Como o aluno de EAD pode construir conhecimento

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/04/2017 - 10:04:50 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como o aluno de EAD pode construir conhecimento

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

 As plataformas de aprendizagem à distância possuem muitos recursos e estratégias capazes de suprir às possíveis lacunas em relação a uma educação presencial. Fica cada vez mais nítido, que a EAD é tão eficaz quanto o modelo presencial para a construção do conhecimento. Entretanto, como dizia Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para sua produção ou construção”. O que, sobretudo na EAD, insere o aluno em uma perspectiva mais atuante no que diz respeito à participação, que, neste caso, é a própria construção do conhecimento. Não se pode, cada vez mais, colocar o ato de aprender nas mãos de um só. Porque “quem ensina aprende ao ensinar e, quem aprende, ensina ao aprender” – complementando o trecho de Paulo Freire acima. E por esta colaboração mútua é que as plataformas de e-learning têm galgado mais espaço no cenário educacional. A EAD e, especificamente, o Moodle, atendem à necessidade de Educação em tempos tão corridos, mas, primeiramente, atende à condição humana de construir-se através do outro.

Conheça tudo sobre a história do Moodle

Autoaprendizagem

A diretriz da EAD consiste em um modelo de Educação sistematizada, em módulos de ensino, para a autoaprendizagem e segundo a mediação de professores. Portanto, a EAD exige que o aluno se disponha a buscar o conhecimento. O conceito deixa de ter um caráter unidirecional, do professor para o aluno, e passa a ter um caráter multidirecional, de aluno para aluno, de professor para um grupo de alunos, ou de aluno para professor. Enfim, as possibilidades de arranjo são múltiplas e fornecem ao aluno a possibilidade exponencial de ampliar seus conhecimentos.

Estrutura da plataforma

A estrutura da plataforma torna viável a construção de um conhecimento não-linear. Através de fóruns e da possibilidade de criação de lista de contatos que excedam a opção dos participantes do seu curso, é possível a discussão de um tema que fatalmente atrairá posicionamentos opostos, acrescentará fatos e dados novos e ideias impensadas. Isso amadurece o olhar do aluno, amplia sua visão de mundo e passa a preencher seu repertório de vida com particularidades de outros indivíduos que talvez não tivesse oportunidade de conhecer.

Duas dicas de configuração do Moodle para iniciantes

1.      Caleidoscópio cultural e de aprendizagem

Esse caráter da plataforma e-learning faz que com que o conhecimento se torne mais universal e o aluno vire um cidadão do mundo. O aluno que explora os recursos das plataformas de aprendizado à distância aprende a exercitar seu olhar sob o diferente, que é tudo o que ele não é – e esse diferente são muitas possibilidades. O aluno torna-se um caleidoscópio onde um encadeamento de cores gira em torno do aprendizado.

2.      Autodisciplina

Mas, para tudo isso, a disciplina se faz importante. A acessibilidade e conforto não fazem sentido se não houver dedicação e empenho. A dualidade nas plataformas de ensino à distância é que, apesar das avaliações, um aluno sem dedicação, que não desenvolve interesse e envolvimento com o conteúdo, finalize o curso com aprovação. Apesar de muitos recursos de motivação, engajamento e envolvimento, os alunos de EAD dependem de um único fator que os meios tecnológicos são incapazes, por si só, de alterar: o fator humano. A motivação é algo que surge de dentro de nós – pode ser plantada e colhida em nossos desejos. A disciplina é o caminho para quem deseja aproveitar todas as potencialidades dos cursos de EAD. Inclusive, conheça 4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD Os recursos, ferramentas e metodologia dos cursos EAD são extremamente eficientes na transmissão de conhecimentos e na capacitação de pessoas, seja lá qual o fim. É possível obter aprendizagem significativa por meio de uma postura proativa do aluno que tem como ponto de partida um conceito e onde não há limites de percurso. A aprendizagem nas plataformas de EAD assume caráter multidirecional, favorecendo o aluno não só na capacitação profissional, mas também na ampliação de suas perspectivas sociais. Gostou do artigo? Comente abaixo e até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Gamification e EAD: uma união de sucesso

Gamification e EAD: uma união de sucesso

Educação a Distância - 27/04/2016

Problemas que causam limitações à EaD

Problemas que causam limitações à EaD

Moodle [plataforma ead] - 17/08/2017