4 dicas para uma boa integração entre alunos e tutores em EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/05/2017 - 10:05:02 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 dicas para uma boa integração entre alunos e tutores em EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação à distância (EAD) é um modo de ensino que é classificado como uma ótima alternativa para aqueles que não têm muito tempo e quer começar uma carreira, obter o seu diploma de uma maneira fácil. Ele funciona através do Moodle, um software livre que ajuda os educadores a criarem cursos online com foco na comunicação e elaboração cooperativa de conteúdo. A EAD é um método educativo que utiliza a tecnologia na aprendizagem sem limites de tempo, idade e lugar. O aluno pode determinar os seus horários de estudos e sua agenda, deve-se lembrar que é necessário que seja uma pessoa ativa, saber interagir e colaborar.

O que um aluno EAD precisa?

Um aluno EAD necessita ter motivação e comprometimento, deve se envolver sempre no procedimento do aprendizado, resolver as dúvidas e compartilhar informações. O nosso cérebro gosta de novidades, para manter o aluno motivado, adicione atualizações de alguma ferramenta. Quando um aluno se sente motivado e confiante, ele se empenha mais e está sempre a procura de um conhecimento novo. Os tutores que possuem habilidades e com maior sabedoria, não conseguem empenhar uma boa aula para um aluno EAD para mantê-lo motivado. Abaixo listamos dicas que podem ser importantes para motivar o aluno e ter uma aula mais divertida e interessante.

1.     Competição

A competição em uma aula virtual pode ser um princípio positivo, isso faz com que os alunos participem mais das aulas, pois existem alunos que buscam se destacar mais que dos outros. O papel do tutor EAD é fazer com que essa competição seja de uma maneira amigável, sem ocorrer problemas, usando fundamentos de jogos em grupos sem sair do foco do conteúdo que está sendo estudado ou dar oportunidades aos alunos EAD para mostrarem o seu conhecimento dentro dos chats e os fóruns.

2.     Práticas Interativas

Nem todos os estudantes EAD interagem com as atividades recomendadas da mesma maneira, deste modo, é necessário introduzi-lo aos grupos de trabalho, isso irá ajudar a ter contato com as outras pessoas, mantendo mais envolvido em todo o procedimento desta experiência. A interação em EAD anima os alunos sobre as coisas que ocorrem dentro da sala de aula virtual e isso acaba incentivando-os a alcançar os seus objetivos do curso.

3.     Liberdade e responsabilidade

Dê liberdade aos alunos EAD, permita que eles escolham uma forma de atividade que ele deseja praticar, o aluno se sente importante e isso pode incentivá-lo a fazer mais e melhor. Dar independência aos alunos melhora a capacidade de aprendizagem e aumenta o nível de participação. Quando o aluno tem um espaço e atenção, valoriza mais o conteúdo que é disponível a ele. A responsabilidade é uma maneira de atrair o aluno, com isso o aluno entende que as atividades e responsabilidades de estudar em um curso online é uma boa oportunidade para seu desenvolvimento e não como algo ruim, um peso.

4.     Conheça os alunos EAD

Conhecê-los vai muito além de somente saber o nome deles, eles precisam saber que o seu professor se importa com o seu sucesso e tem confiança neles. Quando um aluno se sente confiante, ele se dedica muito mais. Interaja sempre que possível com os alunos e esteja sempre próximo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.