História da educação a distância

25/06/2020 00:06:32

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

EAD pode parecer ser um método bem atual e que surgiu há poucos anos. Mas será que é isso mesmo?

Vamos nos aprofundar nas origens e na história da educação a distância e ver que ela já vem de longa data. Apenas tomou formatos diferentes de acordo com o avanço tecnológico e de relações sociais.

Os primeiros movimentos do ensino a distância

A história da educação à distância tem origem em observações no século XVIII, quando se percebe que existem possibilidades de negócios com a oferta de cursos por correspondência.

Essa avaliação tomou como base as dificuldades de deslocamento e de recursos financeiros das pessoas que poderiam ter a chance de aprenderem profissões ou mesmo de estudos em suas residências, sem a necessidade de frequentar escolas físicas.

Essa avaliação é um exemplo de observação de oportunidade de mercado e uma iniciativa inovadora para a ocasião, sendo considerada uma revolução de ensino e de costumes.

Os princípios básicos seriam a ausência física de um professor para ensinar a matéria e expandir o conhecimento, dando chances de aumentar as possibilidades de desenvolver aptidões e geração de renda.

Como transcorre a evolução da história da educação a distância?

Vários são os acontecimentos que formam a história da educação a distância, desde os anos de 1728, quando se inicia em Boston, nos Estados Unidos, a oferta de cursos pelos correios.

Em 1833, na Suécia, e nos anos seguintes, na Inglaterra, ocorre um processo que se expande de oferta desses tipos de cursos. A partir do século XIX, há uma expansão em países como Alemanha, França, Japão, Noruega, Argentina, entre outros.

Já no século XX, o Brasil começa a adotar o ensino a distância.

A tecnologia como base de desenvolvimento do método

A história da educação a distância sempre foi marcada pela aplicação da tecnologia a necessidade de transmitir conhecimento sem a presença física tanto de professores quanto de alunos.

Dessa forma, podemos citar os eventos mais marcantes que possibilitaram a adoção do ensino a distância:

  • Em 1728, nos Estados Unidos, são divulgados os primeiros cursos realizados a distância que ofereciam as aulas enviadas pelos Correios para quem se matriculasse no curso;
  • Até 1910, ocorre um grande avanço de disponibilidades de cursos por correspondência, principalmente voltados para assuntos de desenvolvimento profissional;
  • A partir de 1910, começam a ser usados recursos audiovisuais e slides acompanhando as lições e começam a ser introduzidas aulas com o uso de transmissões de conteúdos diversos pelo rádio;
  • A partir da década de 1950, começam as primeiras aulas pela televisão com um modelo de telecursos;
  • Já na década de 1970, com o surgimento das transmissões por satélite e posteriormente as transmissões via cabo, ocorre uma adaptação com novos recursos de mídias; e
  • Após a década de 1990, com a maior utilização de computadores e a implementação da internet, ocorreu a oferta de EAD, como o conhecemos atualmente

Considerações finais sobre história da educação a distância

Como vimos, a história da educação a distância já tem uma longa trajetória e acompanha as necessidades de pessoas que buscam o conhecimento e seu desenvolvimento.

Essa história se consolidou com os avanços tecnológicos e chegaram ao modelo digital de EAD presente.

Para que esse modelo possa ser desenvolvido adequadamente é necessário utilizar uma plataforma de qualidade e que possa permitir adotar os melhores recursos para o ensino online.

Para que isso possa ser viabilizado, o Estúdio Site oferece o Moodle, que é a plataforma de ensino a distância mais usada no mundo. Acessando esse link você poderá conhecer melhor o Moodle. Acrescente um comentário abaixo em nosso blog sobre este conteúdo da história da educação a distância.


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.