História da educação a distância no Brasil

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 27/06/2020 - 02:06:11 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

História da educação a distância no Brasil

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A história da educação a distância é rica em detalhes que se baseiam numa visão empreendedora altamente inovadora desde seu início até os dias de hoje.

Tendo surgido nos Estados Unidos, foi se expandindo pelo mundo todo e hoje é uma forma muito importante de facilitar o acesso educacional online.

Já abordamos a trajetória histórica internacional da educação a distância e neste artigo vamos descrever a história da educação a distância no Brasil.

Os primeiros usos do ensino a distância no Brasil

A história da educação a distância no Brasil registra que os primeiros passos foram adotados em 1904, com o direcionamento para se obter ou melhorar a qualificação profissional.

Tal iniciativa permitiu a expansão de pequenos negócios por meio de pessoas que conseguiam acompanhar os cursos enviados pelos Correios e se especializavam nas mais diversas profissões.

Aproximadamente 20 anos após o primeiro registro de ensino a distância, lá pelos anos 1920, o ensino passou a ser feito pelo rádio, porém foram mantidos os cursos por meio de envio de material de estudo pelos Correios.

Os cursos pelo rádio visavam inicialmente o ensino de idiomas, como o francês, e aulas de ginástica.

Nas décadas seguintes, foi adotada uma ampliação do ensino profissionalizante, até fins de 1970, quando começaram as transmissões de telecursos de Ensino Fundamental e Médio e a ser testados modelos de cursos de nível superior a distância.

A partir daí foram avaliados modelos, e em 1996, foi criada a Secretaria de Educação a Distância – SEED, do Ministério da Educação, sendo definida ainda a legislação específica para funcionamento do EAD no país.

A evolução da metodologia e seus recursos de aprendizado

Podemos apresentar um mapa da evolução da história da educação a distância no Brasil estabelecendo os seguintes marcos históricos:

  • Em 1904 é publicado pelo Jornal do Brasil uma propaganda de um curso de datilografia por correspondência;
  • Posteriormente, em 1923, ocorre a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com oferta de cursos ministrados por rádio;
  • Em 1939, é fundado o Instituto Monitor e logo a seguir o Instituto Universal Brasileiro e a Universidade do Ar, com ampliação de cursos profissionalizantes;
  • Em 1934, a Rádio Roquette-Pinto, do Rio de Janeiro, capital federal, lança a Rádio-Escola Municipal no Rio de Janeiro, sendo inovada pelo uso integrado do rádio, usando recursos aplicados no cinema, como os elementos discursivos e que auxiliavam no interesse do aprendizado;
  • Em 1959, ocorreu uma iniciativa que pode ser considerada o modelo da EAD, como a conhecemos atualmente, com a Diocese de Natal, no Rio Grande do Norte, que patrocinou a criação do Movimento de Educação de Base, fundamental para a alfabetização de jovens e adultos no interior;
  • Somente a partir de 1979 foi criado pela Universidade de Brasília o EAD direcionado à formação de ensino superior.

O quadro atual de EAD no Brasil

A fase atual da história da educação a distância no Brasil é a da consolidação desse método com uma demanda de matrículas nesse sistema, que já vem superando as inscrições de ensino superior presencial.

O uso de dispositivos móveis e a internet de alta velocidade permitiram – e permitem – a consolidação dessa forma de ensino que tem auxiliado sobremaneira o ensino universitário no Brasil.

Há uma tendência de ser estendido o EAD também para os demais níveis de Ensino Médio e assim seu crescimento estará sendo muito mais observado.

 

Conclusão sobre história da educação a distância

A história da educação a distância no Brasil sempre teve um papel importante na educação, principalmente no desenvolvimento profissional.

A consolidação desse método foi mais efetiva com o surgimento da internet e o ensino virtual. E para que esse tipo de ensino possa ser mais adotado, é fundamental o uso de uma plataforma que possibilite o desenvolvimento de cursos a distância de qualidade e com bons conteúdos.

O Estúdio Site possibilita essa ferramenta por meio do uso do Moodle, a plataforma de ensino online de maior acesso no planeta.

Ao acessar esse link, você poderá entender mais sobre o Moodle e identificar como pode ser útil para seu projeto de ensino a distância. Deixe seu comentário sobre este artigo que trata da história da educação a distância.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O que é um AVA?

O que é um AVA?

Educação a Distância - 12/08/2016

Quais os 3 pilares da gestão de cursos EAD

Quais os 3 pilares da gestão de cursos EAD

Sugestão de Cursos - 19/06/2020