Como Vender pelo Instagram em 2021

09/04/2021 15:04:38

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Existem mais de um bilhão de usuários do Instagram no mundo. 90% deles seguem pelo menos um negócio no Instagram. Só isso já vale a pena criar um perfil para sua empresa com o aplicativo Instagram. Mas você sabia que pode levar seu negócio um passo adiante e começar a vender no Instagram?

Para facilitar a sua jornada de vendas no Instagram, preparamos este guia detalhado e passo a passo . Nosso objetivo é responder a qualquer dúvida que você possa ter ao iniciar o processo de venda no Instagram, portanto, fique à vontade e continue lendo.

Escreva uma biografia clara

Antes de criar a primeira postagem na conta do Instagram de sua nova empresa, certifique-se de criar uma biografia envolvente. Esta é a primeira chance que você tem de se conectar com seguidores em potencial, portanto, um pouco de reflexão é muito útil.

Algumas recomendações ao escrever sua biografia do Instagram:

  • Inclua o nome da sua loja
  • Adicione uma breve descrição da marca
  • Mantenha o comprimento entre 140-160  caracteres
  • Adicione um  botão de apelo à ação com um link para uma  página de destino específica do Instagram ou sua loja (você precisa de uma conta comercial para fazer isso)
  • Destaque as principais informações com emojis (número de telefone, e-mail, etc.)
  • Adicione uma #hashtag de marca para selecionar imagens e vídeos

Um modelo de exemplo:

[Nome da loja] [Descrição da marca] Marque suas fotos com [#Branded Hashtag] 📧 [E-mail] 📞 [Número de telefone] [Link CTA]

Prepare um plano de conteúdo

Antes de vender no Instagram, você precisa descobrir que tipo de conteúdo vai postar. Para fazer isso, você precisa de um plano de conteúdo. Isso significa publicidade pré-planejada por meio de conteúdo divertido e informativo que você postará em sua página do Instagram.

Um plano de conteúdo é essencial, pois você economiza tempo e ajuda a garantir que seu conteúdo atenda às suas metas de marketing.

Tipos de conteúdo a serem incluídos em seu plano:

  • Promocional: postagens sobre novos produtos, promoções, descontos, programas de fidelidade e avaliações de clientes
  • Educacional: dicas, hacks de vida, masterclasses e conselhos para o uso e cuidado de seus produtos
  • Informativo: notícias, realizações e planos da empresa
  • Divertido: curiosidades, referências à cultura pop, piadas, pesquisas, questionários e  conteúdo gerado pelo usuário .

Aprimore sua fotografia

O Instagram é um meio totalmente visual, então não há melhor maneira de exibir sua mercadoria do que com uma boa fotografia. Um usuário pode seguir uma conta simplesmente porque aprecia suas postagens atraentes na grade do Instagram.

É mais provável que você venda para seguidores que estão inscritos em sua conta, porque eles claramente apreciam suas postagens em seus feeds. É muito mais difícil vender produtos no Instagram para usuários que estão descobrindo sua conta pela primeira vez.

Escreva legendas envolventes

O segredo para vender no Instagram é ter um público engajado. Quanto mais seguidores interagirem com suas postagens, mais o Instagram promoverá seu conteúdo para seus usuários. Grandes legendas geram comentários, por isso nunca se contente com uma copy chata.

As legendas são limitadas a 2.200 caracteres e você pode adicionar até 30 hashtags a cada postagem. Lembre-se de que o aplicativo Instagram corta as visualizações de texto nas duas primeiras linhas, por isso é vital que sua copy seja envolvente desde a primeira palavra.

Práticas recomendadas para legendas do Instagram:

  • Formate suas legendas para tornar suas postagens mais legíveis.
  • Use emojis e números para adicionar marcadores e novos parágrafos ao seu texto.
  • Para adicionar espaçamento de linha ao seu texto, primeiro escreva sua copy em um aplicativo de Notas e, em seguida, cole-a na caixa de legenda do Instagram.
  • Use verbos de ação como “toque”, “diga”, “use” e “compartilhe”, para promover ativamente o engajamento.
  • Apresente ao leitor as informações mais importantes primeiro. Use títulos para chamar a atenção de seus seguidores imediatamente.
  • Faça perguntas ou inicie discussões com seu público para levá-los a acompanhar seu conteúdo (lembre-se, interações de conteúdo = engajamento = vendas!).
  • Use tags de localização e hashtags para gerar mais tráfego para sua página.

