Copywriting o que é? Como você pode utilizar para vender cursos?

06/04/2021 18:04:42

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Copywriting é o processo de escrever materiais de marketing e textos persuasivos que motivem as pessoas a realizar alguma forma de ação, como fazer uma compra, clicar em um link, fazer uma doação para uma causa ou agendar uma consulta.

Esses materiais podem incluir promoções escritas que são publicadas na mídia impressa ou online. Eles também podem incluir materiais falados, como roteiros usados ​​para vídeos ou comerciais.

O texto nesses materiais é conhecido como "copy", daí o nome "copywriting”. você pode não perceber, mas as copys estão em toda parte. Na verdade, se você apenas começar olhando em seu e-mail, encontrará alguns exemplos óbvios. Promoções para restaurantes locais, catálogos, cartas de arrecadação de fundos de organizações de caridade ou cartas de vendas para vários produtos e serviços são todas formas de textos persuasivos.

Muito do que você lê online também é copywriting, incluindo a maioria das páginas da web, quaisquer relatórios gratuitos nos quais você se inscreveu e até mesmo os e-mails que você recebe após se inscrever. O que você ouve também pode ser uma copy em ação.

Comerciais de televisão, análises de produtos no YouTube e até vídeos curtos de "como fazer" sobre o uso de um produto são exemplos de copy falada.

(NOTA: Copywriting não deve ser confundida com a palavra "direitos autorais". Direitos autorais se referem ao direito legal exclusivo de reproduzir ou vender o trabalho de alguém, como livros, música ou itens artísticos. O objetivo dos direitos autorais é proteger o material original e evitar seu uso ilegal. Os direitos autorais são designados com o símbolo ©.)

O que é um copywriter?

Você pode ter ouvido vários mitos sobre escritores, como a sugestão de que os escritores nascem com talento e que você não pode “aprender” a escrever.

Ou talvez você já tenha ouvido o contrário, que não há habilidade envolvida em escrever e qualquer um pode fazer isso. Quando se trata de copy, esses dois mitos são falsos.

Redatores são profissionais que aprenderam e praticaram seu ofício. Nenhum de nós nasceu sabendo escrever textos excelentes, mas é definitivamente uma habilidade que quase qualquer pessoa pode aprender com um pouco de persistência.

Talvez devido aos mitos sobre os escritores, a redação continua sendo uma profissão um tanto exclusiva que poucas pessoas seguem.

Mas isso realmente funciona a seu favor como redator, porque significa que redatores bem treinados são difíceis de encontrar. A exclusividade dos redatores também mantém seu valor alto.

Quem usa copywriting?

A redação está no centro de quase todos os negócios. Sem redatores, as empresas não seriam capazes de compartilhar suas mensagens com clientes em potencial para expandir seus mercados, ou com os clientes atuais para mantê-los engajados.

Isso inclui sites, organizações sem fins lucrativos, provedores de serviços e varejistas tradicionais. Todos eles precisam e usam redatores.

Como a Apple, outras empresas TOP 100 também usam amplamente redatores. Eles têm orçamentos de marketing substanciais e uma parte desses orçamentos irá diretamente para redatores. Dito isso, você não precisa trabalhar para empresas TOP 100 se isso não for para você.

Muitos outros tipos de empresas, grandes e pequenas, também usam redatores, tais como:

  • Instituições financeiras e firmas de investimento
  • Suprimentos médicos e empresas farmacêuticas
  • Fabricantes de alimentos
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Prestadores de serviços locais, como mecânicos de automóveis e cabeleireiros
  • Preparação física, aperfeiçoamento pessoal e outros tipos de treinadores
  • Dentistas, médicos e outros profissionais de saúde
  • Autores e palestrantes de autoajuda
  • Produtores de suplementos e outros produtos de saúde gratuitos

E esta é apenas uma pequena amostra dos tipos de empresas que precisam de seus serviços como redator profissional.

Não importa quais sejam seus interesses pessoais e experiência, você quase certamente encontrará uma combinação perfeita para suas habilidades em algum lugar na indústria de direitos autorais.

A copy é uma indústria em crescimento?

Sim, a redação como a conhecemos hoje foi estudada e reconhecida como uma parte essencial do marketing por décadas.

Mas a história das copys é ainda mais antiga. Sem dúvida, os vendedores nas ruas da Roma antiga precisariam usar a persuasão para negociar com clientes em potencial.

As empresas sempre precisaram alcançar clientes em potencial e comunicar com eficácia o que eles podem oferecer.

Isso é ainda mais importante em nossa era da informação moderna. Hoje, as pessoas estão constantemente recebendo mais e mais mensagens de concorrentes em todas as formas de mídia.

Toda empresa precisa de uma maneira de se destacar do barulho, e é por isso que muitas delas investem pesadamente em marketing e redação publicitária.

Robert Half International relatou recentemente: “A demanda por redatores especializados está aumentando à medida que mais empresas exigem conteúdo atraente para iniciativas baseadas na Web e publicidade impressa. 60% dos executivos de publicidade e marketing que planejam contratar novos funcionários disseram que irão adicionar redatores. ”

O futuro parece brilhante para copywriters - e aqueles que têm a sorte de fazer parte da indústria.

E Como você pode utilizar copy para vender cursos?

Em toda a comunicação feita a fim de se relacionar e atrair mais alunos para seus cursos, desde sua publicação no instagram a sua página de vendas de cursos, deve estar recheado de gatilhos mentais.

Porém, sua utilização deve ser estratégica e não jogada sem contexto em suas mensagens, cada gatilho tem uma proposta, seja ela gerar curiosidade, autoridade, escassez e etc.

Existe o momento e o local certo para utilizar cada um dos gatilhos mentais, essa técnica é poderosa, mas nunca a use para mentir sobre algo, use-a para despertar o gatilho correto da sua mensagem.

Ou seja, imagine que você está vendendo um curso lançamento, onde o mesmo tem data certa para encerrar as vendas, que tipo de mensagem você deseja informar? Que gatilho você usaria para esse momento? Coloque nos comentários, quero saber se você está pegando o que estou te passando neste vídeo.

As headline e as sub headlines são os locais onde mais utilizam gatilhos mentais, porém toda a sua escrita deve seguir técnicas de copywriting, pois gatilhos mentais não são fragmentos de alguma coisa, isso deve permear todo o texto, deve haver uma continuidade, por isso que muitos acham que dominam as técnicas, quando na verdade só fazem copiar e colar.

Essa é uma técnica que requer estudo e aprimoramento constante, quanto mais você escrever, melhor ficará, e verá suas vendas aumentar à medida que desenvolve esse novo modo de escrever em seus textos.

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