O que é um Blog e qual o seu Propósito Ainda em 2021?
20/05/2021 12:05:26Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O que é um Blog? Em 1994, quando os blogs começaram, um blog era mais um diário pessoal que as pessoas compartilhavam online. Neste diário online, você pode falar sobre sua vida diária ou compartilhar coisas que está fazendo. Então, as pessoas viram uma oportunidade de comunicar informações de uma nova maneira online. Assim começou o belo mundo dos blogs.
Um blog (uma versão abreviada de “weblog”) é um jornal online ou site informativo que exibe informações em ordem cronológica inversa, com as últimas postagens aparecendo primeiro, no topo. É uma plataforma onde um escritor ou um grupo de escritores compartilham suas opiniões sobre um assunto individual.
Hoje, existem mais de 570 milhões de blogs na web. Deseja criar o seu Blog corporativo ou pessoal e ainda ter uma incrível plataforma EaD, conheça o LMS Estúdio.
Qual é o propósito de um blog?
Existem muitas razões para começar um blog para uso pessoal e apenas algumas razões fortes para um blog de negócios. Blogar para negócios, projetos ou qualquer outra coisa que possa lhe trazer dinheiro tem um propósito muito simples - classificar seu site em uma posição mais alta no Google SERPs, também conhecido como aumentar sua visibilidade.
Como empresa, você confia nos consumidores para continuar comprando seus produtos e serviços. Como um novo negócio, você confia nos blogs para ajudá-lo a chegar aos consumidores em potencial e chamar a atenção deles. Sem um blog, seu site permaneceria invisível, ao passo que ter um blog o torna pesquisável e competitivo.
Portanto, o objetivo principal de um blog é conectar você ao público relevante. Outra é aumentar o tráfego e enviar leads de qualidade para o seu site.
Quanto mais frequentes e melhores forem as suas postagens no blog, maiores serão as chances de seu site ser descoberto e visitado por seu público-alvo. Isso significa que um blog é uma ferramenta eficaz de geração de leads. Adicione uma ótima frase de chamariz (CTA) ao seu conteúdo e isso converterá o tráfego do seu site em leads de alta qualidade. Um blog também permite que você exiba sua autoridade de nicho e construa uma marca.
Quando você usa seu conhecimento de nicho para criar postagens informativas e envolventes, ele constrói a confiança do seu público. Um bom blog torna sua empresa mais confiável, o que é especialmente importante se sua marca ainda for jovem e bastante desconhecida. Ele garante presença online e autoridade de nicho ao mesmo tempo.
Estrutura do blog
A aparência dos blogs mudou com o tempo e, atualmente, os blogs incluem uma grande variedade de itens e widgets. No entanto, a maioria dos blogs ainda inclui alguns recursos e estruturas padrão.
Aqui estão os recursos comuns que um blog típico inclui:
- Cabeçalho com o menu ou barra de navegação.
- Área de conteúdo principal com postagens de blog em destaque ou mais recentes.
- Barra lateral com perfis sociais, conteúdo favorito ou call to action.
- Rodapé com links relevantes, como aviso de isenção de responsabilidade, política de privacidade, página de contato, etc.
Blogs e sites
Muitas pessoas ainda se perguntam se existe alguma diferença entre um blog e um site. O que é um blog e o que é um site? É ainda mais desafiador diferenciar os dois hoje. Muitas empresas também estão integrando blogs em seus sites, o que confunde ainda mais os dois.
O que diferencia blogs de sites?
Os blogs precisam de atualizações frequentes. Bons exemplos disso incluem um blog de culinária que compartilha receitas de refeições ou uma empresa que escreve sobre as notícias do setor.
Os blogs também promovem o engajamento do leitor. Os leitores têm a chance de comentar e expressar suas diferentes preocupações e pensamentos para a comunidade. Os proprietários de blogs atualizam seus sites com novas postagens regularmente.
Por outro lado, os sites consistem no conteúdo apresentado em páginas estáticas. Proprietários de sites estáticos raramente atualizam suas páginas.
Os principais elementos que identificam uma postagem de blog de uma página de site estática incluem uma data de publicação, referência do autor, categorias e tags dentro de uma assinatura. Embora nem todas as postagens do blog tenham todos esses elementos de assinatura, as páginas estáticas do site não têm nenhum desses itens. Da perspectiva do visitante, o conteúdo de um site estático não mudará de uma visita para a outra. No entanto, dependendo da programação de publicação do proprietário do blog, o conteúdo de um blog oferecerá algo novo a cada dia, semana ou mês.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
ABF comprova crescimento de microfranquias no país
Sugestão de Cursos - 28/08/2019
6 conselhos para criar curso de EaD lucrativo
Moodle [plataforma ead] - 26/09/2017
Qual a relação entre prática pedagógica e tutor da...
Moodle [plataforma ead] - 10/08/2017
Servidores Moodle: Maximizando a Eficiência do seu...
Moodle [plataforma ead] - 09/08/2024