O Que é Um IMÃ DIGITAL e Porque Você Deveria Criar Um?

02/04/2021 19:04:02

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Você sabe o que é um imã digital? Sabe o quanto ele é importante para aumentar suas vendas? Neste vídeo eu quero te ensinar o que é, como você pode aplicar o imã digital em suas vendas e a importância dele em suas campanhas de marketing digital.

Para você vender seus cursos online ou infoprodutos, não basta gerar tráfego para a sua página de vendas, é preciso ter uma estratégia de vendas consistente, uma dessas estratégias é o uso de imãs ou iscas digitais, ambos significam a mesma coisa.

Porque não é correto enviar apenas tráfego para a sua página de vendas?

Porque a maioria das pessoas não compram num primeiro momento, elas precisam ser convencidas de que seu produto vale a pena, se você faz tráfego pago, como o Google Ads ou Facebook Ads, vai jogar muito dinheiro fora e reduzir muito o seu ROI.

Então qual a estratégia correta para vender na internet?

O correto é você de alguma forma captar os dados da pessoa interessada e criar um relacionamento com ela, mas deve captar as pessoas certas, e utilizar os gatilhos corretos para converter o lead em aluno ou comprador, e isso é muito bem sucedido utilizando a estratégia do imã digital.

Agora vamos para a definição do que é um imã digital

Um ímã digital nada mais é do que um conteúdo relevante criado para atrair clientes e resolver algum problema que eles tenham e que esteja relacionado ao seu produto ou negócio. Esse tipo de atrativo geralmente é enviado por e-mail ou disponibilizado para download imediato em alguma página dentro do seu site.

O que você pode utilizar como imã digital?

Você pode utilizar os famosos ebooks ou uma aula online, mas aqui você precisa se atentar a alguns pontos, são eles: o conteúdo deve ser curto, ou seja, deve ser lido ou assistido em 5 à 20 minutos, deve ser focado no assunto do seu público alvo, não pode ser raso ou mau feito, deve ser impactante e envolvente.

Vamos agora aos 5 passos para criar sua estratégia de imã digital, e o quinto é o mais importante, ele que será responsável pelo sucesso da estratégia.

1: Crie a isca digital

Aqui é onde você vai criar o seu ebook ou aulão gratuito, precisa ser um assunto muito focado e que seu público alvo deseja muito, se não tiver certeza do que seria, tente fazer antes uma pesquisa, se já tiver uma base, pergunte a eles, caso contrário pesquise em fóruns, grupos do facebook ou comentários de vídeos do youtube.
Encontrou o assunto, agora você vai partir para elaborar o roteiro do seu ebook e vídeo, tente ser sucinto, deixe a leitura bem agradável e de fácil entendimento, ainda que seu conteúdo seja técnico, a pessoa precisa ler ou assistir e ficar convencido de que você é um especialista, isso vai gerar autoridade automática.

2: Crie a página de captura

A página precisa ter um único objetivo, fazer com que o interessado deixe seus dados em troca da isca digital, a estrutura que eu aconselho aqui é uma headline poderosa, que faça a pessoa ficar louca de vontade para ter seu conteúdo, uma subheadline que define bem para quem é indicado a imã digital.

Abaixo você pode adicionar uma imagem ou vídeo que complemente as informações da headline e ao lado ou abaixo, eu prefiro ao lado, o formulário de captura de dados, eu prefiro um formulário com poucos dados, pode ser só o nome, email e número do celular.

3: Criar a página de vendas

Após o lead preencher seus dados você vai direcioná-lo para a página de vendas, se sua isca digital for uma vídeo aula, ela pode ficar no topo e no final do vídeo você fala sobre a oferta, o texto abaixo do vídeo com todos os detalhes você pode exibi-lo de imediato ou usar um recurso de só exibir após X minutos, de forma que bata com o momento que você fala no vídeo.

Se usar o ebook como imã digital, você inicia o vídeo de vendas, falando que o e-book foi enviado por e-mail, pra ele verificar inclusive na caixa de spam e pode adicionar um link nesta mesma página para baixar o arquivo.

Agora um alerta importante aqui, esse produto deve ser de ticket baixo, no máximo 197 reais e podendo parcelar em até 12 vezes, pois aqui faremos uma venda emocional.

Você pode fazer um upsell para um curso mais caro, caso ele compre esse primeiro, mas vamos com calma, não assuste o lead.

4: Montar o funil de vendas

Você vai captar os dados do lead para enviar uma sequência de email e criar sua base de leads, para futuras vendas também, isso será crucial para a continuidade de seu negócio online, valorize demais essa lista.

A finalidade desses e-mails é fazer com que a pessoa te conheça, conheça seu produto e caso não compre o curso online na primeira oportunidade, você possa construir o relacionamento com ele e vender mais a frente ou criar um fã, que pode até não comprar, mas pode te indicar novos alunos, jamais despreze seus leads, seja ele um comprador ou não.

5: Gere tráfego para a página de captura

No início eu tinha dito para você não enviar tráfego para a página de vendas, pois o correto é você enviar para a página de captura, mas tem alguns passos muito importantes aqui.

Conecte sua campanha com a página de captura, ou seja a headline, imagens ou vídeos deve ter total compatibilidade, assim como os botões de ação, use os mesmos termos, faça ele sentir uma continuidade.

Você pode aqui usar tráfego orgânico, como blogs, canais do youtube ou redes sociais para atrair pessoas ou pode utilizar campanhas patrocinadas, esse segundo eu considero mais assertivo, e vou te explicar o porquê.

No tráfego pago, como o Google Ads e Facebook Ads, você pode utilizar o remarketing, além é claro de definir bem o público inicial que pretende atingir, vou aproveitar para te indicar uma playlist sobre como criar campanhas no Google Ads, é só clicar aqui acima.

No remarketing você vai direcionar as pessoas que acessaram, mas não deixaram seus dados para baixar o imã digital e vai criar outra campanha para quem acessou a página de vendas e não comprou.

Essa estratégia vai aumentar demais a possibilidade de venda de seus cursos online.

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