SISU oferece vagas para EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 04/06/2020 - 02:06:24 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

SISU oferece vagas para EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Cursar o ensino superior é o objetivo de muitos alunos – e de suas famílias – ao completar o ciclo de Ensino Médio no País.

Porém, algumas restrições são observadas quanto à realização desses exames de seleção durante a pandemia que se instalou. O que vem impedindo estudantes de assistirem a aulas presenciais e com muitos problemas de calendário de inscrições, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Educação não vinha permitindo que alunos de EAD realizassem inscrições no SISU, mas isso mudou recentemente.

Neste artigo, vamos apresentar que uma mudança importante ocorreu no processo de candidaturas a vagas em ensino superior, pois o SISU oferece vagas para EAD.

O que é o SISU?

SISU é o Sistema de Seleção Unificada, criado em 2012 e aplicado de forma informatizada pelo Ministério da Educação. Esse processo permite que sejam oferecidas vagas em cursos de formação superior pelas instituições públicas de ensino.

Com base nas notas no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, o aluno pode ingressar em uma das opções de cursos superiores, se obtiver as melhores notas e estiverem enquadradas dentro de critérios de aprovação de notas mínimas de cada carreira, para serem inseridos na classificação geral do processo de seleção da instituição de ensino.

Até ano de 2019, SISU não permitia que alunos egressos de EAD realizassem a prova; porém, o Ministério da Educação mudou essa definição e permitiu em 2020 que esse estudantes possam participar do SISU.

Então, se o SISU oferece vagas para EAD é uma ótima notícia em tempos de isolamento social.

A decisão do Ministério da Educação

O Ministério da Educação divulgou: SISU oferece vagas para EAD.

Uma grande notícia em tempos de quarentena em que muitos estudantes podem realizar seu aprendizado somente de forma on-line.

Assim, as instituições de ensino e universidades devem disponibilizar, por meio digital, procedimentos para permitir as inscrições dos alunos.

Essa determinação atingirá já o segundo semestre de 2020, tendo sido publicada Portaria no Diário Oficial da União, em 2 de maio de 2020. Contudo, a Portaria exclui os cursos com necessidade de avaliações por provas de habilidades específicas.

Providência s das instituições de ensino

O SISU oferece vagas para EAD, mas instituições de ensino devem atender as seguintes exigências:

  • Divulgar em seu site os dados e informações vinculadas ao exame, como modalidades de participação, critérios de aprovação, períodos etc;
  • Método usado para a convocação dos alunos;
  • Critérios de atualização sobre o certame;
  • Formas de envio e tipos de dados dos alunos por meio digital.

Prazos das instituições de ensino

O prazo para as instituições aderirem a esse processo terminou em 29 de maio de 2020, sendo estabelecida a data de 5 de junho de 2020, para realização de retificações do termo de adesão.

Alunos aptos e suas responsabilidade para participar do SISU

Os estudantes habilitados para concorrerem ao SISU devem consultar a oferta de cursos e instituições, além da quantidade de vagas nos sites das próprias universidades.

As inscrições se realizarão no período de 16 a 19 de junho de 2020.

As inscrições estão restritas apenas aos alunos que tenham participado da última edição do ENEM e que estejam enquadrados nas respectivas notas mínimas de acesso, definidas pelas instituições de ensino, e não somente nas notas obtidas no ENEM.

 

Conclusão sobre SISU oferece vagas para EAD

Uma mudança importante foi autorizada pelo Ministério da Educação que divulgou a nota sobre o SISU oferece vagas para EAD.

Mudança esperada e que facilita a vida de muitos alunos e principalmente instituições que podem ampliar seus cursos à distância e competirem com mais igualdade com cursos presenciais.

Esse estímulo exigirá que as escolas comecem a investir com maior ênfase em EAD e para isso o ensino deve ser de qualidade com uso de uma boa plataforma para que seja desenvolvido um curso moderno e que atenda aos padrões educacionais e pedagógicos exigidos.

O Moodle é uma plataforma fornecida pelo Estúdio Site e que se destaca no planeta em termos de ensino online.

Através de nosso endereço eletrônico poderá obter mais detalhes do Moodle o que auxiliará sua decisão de investimentos em plataforma segura e completa.

Comente sobre esse artigo que trata de SISU oferece vagas para EAD em nosso blog e estará ajudando a aprofundar o tema e a discussão. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

EAD é uma boa opção?

EAD é uma boa opção?

Educação a Distância - 20/08/2015

7 inovações da EAD para tempos de pandemia

7 inovações da EAD para tempos de pandemia

Sugestão de Cursos - 29/04/2020

5 erros na hora de montar um curso online

5 erros na hora de montar um curso online

Moodle [plataforma ead] - 07/02/2018