5 razões para ter videoaulas em EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/01/2019 - 21:01:43 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 razões para ter videoaulas em EAD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

O mercado de cursos online está cada vez maior. Atualmente, é possível estudar qualquer assunto sem ao menos sair de casa. E, por isso, não faltam razões para ter videoaulas em EAD.

Artigos, apostilas, slides e e-books são outros tipos de materiais utilizados em cursos EAD. Entretanto, esse tipo de documento pode prejudicar a imagem que o aluno tem do curso, tirando a credibilidade dele.

O ideal é que esses materiais se tornem complementares às videoaulas. Entenda melhor isso com as 5 razões para ter videoaulas em EAD e garantir mais qualidade em seu curso virtual:

As razões para ter videoaulas em EAD

1) Oferecer diferentes mídias aos alunos

É comum encontrar alunos com níveis de facilidades diferentes para aprender. Alguns preferem o material físico, impresso em suas mãos. Outros aprendem ouvindo. Há ainda aqueles que são visuais, e precisam associar imagens, palavras e conceitos.

Uma das razões para ter videoaulas em EAD é conseguir englobar todas as formas de aprendizado em um curso que não poderá ser adaptado de acordo com a turma (como os cursos presenciais).

Dessa maneira, todos os alunos se sentirão contemplados com os conceitos ensinados. O aprendizado será mais eficiente, melhorando até mesmo a avaliação do curso EAD.

2) Envolver o aluno

Os conteúdos audiovisuais possuem uma maior capacidade de envolver o aluno. Recursos como imagem, música, sons e vinhetas despertam maior atenção e a participação do estudante.

Além disso, as aulas audiovisuais definem um tempo mais adequado para o estudo, evitando cansaços ou atrasos no conteúdo. Dessa maneira, o aluno compreende quanto tempo por dia deve estudar para avançar nas matérias.

3) Humanizar o professor

Com videoaulas, o professor fica mais próximo do aluno, já que ele perde o caráter de entidade que assinou um texto ou conteúdo. Ele passa a ter voz, rosto, expressões faciais e até senso de humor.

É muito mais fácil (e divertido) aprender quando há contato e admiração do professor. Todo mundo se lembra das matérias ensinadas pela professora preferida, por exemplo.

4) Oferecer acessibilidade

É normal encontrar diferentes relações com os dispositivos eletrônicos. Alguns preferem ler no celular, outros detestam muito conteúdo em tela. Há ainda aqueles que estudam em ônibus ou metrô e, por isso, não conseguem ler no celular.

No entanto, as videoaulas são universais, já que possuem fácil acessibilidade em qualquer plataforma: seja dentro de casa, ou na rua, no notebook, ou na tela do celular. Isso garante mais adaptabilidade e um universo maior de alunos.

5) Garantir qualidade

Em um mercado tão acirrado, qualidade é a palavra-chave. Por isso, uma das razões para ter videoaulas em EAD é garantir a qualidade do curso, reduzindo a taxa de rejeição (e devolução de dinheiro) e ampliando a rentabilidade do programa de educação.

Como otimizar um curso EAD com videoaulas

Para garantir maior atenção dos alunos, o ideal é que as aulas sejam curtas ou no máximo possuam um tamanho médio. Videoaulas com mais de 25 minutos podem se tornar chatas, morosas e desinteressar os alunos.

É fundamental criar ritmo e praticidade na hora de transmitir o conteúdo. A qualidade dos vídeos também é importante, principalmente o áudio, que deve ser limpo e claro.

Como há inúmeras razões para ter videoaulas em EAD, há inúmeras razões para alunos escolherem cursos assim. Por isso, é essencial iniciar o quanto antes a produção de aulas audiovisuais para internet.

Conhece mais alguma entre as razões para criar videoaulas para EAD? Então, deixe um comentário abaixo!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como criar cursos EaD de qualidade

Como criar cursos EaD de qualidade

Webmarketing para Cursos - 02/01/2019