Organize o seu perfil do Instagram

Quanto mais ativo você for no Instagram, mais difícil será para seus seguidores encontrar as informações de que podem precisar para comprar seus itens. Ajude-os a encontrar o que procuram com estas dicas:

  • Adicione títulos curtos às suas fotos. Ex: “Frete”, “Como usar o X”.
  • Crie uma hashtag curta para cada tipo de postagem que você publica regularmente: de novidades, estilodevida, produtos, etc. 
  • Use o recurso Destaques na parte superior da página para compartilhar informações importantes, como frete, preços, avaliações de clientes, contatos e ofertas especiais.

Comece a aumentar seu público

A grande vantagem do Instagram é que você pode aumentar sua contagem de seguidores sem gastar um centavo! É tudo uma questão de direcionar o tráfego para suas postagens. Algumas maneiras fáceis de fazer isso incluem:

  • adicionando palavras-chave ao seu nome de usuário e biografia
  • usando hashtags e geotags
  • participando de vários desafios
  • comentando sobre perfis populares
  • lançando um concurso ou um sorteio
  • criando postagens envolventes que chegam à seção de postagens principais do aplicativo.

Agora que cobrimos o básico, vamos explorar como vender diretamente no Instagram.

É legal vender no Instagram?

Resumindo, sim, você pode vender no app. No entanto, você precisa manter algumas coisas em mente.

Para vender no Instagram, sua conta profissional deve seguir estes requisitos:

  • Cumpra as políticas do Instagram
  • Represente sua empresa e seu domínio
  • Estar localizado em um mercado com suporte
  • Demonstrar confiabilidade
  • Forneça informações precisas.

Ter uma licença comercial definitivamente ajuda a demonstrar confiabilidade, embora não esteja listado nos requisitos da plataforma.

Quantos seguidores você precisa vender no Instagram?

Não há número mínimo de seguidores para vender no Instagram. O único recurso que tem um mínimo de seguidores é a função "Arrastar para cima” nos stories: para poder adicionar links às suas stories, você precisa ter pelo menos 10.000 seguidores ou um perfil verificado (marca azul).

Precisa de um site para vender no Instagram?

Tecnicamente, você não precisa de um site para vender no Instagram. Você pode ganhar seguidores e promover seus produtos simplesmente por meio de postagens e histórias. No entanto, ter um site ajuda.

Por quê? Bem, para começar, o Instagram não tem e-commerce integrado que permite aos vendedores aceitar pagamentos e processar pedidos por meio do aplicativo.

Como vender diretamente no Instagram?

Claro, conseguir uma conta no Instagram para sua loja e promover seus produtos por meio do aplicativo é um grande trunfo para o seu negócio. Mas você pode se perguntar: posso vender diretamente no Instagram? A resposta é sim!

Você pode habilitar o Instagram Shopping para sua loja para permitir que os clientes comprem de sua loja diretamente por meio do aplicativo. Essa conveniência é valiosa! Para os compradores, nada supera a capacidade de comprar um item com um único toque.

Quanto custa vender no Instagram?

Você pode vender no Instagram de graça. Porém, lembre-se de que, para usar o recurso Instagram Shopping, você precisa de uma loja online. Você pode obter um assinando a  plataforma de e-commerce de sua escolha (os planos de preços podem variar).

Para obter resultados mais rápidos, você pode anunciar seus produtos online com os Anúncios do Instagram. Mas isso não é um requisito, então se você simplesmente deseja postar e promover seus produtos, usar o Instagram é grátis.

Como você vende no Instagram através do DM?

Como dissemos, você não pode ativar o Instagram Shopping se não tiver um site. Portanto, se você ainda deseja aceitar pedidos de clientes no aplicativo, pode fazê-lo manualmente por meio de Mensagens Diretas (DMs).

Veja como vender no Instagram por meio do DM:

Publique fotos com seus produtos no feed do Instagram (pense em sua conta como um catálogo digital de produtos).

Peça aos seguidores que entrem em contato com você via DM para obter informações sobre métodos de pagamento.

Dicas para usar o Instagram para negócios

Crie uma conta comercial no Instagram

Um perfil de empresa vem com alguns benefícios agregados para venda no Instagram. Ele permite que você exiba detalhes como seu endereço comercial e informações de contato, bem como  botões de call to action em sua biografia.

Ele também vem com uma seção útil "Insights", onde você pode visualizar dados sobre impressões, alcance, cliques no site e atividade do seguidor.

Publique anúncios no Instagram

As promoções pagas permitem que você alcance seus objetivos mais rapidamente em comparação com o crescimento orgânico. 

Programe suas postagens

Aplicativos de agendamento (como o Later, HootSuite ou Buffer)  economizam tempo para construir um plano de conteúdo que funcione para você e sua equipe.


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