6 dicas para melhor avaliação de alunos EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 28/05/2020 - 00:05:50 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas para melhor avaliação de alunos EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em qualquer método de ensino, desenvolver um acompanhamento e avaliação dos alunos é fundamental para obter os melhores resultados de ensino.

No estudo a distância a tecnologia pode auxiliar nessa tarefa com mais efetividade e apresentando indicadores de avaliação mais seguros, rápidos e eficientes.

Alguns cuidados devem ser adotados para melhorar as avaliações e, neste artigo, iremos fornecer 6 dicas para uma melhor avaliação de alunos EAD.

1. Avaliar a participação e acesso à plataforma

Para melhor avaliação de alunos EAD, é possível usar a quantidade de acessos à plataforma por parte dos estudantes.

As plataformas possuem ferramentas que permitem identificar os acessos e tempo de permanência dos alunos. Esses indicadores podem auxiliar a identificar aqueles alunos que apresentam maior interação e interesse nos estudos, sendo um bom instrumento de base para a avaliação.

2. Desempenho nas provas e trabalhos

Um dos fatores que contribuem para a melhor avaliação de alunos EAD está relacionado ao acompanhamento dos desempenhos nas atividades realizadas e a análise de variações existentes.

O ideal é que as provas e trabalhos sejam elaborados para contemplar o aprendizado em sua forma mais aprofundada, em que o aluno possa desenvolver o potencial com base na matéria assimilada.

Manter um acompanhamento por meio dos indicadores na plataforma é uma maneira adequada de se avaliar a consolidação do conhecimento.

3. Integração com os grupos e proposições de estudos

Avaliar a participação em grupos de estudos e discussões online, além de proposições e levantamentos de dúvidas, são fatores que permitem a análise de desenvolvimento dos alunos e assim permitir que se possa atuar em suas melhorias também.

Alunos participativos permitem maior facilidade de avaliação e assim deve ser incentivada a maior troca possível de interações e atividades que envolvam os grupos e os alunos individualmente.

Esse aspecto pode auxiliar a melhor avaliação de alunos EAD.

4. Implemente autoavaliações

Importante em qualquer atividade moderna a adoção de autoavaliações e o retorno sobre qualquer atividade.

Um processo adequado de avaliação deve envolver a participação dos alunos com o levantamento de que expectativas estão sendo atendidas e a obtenção de feedback sobre o ensino recebido.

Esse processo serve para melhor integrar o aluno e direcionar os métodos utilizados de ensino, assim como dar suporte a identificar as necessidades de melhorar o conhecimento de todos.

5. Adote a variedade de disciplinas e saberes

O mundo está exigindo cada vez mais pessoas que tenham uma ampla visão de conhecimentos e que tenham preparação para superar desafios que se apresentem ao longo de suas vidas.

Para isso, é importante efetuar uma avaliação mais geral sobre as capacidades de interpretação e conclusões sobre os temas apresentados, envolvendo esse conhecimento adquirido para uma avaliação mais efetiva e identificação das necessidades de melhoria.

Ao avaliar o ensino fornecido, inclua análises de interpretação, argumentação e raciocínio lógico.

6. Use ao máximo os recursos disponíveis a seu favor

A tecnologia possibilita uma série de recursos que pode indicar aspectos que levem a melhorar a qualidade de ensino e influenciar diretamente no aprendizado.

Obter indicadores de acesso, históricos de evolução de participações e de notas, avaliação de assuntos de interesse e cumprimento de tarefas com pontualidade e qualidade são todas as ações que podem ser extraídas com o auxílio de ferramentas disponibilizadas pelas plataformas e que podem contribuir para uma avaliação ampla da qualidade do aprendizado.

 

Conclusão sobre melhor avaliação de alunos EAD

Neste artigo, demonstramos algumas dicas de como melhorar a avaliação de alunos em ensino online.

Além dessas dicas, é importante entender que para uma melhor avaliação de alunos EAD é necessário se trabalhar sobre uma plataforma de qualidade que possa fornecer os melhores recursos de apoio aos professores e alunos.

O Moodle é a plataforma de ensino online mais utilizada no mundo e o Estúdio Site pode lhe ajudar, fornecendo essa plataforma e auxiliando em seus objetivos de ensino e aprendizado.

Em nosso endereço eletrônico poderá obter mais detalhes sobre o Moodle.

Aproveite e faça um comentário sobre este artigo com melhor avaliação de alunos EAD, assim poderemos ter indicadores de melhoria para poder sempre lhe oferecer um conteúdo de qualidade.

 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.