Quais profissionais formam equipe de curso EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 15/09/2020 - 00:09:06 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quais profissionais formam equipe de curso EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Os cursos on-line necessitam de qualificação específica de pessoas que possam ministrá-los adequadamente, tanto na parte pedagógica como de estrutura de apresentação do curso.

Há necessidade de manter uma estrutura administrativa comum a empresas, como a contabilidade, o financeiro, compras etc., mas também de pessoas com formação específica para atender às aulas on-line e de ensino não presencial e presencial.

Neste artigo, vamos apresentar quais profissionais compõem uma equipe de curso EAD.

Profissionais que compõem a equipe de curso EAD

A seguir, iremos apresentar os profissionais necessários a compor a equipe de curso EAD, relacionados a dispor de recursos para viabilizar as aulas on-line e os planos de estudo e aprendizado.

Tutor

Uma equipe de curso EAD deve possuir um tutor, que é o responsável por efetuar a apresentação dos conteúdos, ou seja, o professor de um curso on-line.

Um tutor deve dominar o ambiente virtual de aprendizagem; ele é responsável por elaborar e aplicar os planos de aulas e tutoria, assim como efetuar a mediação entre os alunos.

Web Designer

É o profissional que deve manter a boa apresentação e eficiência das informações do site do curso on-line.

Mantém a atualização das ilustrações e elementos que compõem de forma dinâmica os sites, para gerar interesse e acesso pelos estudantes.

Designer Instrucional

Responsabiliza-se pelo acompanhamento das postagens e da apresentação dos conteúdos e seu trabalho permite que a qualidade das aulas seja adequada.

Desenvolvedor de aplicativos

Faz parte da equipe de curso EAD com a responsabilidade de disponibilizar os cursos on-line em todos os aplicativos disponíveis para acompanhamento das aulas remotas.

Professor conteudista

O conteúdo é a base de qualquer comunicação eficaz, e as aulas on-line necessitam de bons conteúdos tanto para atrair a atenção dos alunos como para atender aos objetivos de ensino.

O professor conteudista é o pesquisador dos assuntos a ser abordados e em transformar as informações em dados para possibilitar o aprendizado de forma mais adequada.

Roteirista

São os responsáveis por manter um caminho para alcançar os objetivos de ensino.

Utilizam as propostas de conteúdo que irão ser ensinadas e traçam os roteiros que devem ser seguidos para que as aulas possam ser o mais proveitosas possível.

Pedagogo

Responsáveis pela coordenação de todo o ensinamento e pelos fatores que possibilitem a melhor aprendizagem possível, dentro das mais inovadoras técnicas de aprendizado.

Elaboram as propostas pedagógicas mais adequadas para a boa qualidade educacional e a avaliação dos resultados.

Revisores de textos e conteúdos

Profissionais com formação sólida em Língua portuguesa que devem reavaliar os textos de forma bastante cuidadosa, evitando erros gramaticais, falta de coerência e coesão e buscando a objetividade.

Tem por objetivo manter a norma culta do idioma e ser o mais cuidadoso possível para que os textos possam ser corretos e esclarecedores, dentro da boa técnica de escrita.

Mediadores

São aqueles que têm por responsabilidade efetuar o controle e o acompanhamento das informações de cumprimento do cronograma definido para as turmas e a gestão sobre os planos de estudos que devem ser cumpridos pelos alunos.

São profissionais motivadores a cumprimento de tarefas e a orientação sobre o uso adequado do ambiente virtual de aprendizado.

Monitores

São aqueles que passam a orientar os alunos quanto a processos administrativos, documentações, apoio em inscrições, emissão de certificados e orientações gerais.

Dedicam-se mais à parte burocrática e auxiliam os estudantes em dúvidas gerais, com exceção aos conteúdos didáticos.

Coordenador de polo

Esses são profissionais que se especializam em atender toda a organização necessária a ser fornecida aos estudantes que se relacionam ao funcionamento dos polos presenciais.

Possuem um perfil de controle de processos e administrativos, possibilitando o apoio e o funcionamento adequado desses locais.

 

Conclusão: equipe de curso EAD

Uma equipe de curso EAD é formada por diversos profissionais que possuem formação em ensino e por técnicos que se dedicam a melhorar as informações de conteúdo e apresentação dos cursos on-line.

Para que o curso tenha a qualidade desejada, é necessário investir em uma plataforma adequada e segura, que ofereça segurança e recursos tecnológicos avançados.

O Moodle disponibilizado pelo Estúdio Site é a plataforma consagrada para o desenvolvimento de cursos.

E você pode conhecer mais sobre o Moodle para, assim, garantir uma plataforma de qualidade para dar suporte a seu curso a distância. Gostou do texto? Então aproveite e deixe seu comentário sobre equipe de curso EAD.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 sugestões para criar um curso online

4 sugestões para criar um curso online

Educação a Distância - 02/02/2016

Quem estuda na modalidade EAD?

Quem estuda na modalidade EAD?

Sugestão de Cursos - 03/07/2020