sobre o sistema. Isso gera uma série de discussões que podem servir, inclusive, para alimentar todo o processo novamente. É o modo mais certo de se comunicar com quem, de fato, irá usar o seu produto, sem que pra isso você espere todo o tempo de desenvolvimento e acabe descobrindo ao fim do processo que gastou muito mais do que deveria ou ainda estourou os prazos de entrega e finalização. Tudo isso permite, ainda, que você realize as alterações necessárias durante todos os processos, sem que tenha aumento em seu orçamento. Com o desenvolvimento ágil de software, os trabalhadores são tratados como pessoas que desenvolvem o conhecimento e que podem assim não só aprender, mas também ensinar durante todo o desenvolvimento. Com isso, não existe mais aquele processo rígido que dificulta não só o desenvolvimento mais ágil, mas também mina a criatividade de todos os desenvolvedores que estão trabalhando para a melhoria do processo.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Qual o papel do professor/tutor na EaD?
Educação a Distância - 14/04/2017
Conheça EaD: 3 vantagens e 3 desvantagens
Educação a Distância - 27/09/2018
Curso on-line e gratuito: como escolher os melhore...
Sugestão de Cursos - 21/01/2020
4 dicas de Moodle como usar aproveitando recursos...
Moodle [plataforma ead] - 29/10/2018