5 pontos negativos da Educação a Distância (EaD) no Brasil

10/10/2016 10:10:07

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

 

Existem 5 pontos negativos da educação a distância no brasil, e neste vídeo eu vou te revelar quais são.

Mesmo com as vantagens do EaD, trata-se de um sistema de educação muito recente no Brasil. Por isso, o ensino à distância ainda sofre de alguns problemas que podem fazer com que esse sistema tenha algumas desvantagens em relação aos cursos presenciais. Vamos conhecer melhor sobre o assunto neste vídeo?

1: Dependência constante da conexão da internet

Um dos fatores que dificulta nos estudos em educação a distância é a constante necessidade de conexão à internet. Nem sempre a conexão está disponível, por isso, esse problema é algo que pode dificultar na hora de assistir às aulas.

Porém esse é um problema que deve diminuir com o tempo, principalmente com a entrada das tecnologias 5G e os dispositivos móveis, que estão cada vez mais acessíveis, fora que existem diversas iniciativas do poder público e também da iniciativa privada de inclusão digital, logo logo esse ponto negativo não existirá, ou pelo menos, vai reduzir muito.

Minha recomendação aqui é criar vídeos pequenos e leves para serem assistidos, podendo ainda ter uma versão em PDF para quem deseja baixar e ler offline.

2. Nem todas as pessoas estão acostumadas com o sistema EaD

Por incrível que pareça, ainda há pessoas que sentem que não iriam se acostumar com esse sistema de ensino. Algumas pessoas aprendem mais lendo, enquanto que outros conseguem assimilar melhor as informações das aulas ouvindo. 

Isso pode também acontecer em cursos presenciais, mas estamos falando de um sistema de ensino em que você não precisa sair de casa ou se locomover para assistir às aulas. Por causa disso, professores que oferecem cursos online a distância devem preparar um material didático específico para essa modalidade, uma vez que os professores e os alunos não estão compartilhando o mesmo local de estudo.

Outro fator que influencia é a diferença de idade e conhecimento de uso das tecnologias, por isso minha recomendação é estar atento às dificuldades de seus alunos em acessar a plataforma, assistir os recursos e executar as atividades.

Você pode criar tutoriais bem objetivos para cada uma dessas ações e estar sempre em contato com seu aluno, para saber se ele está conseguindo realizar as ações básicas do sistema, caso contrário poderá gerar frustração e a desistência de seu aluno em seus cursos.

Para te ajudar ainda mais, vou deixar um link aqui sobre como você pode engajar seus alunos em seus cursos.

3. Preconceito com EaD

Aqui, temos o preconceito do próprio ensino a distância que certas pessoas têm. Muito por causa da comodidade de assistir às aulas dentro de casa faz com que outros vejam essa modalidade como cursos “fáceis” e de “indústria de diplomas”. Claro que isso não é verdade, é necessário muito estudo para conseguir concluir esses cursos. Tanto que, em alguns cursos, as avaliações são feitas de forma presencial.

Uma forma de reduzir essa resistência na hora da aquisição do curso, é utilizar cases de sucesso, ou seja, pessoas que fizeram seus cursos e mudaram suas vidas.

Se ele já contratou, mas ainda tem preconceitos, ofereça um bom suporte, faça lives, grande parte da recusa das pessoas em assistir aula online e a sensação de abandono e a falta de “calor humano”, por isso tente se aproximar o máximo possível de uma aula presencial, criando interação e momentos de descontração.

4. Qualidade inconstante dos cursos EaD

Há um grande empecilho ao desenvolvimento da EaD no país: a desconfiança do público. Isso se justifica pelo fato de muitos dos cursos não terem qualidade. Alguns sites e instituições podem fazer esses cursos apenas com a finalidade de conseguir lucro, a conhecida “indústria de diplomas”. 

Assim, a escolha para um curso ideal a distância fica um pouco mais difícil, se você produz cursos que podem requerer o reconhecimento do MEC, isso vai ajudar muito na credibilidade dos seus cursos, basta deixar isso bem destacado na hora da aquisição, em sua página de vendas.

Em cursos livres é um pouco mais complicado, pois eles não possuem reconhecimento do MEC, neste caso eu aconselho você a liberar uma pequena parte de seu conteúdo gratuito, utilizar depoimento de alunos, ter uma plataforma com visual profissional e ter canais de atendimentos sérios e comprometidos em retirar todas as dúvidas de seus futuros alunos.

5. Alguns cursos EaD não têm recursos tecnológicos

Isso acontece com muita frequência em cursos EaD ditos “gratuitos”, que apenas oferecem  material que seria impresso em formato digital aos alunos, material pobre e sem o devido cuidado, com erros de ortografia, todo o material deve ser feito com cuidado e verificar se os alunos estão conseguindo aprender com ele, mesmo sendo gratuito.

Se você vai vender uma apostila, deixe isso claro na hora da venda, mas não crie um curso, onde o aluno ao entrar só tem PDF para baixar, isso vai gerar uma frustração imensa em seus alunos.

Hoje gravar vídeos é algo extremamente simples, inclusive vou deixar um link aqui para você assistir um vídeo sobre criação de vídeos com smartphone.

Existem também outras formas de conteúdos, como slides, animações e etc, não esteja somente engajado em arrancar dinheiro de seu aluno, você só fará isso uma única vez e não conseguirá durar muito nesse mercado.

Esteja engajado em educar, em passar conhecimento de verdade, se preocupe com cada aluno individualmente, a satisfação de conseguir depoimentos espontâneos é indescritível, além disso gera marketing boca-a-boca gratuito, um aluno feliz divulga para seus amigos, se você pretende viver de educação a distância, tem que se preocupar com isso.


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.